27/09/2014, 11h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
Fotografia em 3D e Imagens Estereoscópicas
Atelier Família

Conceção: Joana Ascensão | Orientação: Equipa Cinemateca Júnior
 

dos 10 aos 14 anos | duração: 2 horas
 

27/09/2014, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
Happy Feet
Happy Feet
de George Miller, Warren Coleman, Judy Morris
Estados Unidos, 2006 - 108 min
dobrado em português | M/6

Todo o cuidado é pouco com os ovos de pinguim por parte dos progenitores. Ainda mais quando se trata de um pinguim imperador. A distração de um pai pinguim provoca um ligeiro acidente de que resulta que o seu filho nasça com pés de bailarino, em vez de nascer com voz de tenor. Mas são os seus pés encantados que irão salvar a espécie da extinção.

27/09/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Queer Lisboa: John Waters | Queer Focus – On Africa

Em colaboração com o Queer Lisboa 18 – Festival Internacional de Cinema Queer
Aya de Youpougon
de Marguerite Aboue, Clément Oubrerie
com vozes de Aïssa Maïga, Tella Kpomahou, Tatiana Rojo, Jacky Ido
França, 2011 - 84 min
legendado em português | M/16
Queer Focus – On Africa

Marguerite Aboue deixou a Costa do Marfim aos 12 anos, fixando-se em França. Em 2005 escreveu a história de Aya, texto para BD desenhado por Clément Oubrerie, que em 2013 transpuseram para o cinema de animação. AYA DE YOUPOUGON decorre nos anos setenta no bairro popular de Youpougon, em Abidjan, onde nasceu a realizadora. Aya tem 19 anos e duas grandes amigas bastante mais frívolas, Adjoua et Bintou. As três têm projetos de vida muito diferentes e tudo se complica quando Adjoua engravida. Como escreveu Pamela Pianezza na revista Première, “O charme do filme está (…) na sua doçura realista e sem complacência, no seu humor pontuado pela gíria de Abidjan, na sua maneira de abordar as mais graves temáticas, nas enormes gargalhadas que provoca.”

 

27/09/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Queer Lisboa: John Waters | Queer Focus – On Africa

Em colaboração com o Queer Lisboa 18 – Festival Internacional de Cinema Queer
Appunti per una Orestiade Africana
de Pier Paolo Pasolini
Itália, 1970 - 75 min
legendado eletronicamente em português | M/16
Queer Focus – On Africa

Um fascinante trabalho de Pasolini sobre um projeto que não chegou a realizar. Pasolini conta a tragédia de Orestes tendo o continente africano por pano de fundo. Mais do que um “documentário” é uma espécie de reflexão e tomada de notas para o filme possível. Se os atores serão procurados no Uganda e na Tanzânia, um grupo de estudantes africanos confessa a Pasolini que a África primitiva que ele imaginava como um cenário primordial para uma antiga história europeia tinha pouco a ver com a complexa realidade.

 

27/09/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
Arquiteturas

Em colaboração com o Arquiteturas Film Festival
In Medias Res
de Luciana Fina
Portugal, 2013 - 72 min | M/12

"’A mais sólida e consistente função de sempre da arquitetura é a construção dos lugares de relação dos homens uns com os outros, com a natureza, com os outros seres e as coisas. E onde espaço, tempo, movimento não são dados como conceitos absolutos…’, Manuel Tainha (1922 – 2012). Personalidade incontornável do pensamento arquitetónico em Portugal e do seu confronto com a modernidade, Manuel Tainha abre o seu atelier nos anos cinquenta e concebe projetos durante quase seis décadas, traduzindo a inquietação de uma “arquitetura em questão” no paralelo e constante exercício da escrita. Dialogar com a visão, a poética e a ética de Manuel Tainha implica não rimar apenas com o espaço, a luz e os materiais, mas também com o movimento, o tempo e a vida que os habitam. Adensam-se as correspondências, e o cinema, a literatura, a música, tornam-se âmago das conversas com o arquiteto. Obras concebidas entre as décadas de cinquenta e setenta, filmadas hoje, num momento da sua existência, tornam-se o espaço para este diálogo” (Luciana Fina). Com argumento e realização de Luciana Fina, a partir de textos de Manuel Tainha, IN MEDIAS RES é o oitavo filme de Fina, que se iniciou na realização em 1998 com A AUDIÊNCIA.

27/09/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Arquiteturas

Em colaboração com o Arquiteturas Film Festival
Revolução Industrial
de Frederico Lobo, Tiago Hespanha
Portugal, 2014 - 72 min | M/12

Descrito como uma viagem pelo vale do Rio Ave, “onde as indústrias foram durante muito tempo uma marca de desenvolvimento da região” e as unidades fabris transformaram a paisagem rural, REVOLUÇÃO INDUSTRIAL é o primeiro filme assinado em dupla por Frederico Lobo e Tiago Hespanha. “Os efeitos desta alteração são irreversíveis e lançam toda a região num impasse: se, por um lado, o retorno à ruralidade é desajustado da realidade social e cultural da região, por outro, o antigo vigor industrial não é recuperável”. O filme compõe-se numa travessia do rio e das suas histórias. Primeira exibição na Cinemateca.

27/09/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões de Setembro
Reefer Madness
de Louis Gasnier
com Dave O’Brien, Dorothy Short, Warren McCallum, Lillian Miles
Estados Unidos, 1936 - 63 min
legendado em francês | M/12

Em 1936, a marijuana foi proibida nos Estados Unidos. Hollywood produziu de imediato um filme de série C sobre os diabólicos perigos da droga, que causa suicídios e assassinatos ao cabo da primeira “passa”. A introdução e a conclusão do filme são feitos, como é hábito, por um “especialista” na questão. Esta comédia involuntária foi assinada por um veterano cineasta francês, que fez alguns célebres serials americanos nos anos dez do século XX e que nos anos trinta foi o realizador oficial de filmes protagonizados por Carlos Gardel. Também conhecido por TELL YOUR CHILDREN ou THE BURNING QUESTION, DOPE ADDICT, DOPED YOUTH ou LOVE MADNESS, REEFER MADNESS foi uma redescoberta dos anos setenta. Um título de culto que tem integrado as listas dos “piores filmes de sempre”. Ou um curioso trash movie.