22/10/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Outubro
TOBACCO ROAD
de John Ford
com Charley Grapewin, Marjorie Rambeau, Gene Tierney
Estados Unidos, 1941 - 81 min
legendado em português | M/12

Adaptado de um romance de Erskine Caldwell, TOBACCO ROAD foca a inércia de uma família de camponeses brancos e pobres no sul dos Estados Unidos, numa região conhecida como a “estrada do tabaco”, em constante adiamento da possibilidade da sua recuperação económica. Um estudo truculento e irónico dos “pequenos brancos” do Sul, num filme que alguns comentadores vêm como um hipotético reverso de THE GRAPES OF WRATH. É o Ford com Gene Tierney num dos seus primeiros papeis.

22/10/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Doclisboa: Johan Van Der Keuken e Outras Sessões

Em colaboração com o Doclisboa’14 – Festival Internacional de Cinema
HET OOG BOVEN DE PUT / THE EYE ABOVE THE WALL
de Johan van der Keuken
Holanda, 1988 - 90 min
legendado eletronicamente em português | M/16

Filmado no Estado do Kerala, na Índia, HET OOG BOVEN DE PUT aborda a transmissão de conhecimento em diversos domínios, de uma aula de dança ou canto a uma demonstração de artes marciais, relacionando-se com uma preocupação que atravessa toda a obra de Johan van der Keuken: a necessidade de uma transformação social e política a nível mundial e as diferentes formas de resistência a essa mesma transformação. “A educação, condição básica para a mudança, é também o meio pelo qual os valores instituídos são apresentados a cada nova geração e ajuda a manter a resistência à mudança. Este paradoxo é o tema central do meu novo filme.”

22/10/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões de Outubro
AS YOU LIKE IT
de Paul Czinner
com Laurence Olivier, Elisabeth Bergner, Felix Aylmer, Henry Ainley, Sophie Stewart
Reino Unido, 1936 - 95 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Foi a primeira interpretação de Shakespeare por Laurence Olivier no cinema, aqui no papel de Orlando, personagem de uma das melhores comédias de Shakespeare. A música é de William Walton, David Lean assinou a montagem e a fotografia é de Jack Cardiff. É hoje um filme raro, pouco visto.

22/10/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Doclisboa: Johan Van Der Keuken e Outras Sessões

Em colaboração com o Doclisboa’14 – Festival Internacional de Cinema
I ♥ $ (I LOVE DOLLARS)
de Johan van der Keuken
Holanda, 1986 - 145 min
legendado eletronicamente em português | M/16

I LOVE DOLLARS é um ambicioso documentário sobre a circulação do dinheiro e a sua assimétrica distribuição a nível mundial. Johan van der Keuken filma os mais desfavorecidos que lutam contra a pobreza nas ruas de Nova Iorque, mas também os homens de negócios que expõem as suas teorias financeiras em grandes escritórios, enquanto acumulam capital que permanece bem protegido para lá das fachadas dos bancos de Genebra. Realizado em plena efervescência da “cultura yuppie” da década de oitenta, trata-se de um retrato cru e irónico de um mundo regido pelo "dólar" que, face aos desenvolvimentos da economia mundial e da situação nacional, conquista hoje uma renovada atualidade.

22/10/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões de Outubro
LES VISITEURS DU SOIR
Trovadores Malditos
de Marcel Carné
com Arletty, Alain Cuny, Jules Berry
França, 1942 - 123 min
legendado em português | M/12

Uma parábola situada na Idade Média. O diabo manda um casal de trovadores, com a missão de “desesperar o mundo”, ao castelo de um barão, que celebra o noivado da sua filha. Os dois amantes acabam petrificados, mas mesmo debaixo da pedra os seus corações continuarão a bater. Muitos viram neste filme uma parábola da resistência francesa à ocupação alemã. Jacques Prévert escreveu o argumento original com Pierre Laroche.