31/10/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Outubro
YES MAN
Sim!
de Peyton Reed
com Jim Carrey, Terence Stamp, Zoey Deschanel, Bradley Cooper
Estados Unidos, Austrália, 2008 - 103 min
legendado em português | M/12

Vagamente baseado numa história verídica e no livro do humorista britânico Danny Wallace, YES MAN é uma comédia à medida de Jim Carrey. O ponto de partida promete o delírio que se segue: Carrey interpreta a personagem de um tipo que atravessa uma crise pessoal e decide participar num seminário de autoajuda para aprender a dizer “sim” a tudo e encontrar a felicidade (!). O problema é que deixa de conseguir dizer “não”, o que se revela absolutamente catastrófico

31/10/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Doclisboa: Johan Van Der Keuken e Outras Sessões

Em colaboração com o Doclisboa’14 – Festival Internacional de Cinema
DE NIEUWE IJSTIJD / THE NEW ICE AGE
de Johan van der Keuken
Holanda, 1974 - 80 min
legendado eletronicamente em português | M/16

Terceira parte da trilogia iniciada com DAGBOEK, DE NIEUWE IJSTIJD regressa ao tema da conquista colonial e ao neocolonialismo e equaciona mais uma vez o contraste entre a pobreza e a riqueza em torno de um novo paralelismo: as condições de vida de peruanos que habitam os subúrbios de Lima e que procuram organizar-se num sistema de autogestão e o trabalho de quatro jovens operárias de uma fábrica de gelados no Norte da Holanda. Um filme que, por todos os riscos que corre, alarga mais uma vez as possibilidades do documentário, corroborando o imenso talento do cineasta. Primeira exibição na Cinemateca.

31/10/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões de Outubro
WAGONMASTER
A Caravana Perdida
de John Ford
com Ben Johnson, Harry Carey, Jr., Ward Bond, Joanne Dru, Jane Darwell, Alan Mowbray, James Arness
Estados Unidos, 1960 - 85 min
legendado em português | M/12

John Ford considerava WAGONMASTER um filme favorito. É o mais íntimo e puro dos seus westerns, despojado de efeitos e de vedetas, interpretado pela família fordiana que costuma servir de enquadramento às grandes estrelas (Fonda, Wayne). A odisseia de uma caravana de mormons em busca da terra prometida, simples descrição dos perigos que enfrentam e celebração do esforço comum, tem por pano de fundo a paisagem fordiana por excelência: Monument Valley.

31/10/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Outubro
SMORGASBORD
Jerry, Tu És Doido!
de Jerry Lewis
com Jerry Lewis, Herb Edelman, Zane Busby
Estados Unidos, 1983 - 88 min
legendado em português | M/6

A última realização de um dos mestres do burlesco americano. SMORGASBORD, que foi um completo fracasso comercial, é um irresistível desfile de gags, entre o absurdo e o delírio. SMORGASBORD (reintitulado CRACKING UP) não tem um fio narrativo, seguindo os gags a (des)ordem das manifestações inconscientes a partir das consultas de psicanálise de um inadaptado (Jerry, pois claro!).

31/10/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões de Outubro
THE BIG PARADE
A Grande Parada
de King Vidor
com John Gilbert, Renée Adorée, Hobart Bosworth, Claire McDowell, Karl Dane
Estados Unidos, 1925 - 165 min
mudo, intertítulos em inglês legendados em português | M/12

Um dos mais famosos filmes americanos mudos, e também um dos maiores êxitos de bilheteira do seu tempo. Mais do que um filme de guerra antibelicista, THE BIG PARADE é uma história de amor e paixão, que se desenvolve de forma quase irracional, começando em tom de comédia (o encontro do soldado americano com a jovem francesa; a lição do beijo) para se encaminhar para o filme de ação (as notáveis cenas de batalha) e culminar no mais puro melodrama.