30/09/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Setembro
Young Mr. Lincoln
A Grande Esperança
de John Ford
com Henry Fonda, Alice Brady, Marjorie Weaver, Donald Meek, Ward Bond
Estados Unidos, 1939 - 100 min
legendado em português | M/12

Inspirando-se num episódio da vida de Abraham Lincoln no começo da sua carreira de advogado, John Ford dirige um dos filmes maiores da sua obra e um dos mais pessoais. Para muitos, é mesmo a sua obra-prima absoluta. Eisenstein referiu-se a YOUNG MR. LINCOLN como o filme que gostaria de ter feito.

30/09/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Graças a Henri Langlois

Em colaboração com a Cinémathèque Française
Langlois | Oa Agitadores 3
duração total da sessão: 61 min | M/12
Os Agitadores

MON CHIEN
de Georges Franju
com Jacqueline Lemaire
França, 1955 – 20 min / legendado eletronicamente em português
L’AMOUR EXISTE
de Maurice Pialat
França, 1960 – 19 min / legendado eletronicamente em português
LE MÉTRO
de Georges Franju, Henri Langlois
França, 1935 – 8 min / legendado eletronicamente em português
CHANSON DE GESTES
de Guy Gilles
com Patrick Jouanné, Sylvie Sator
França, 1967 – 14 min / legendado eletronicamente em português

Um programa que reúne filmes significativos de cinema “de prosa” e de cinema “poético”. MON CHIEN é uma pequena comédia, baseada num texto de Jacques Prévert. L’AMOUR EXISTE é uma espécie de antirreportagem sobre a pacata vida dos pequeno-burgueses dos subúrbios de Paris. LE MÉTRO, único filme de que Henri Langlois foi (co)realizador é um ensaio poético na tradição das “sinfonias das cidades” dos anos vinte. CHANSON DE GESTES, que é uma coreografia de diversos gestos manuais, vem lembrar-nos que sempre prestigiou e apoiou os jovens cineastas, neste caso Guy Gilles (1938-96), um realizador que ficou perpetuamente à margem, mas conseguiu construir uma obra baseada na ideia de que “os filmes são atos poéticos antes de serem espetáculos”. LE MÉTRO é apresentado numa cópia digital. MON CHIEN e CHANSON DE GESTES são apresentados pela primeira vez na Cinemateca.
 

30/09/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões de Setembro
Chlen Pravitelvtsa
“Membro do Governo”
de Aleksandr Zarkhi, Iosif Kheifits
com Vera Maretskaya, Vasili Vanin, Nikolai Kryuchkov, Ivan Nazarov
URSS, 1940 - 103 min
dobrado em português | M/12

Produção dos estúdios Lenfilm, “MEMBRO DO GOVERNO” segue a história de uma camponesa que se torna membro do partido comunista. Primeira exibição na Cinemateca, na versão do restauro de 1963.

30/09/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Graças a Henri Langlois

Em colaboração com a Cinémathèque Française
Le Révélateur | La Cicatrice Intérieure
duração total da sessão: 124 min | M/12
Os Agitadores

LE RÉVÉLATEUR
de Philippe Garrel

com Laurent Terzieff, Bernadette Laffont, Stanislas Robiolles
França, 1968 – 64 min / mudo
LA CICATRICE INTÉRIEURE
de Philippe Garrel
com Philippe Garrel, Nico
França, 1970 – 60 min / legendado eletronicamente em português

Philippe Garrel é um autêntico “filho” da Cinemateca Francesa, que começou a frequentar antes da adolescência (Garrel fez a sua primeira curta-metragem aos 16 anos) e sempre teve excelentes relações com Henri Langlois, que o admirava e o ajudou discretamente. Totalmente mudo, sem diálogos, música ou ruídos, num reflexo ao que se passa na maioria dos nossos sonhos, LE RÉVÉLATEUR (e a palavra tem aqui o duplo sentido, de mostrar algo que não se vê e “revelar” fotografias e filmes), segundo Garrel, “é um filme onírico que gira à volta daquilo que a psicanálise chama a ‘cena primitiva’, como se faz uma criança, como se faz um filme. O preto e branco muito contrastado, que divide violentamente a tela, contribui para criar uma impressão de irrealidade”. Um dos mais célebres filmes de Garrel, com a presença de Nico, emblemático da vertente hedonista das aventuras da geração de Philippe Garrel, a geração de 68. Financiado em grande parte graças a uma riquíssima mecenas, sem diálogos, filmado em regiões desérticas (Islândia, Novo México, Egito e também na Itália), com planos magnificamente compostos, contemplativo e literalmente poético, LA CICATRICE INTÉRIEURE “é um filme borrascoso, mas sem descargas elétricas”, na definição de Dominique Noguez. Garrel definiu-o como “um filme neo-clássico, que tem que ser perfeito. Comecei por querer ser de vanguarda, agora quero ser o mais antigo de todos”.
 

30/09/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões de Setembro
Freaks
A Parada dos Monstros
de Tod Browning
com Olga Baclanova, Wallace Ford, Harry Earles, Leila Hyams
Estados Unidos, 1933 - 54 min
legendado em português | M/12

Um dos filmes mais míticos da história do cinema, uma história de amor e vingança, situada num circo e povoada por autênticas criaturas “monstruosas”: siamesas, troncos humanos, liliputianos. Mas o filme também é uma parábola sobre a aparência e a substância, o corpo e a alma, pois à lealdade e à sinceridade destas criaturas disformes, opõe-se o calculismo e o oportunismo de uma mulher tão bela por fora como horrenda por dentro.