20/09/2014, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
It’s a Wonderful Life
Do Céu Caiu Uma Estrela
de Frank Capra
com James Stewart, Donna Reed, Lionel Barrymore, Thomas Mitchell, Gloria Grahame, Henry Travers, Beulah Bondi
Estados Unidos, 1946 - 129 min
legendado em português | M/12

IT’S A WONDERFUL LIFE marcou o regresso de Frank Capra no pós Segunda Guerra. Transformou-se num filme de culto. Pode ser a história de um homem que vê o seu mundo desaparecer de súbito. Pode ser a história de um anjo que busca também, desde há muito, a oportunidade de arranjar um par de asas. Pode ser, enfim, a história do mundo saído do pesadelo da guerra, perdidas as ilusões e também em busca de nova oportunidade. Uma obra-prima.

20/09/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Queer Lisboa: John Waters | Queer Focus – On Africa

Em colaboração com o Queer Lisboa 18 – Festival Internacional de Cinema Queer
L'Homme de Cendres / Rih Essed
de Nouri Bouzid
com Imed Maalal, Khaled Ksouri, Habib Belhadi
Tunísia, 1986 - 109 min
legendado eletronicamente em português | M/16
Queer Focus – On Africa

L’HOMME DE CENDRES estreou em 1986 no Festival de Cannes na secção “Un Certain Regard” e é a primeira longa-metragem de Nouri Bouzid, um dos mais prolíficos e reconhecidos cineastas tunisinos, cuja reputação tem estado em grande parte associada ao modo como a sua obra quebra inúmeros tabus. Esta ficção narra a história de um homem que, nos dias que precedem o seu casamento, se confronta com as sombras do passado. O seu melhor amigo, Farfat, é alvo de chacota e mexericos locais, que põem em causa a sua masculinidade. Rumores que também afetam Hachemi, pois relacionam-se com um segredo que ambos partilham, cuja revelação porá em risco o casamento de Hachemi e as suas próprias vidas.

 

20/09/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Queer Lisboa: John Waters | Queer Focus – On Africa

Em colaboração com o Queer Lisboa 18 – Festival Internacional de Cinema Queer
Touki Bouki
de Djibril Diop Mambéty
com Magaye Niang, Mareme Niang, Ndou Lábia, Aminata Fall, Ousseynou Diop
Senegal, 1973 - 85 min
legendado eletronicamente em português | M/16
Queer Focus – On Africa

Djibril Diop Mambéty (1945-93) é autor de uma das obras cinematográficas mais livres e inventivas de todo o continente Africano. O belíssimo TOUKI BOUKI é hoje um grande clássico e um filme de culto. Muito influenciado pela Nouvelle Vague, retrata de modo muito expressivo a vida no Senegal no início dos anos setenta. Mory e Anta são um jovem casal que partilha o sonho de trocar Dakar por Paris em busca de um futuro auspicioso. No momento decisivo Anta embarca, mas Mory acaba por ficar. O realismo cruza-se com uma vertente mais surrealizante num filme verdadeiramente único a apresentar em cópia restaurada.

 

20/09/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com o Queer Lisboa: John Waters | Queer Focus – On Africa

Em colaboração com o Queer Lisboa 18 – Festival Internacional de Cinema Queer
The Man who Drove with Mandela
de Greta Schiller
com Corin Redgrave
Reino Unido, África do Sul, Holanda, Bélgica, Esta, 1998 - 82 min
legendado eletronicamente em português | M/16
Queer Focus – On Africa

Em 1962, no apogeu da opressão do apartheid, Cecil Williams, um proeminente encenador de Joanesburgo, comprometido lutador antiapartheid, gay e branco, foi preso com Nelson Mandela. Até então, Mandela conseguiu viajar pelo país disfarçando-se de motorista de um elegante e misterioso homem, que era precisamente Cecil Williams. Greta Schiller convoca um misto de documentário e ficção para construir um filme que tem Corin Redgrave no papel deste herói esquecido. Imagens de arquivo e testemunhos contribuem para esta crónica de uma faceta secreta da vida na África do Sul nesse período.

 

20/09/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Queer Lisboa: John Waters | Queer Focus – On Africa

Em colaboração com o Queer Lisboa 18 – Festival Internacional de Cinema Queer
Polyester
de John Waters
com Divine, Tab Hunter, Edith Massey
Estados Unidos, 1981 - 85 min
legendado eletronicamente em português | M/12
John Waters

Filmado originalmente em Odorama (o espectador era munido de um pequeno cartão, que devia raspar de vez em quando para sentir os cheiros correspondentes às cenas do filme), filme de transição de Waters da “margem” para o mainstream, POLYESTER mostra-nos pela primeira vez Divine como mãe de família: o seu marido dirige um cinema porno, a filha está grávida e quer abortar, a mãe rouba dinheiro da sua bolsa, o filho tem o hábito de dar violentas pisadas nos pés dos passantes desprevenidos. A pobre dona de casa suburbana começa a beber e encontra um amante de meia-idade, mas este só quer enganá-la… Impagáveis presenças de Edith Massey como amiga de Divine e do ex all american boy Tab Hunter. A apresentar em cópia digital.

 

20/09/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com o Queer Lisboa: John Waters | Queer Focus – On Africa

Em colaboração com o Queer Lisboa 18 – Festival Internacional de Cinema Queer
Two Men and a Wedding | Forbidden Fruit
duração total da sessão: 81 minutos | M/16
Queer Focus – On Africa

com a presença de Lia Viola

TWO MEN AND A WEDDING
de Sara Blecher
África do Sul, 2012 – 51 min / legendado eletronicamente em português
FORBIDDEN FRUIT
de Sue Maluwa-Bruce, Beate Kunath, Yvonne Zückmantel
com Sue Maluwa-Bruce, Mai Dope, Mai Mutswa, Mai Mary
Alemanha, Zimbabué, 2000 – 30 min / legendado eletronicamente em português

Dois filmes que abordam a forma como a homossexualidade é encarada em diferentes países africanos, em muitos dos quais é considerada um crime punível por lei, chegando em alguns deles a ser sentenciada com a pena de morte. TWO MEN AND A WEDDING acompanha Steven e Tiwonge, um casal gay cuja cerimónia pública de casamento no Malawi no final de 2009 resultou na condenação de ambos a catorze anos de prisão e numa dura batalha pelos mais básicos direitos e pela dignidade humana. FORBIDDEN FRUIT centra-se na história de Nongoma and Tsitsi, duas mulheres que se apaixonam na sua aldeia natal no Zimbabué e que, quando a sua relação é descoberta, têm que se separar.