24/07/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões Julho
The Hot Rock
O Grande Golpe
de Peter Yates
com Robert Redford, George Segal, Ron Leibman, Paul Sand
Estados Unidos, 1972 - 100 min
legendado em português | M/12

Peter Yates, um dos mais eficazes “artesãos” do cinema americano de setenta e oitenta, dirige Robert Redford e George Segal numa movimentada adaptação (pelo célebre William Goldman) de uma história de Donald E. Westlake, dentro do seu habitual universo feito de “gangsters”, verve e irrisão. A “rocha quente” referida pelo título original é uma pedra preciosa, exposta num museu novaiorquino, que se torna alvo da cobiça de um quarteto de ladrões. Primeira exibição na Cinemateca.

24/07/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões Julho
Canyon Passage
Amor Selvagem
de Jacques Tourneur
com Dana Andrews, Susan Hayward, Brian Donlevy, Ward Bond
Estados Unidos, 1946 - 92 min
legendado em português | M/12
esta apresentação substitui a originalmente programada The Family Life, a exibir a 30, às 22h e 31 às 19h.

Magnífico western sobre uma história de interesses e paixões rivais, situada entre pioneiros no Oregon e pondo em conflito dois amigos que acabam separados pelo ouro e por uma mulher. Dana Andrews tem um dos seus melhores papéis neste filme, em que Tourneur, mestre da série B, teve meios mais importantes à sua disposição e pôde filmar num belíssimo Technicolor.

24/07/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões Julho
Bird of Paradise
A Ave do Paraíso
de King Vidor
com Dolores Del Rio, Joel McCrea, John Holiday
Estados Unidos, 1931 - 82 min
legendado em português | M/12

BIRD OF PARADISE conjuga aventuras exóticas nos Mares do Sul e um romance entre uma nativa e um náufrago branco, anunciando as futuras histórias com Dorothy Lamour. A belíssima Dolores Del Rio é a nativa que se sacrifica por amor a McCrea, num filme que marca, também, a entrada de Busby Berkeley com as suas fabulosas coreografias, neste caso, ao serviço de um exótico bailado aquático.

24/07/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
António da Cunha Telles – Continuar A Viver
The Barber of Siberia / Sibirskij Tsiryulnik
O Barbeiro da Sibéria
de Nikita Mikhalkov
com Julia Ormond, Richard Harris, Oleg Menshikov, Aleksey Petrenko
Rússia, França, Itália, República Checa, 1998 - 180 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Produzidos por António da Cunha Telles

Grande produção, parcialmente filmada em Portugal (na aldeia do Meco, Sesimbra e Setúbal), THE BARBER OF SIBERIA é um épico romântico russo e foi um projeto longamente acalentado por Mikhalkov, que também interpreta o papel do czar Alexandre III. Das personagens fazem parte dois americanos arrivistas interpretados por Julia Ormand e Richard Harris, mas também um jovem cadete do exército do czar chamado Tolstoi (Oleg Menshikov), com quem a rapariga americana vive um amor que evoca Anna Karenina. Com produção executiva de António da Cunha Telles. Primeira exibição na Cinemateca.

24/07/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões Julho
Sergeant Madden
Escravo do Dever
de Josef von Sternberg
com Wallace Beery, Alan Curtis, Laraine Day, Tom Brown, Fay Holden
Estados Unidos, 1939 - 77 min
legendado em português | M/12

SERGEANT MADDEN, uma encomenda da MGM que Sternberg acabou por aceitar realizar, ainda que se possa catalogar como filme policial, contém já elementos (ou ambientes) que iriam caracterizar o filme negro, tão em voga na década seguinte. Apesar de renegado pelo seu “autor”, SERGENT MADDEN – não sendo uma obra-prima absoluta – é muito mais do que apenas um veículo para Wallace Beery exibir todo o seu imenso talento.