03/09/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Setembro
The Roaring Twenties
Heróis Esquecidos
de Raoul Walsh
com James Cagney, Humphrey Bogart, Priscilla Lane
Estados Unidos,, 1939 - 106 min
legendado em português | M/12

Um filme de gangsters que procura explicar no seu preâmbulo as razões porque muitos homens foram levados ao crime organizado nos Estados Unidos dos anos vinte: após o regresso dos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial, foi-lhes recusada qualquer oportunidade de reinserção social. James Cagney é um desses heróis de guerra, agora esquecidos, que a sociedade marginalizou e que aproveita a Lei Seca para fazer fortuna, com o seu companheiro de combate e de crime, Humphrey Bogart. Um dos mais vibrantes e violentos filmes de gangsters de sempre.

03/09/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
E Agora? Lembrando Joaquim Pinto e Nuno Leonel
A Tremonha de Cristal | Zéfiro| Para Cá dos Montes
duração total da sessão: 102 min | M/12
A pedido expresso do detentor dos suportes materiais (cópias 35mm) em depósito no Arquivo da Cinemateca e neste momento disponíveis para ambos os filme, THE TERRITORY de Raoul Ruiz e O REI DAS ROSAS de Werner Schroeter não serão exibidos. Numa escolha de Joaquim Pinto e Nuno Leonel, nas sessões de dias 3 e 5 de Setembro, às 19h, são projectados A TREMONHA DE CRISTAL de António Campos, ZÉFIRO de José Álvaro Morais e PARA CÁ DOS MONTES de Joaquim Pinto (1993/94); e A VINGANÇA DE UMA MULHER de Rita Azevedo Gomes (2011). PARA CÁ DOS MONTES estava inicialmente programado com DAS TRIPAS CORAÇÃO.

filmes apresentados por Pedro Martins, Ângela Cerveira e Pedro Penha

A TREMONHA DE CRISTAL
de António Campos
com Rita Loureiro, Manuel Wiborg, Laura Soveral, José Pinto, Maria Natália, Maria Campos
Portugal,1993 – 30 min
ZÉFIRO
de José Álvaro Morais
com Paulo Pires, Paula Guedes, Inês de Medeiros, José Meireles, Rogério Paulo, Luís Miguel Cintra, Marcello Urgeghe, Manuel Lobão
Portugal, 1994 – 47 min
PARA CÁ DOS MONTES
de Joaquim Pinto
com Rita Blanco, Ângela Cerveira, Joaquim Pinto, Vasco Sequeira
Portugal, 1993 – 25 min

A sessão reúne três filmes produzidos por Joaquim Pinto para a G.E.R., no contexto de um mesmo ciclo de produção nos anos noventa. Dele próprio, realizado no ano seguinte a DAS TRIPAS CORAÇÃO a partir de um argumento de José Pedro Penha, PARA CÁ DOS MONTES retrata a aldeia transmontana da Seara Velha, onde Sant’Iago é padroeiro, nos anos noventa e durante as Invasões Francesas. Em A TREMONHA DE CRISTAL, ficção rodada em Aveiro, António Campos regressa a uma sua fixação de infância: a tremonha, minúscula pirâmide de sal que por vezes aparece nas salinas e constitui um bom augúrio para aquele que a encontra. ZÉFIRO foi uma espécie de "regresso" para José Álvaro Morais, que aqui trata um tema do seu cinema – o Sul, simultaneamente real e mitológico – num filme-mosaico feito de pequenos fragmentos narrativos e contemplativos, onde se misturam com alegria o documentário e a ficção, a realidade e o imaginário. PARA CÁ DOS MONTES é uma primeira exibição na Cinemateca.

03/09/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões de Setembro
Tabu
Tabu
de Friedrich W. Murnau, Robert Flaherty
com Matahi, Reri, Hitu
Estados Unidos, 1931 - 80 min
mudo, intertítulos em inglês legendados em português | M/12

O último filme de Murnau, feito em vaga e discutida colaboração com Robert Flaherty. Situado na Polinésia, TABU narra a história trágica em que o amor se confronta com costumes ancestrais. Uma jovem é consagrada aos deuses tornando-se “tabu”. A quebra deste implica a punição. Ao fatalismo e sensualidade junta-se uma poética mítica, numa das grandes obras-primas do cinema.

03/09/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
E Agora? Lembrando Joaquim Pinto e Nuno Leonel
O Novo Testamento de Jesus Cristo Segundo João
de de Joaquim Pinto, Nuno Leonel
com com Luís Miguel Cintra
Portugal, 2013 - 128 min
M/12
com a presença de Luís Miguel Cintra

Registo de um dia de leitura por Luís Miguel Cintra de Evangelho Segundo S. João ao ar livre, no campo, a partir de O Novo Testamento de Jesu Christo Segundo João, traduzido em português, da Vulgata latina, por António Pereira de Figueiredo (1725-1797). Feito de sobreposições de imagens e sons, dos ritmos do texto e da natureza, das modulações da voz do ator, é um filme profundamente singular. “O primeiro capítulo é acompanhado por imagens do local, seguindo-se um bloco em que somos imersos no ‘grão da voz’ de Luís Miguel. A partir daí, essa voz materializa-se na expressão, no gesto, na presença, no ritmo, na respiração, na pulsão do corpo do ator, que se transforma em veículo da materialização do texto” (Joaquim Pinto, Nuno Leonel). Produção Presente. Primeira exibição na Cinemateca.

03/09/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões de Setembro
Werther
de Max Ophuls
com Pierre-Richard Wilm, Annie Vernay
França, 1938 - 82 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Entre o momento em que teve de deixar a Alemanha, em 1932, e a sua chegada a Hollywood, Ophuls realizou filmes em Itália, na Holanda e sobretudo em França (oito longas-metragens, entre as quais o belíssimo DIVINE), país a que voltaria nos anos cinquenta para realizar algumas obras-primas de maturidade, como LA RONDE e MADAME DE… Protagonizado pelo hoje esquecido Pierre-Richard Wilm, uma vedeta com ares “românticos”, WERTHER permanece um filme pouco visto e adapta fielmente o romance de Goethe.