15/04/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Abril
Ulisse
Ulisses
de Mario Camerini, Mario Bava (não creditado)
com Kirk Douglas, Silvana Mangano, Anthony Quinn, Rossana Podestà, Sylvie, Daniel Ivernel
Itália, 1953 - 91 min
legendado em português

O filme parte da famosa obra de Homero e retrata as aventuras de Ulisses, na viagem de regresso a casa após dez anos de guerra. É uma superprodução italiana que conta com grandes atores nos principais papéis e com a participação de Mario Bava na realização sem, contudo, ser creditado.

15/04/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
25 de Abril, Sempre | Parte I. O Movimento das Coisas
Fighting for Workers’ Power | Por uma Coroa Sueca | Setubalense – Um Jornal em Autogestão
duração total da sessão: 90 minutos
Ação e Intervenção

com a presença de Fernando Matos Silve e João Matos Silva

FIGHTING FOR WORKERS’ POWER
de Newsreel Collective
Reino Unido, 1975 – 18 min
POR UMA COROA SUECA
de Cinequipa
Portugal, 1975 – 45 min
SETUBALENSE – UM JORNAL EM AUTOGESTÃO
de Amilcar Lyra
Portugal, 1976 – 27 min

FIGHTING FOR WORKERS’ POWER é da autoria do famoso Newsreel Collective e retrata entre outros acontecimentos o caso República e a ocupação da Rádio Renascença. Um filme que, curiosamente, termina com uma angariação internacional de fundos para apoiar a causa revolucionária. POR UMA COROA SUECA retrata os conflitos entre as trabalhadoras e os proprietários de uma empresa de confeções que, simbolicamente, a querem colocar à venda por uma coroa sueca. O filme acompanha as operárias na sua perseguição do patrão até ao Hotel Ritz, ao mesmo tempo que retrata a sua preocupação com a imagem reproduzida pelos órgãos de comunicação social. SETUBALENSE – UM JORNAL EM AUTOGESTÃO regista a luta dos trabalhadores por melhores salários e, mais tarde, por um jornal de esquerda. De 1976, revela claramente as contradições da sociedade portuguesa e as várias forças em confronto. O seu carácter polémico e a proximidade do 25 de novembro de 76, fez de SETUBALENSE uma das últimas produções da Cinequanon para a RTP. Com exceção de POR UMA COROA SUECA, são primeiras exibições na Cinemateca.
 

15/04/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
25 de Abril, Sempre | Parte I. O Movimento das Coisas
Casegas 1 – Procissão dos Bêbados | Casegas 2 – Chorar o Entrudo
duração total da sessão: 128 min
Por uma Cultura Popular

com a presença de Luís Galvão Telles

CASEGAS 1 – PROCISSÃO DOS BÊBADOS
CASEGAS 2 – CHORAR O ENTRUDO
de Luís Galvão Teles
Portugal, 1975 – 73 min e 55 min

Na aldeia de Casegas, concelho da Covilhã, a Páscoa é celebrada durante três dias. No sábado, os miúdos saem com chocalhos para tocar à porta dos que não se confessaram durante o ano. No domingo é a visita pascal, em que o pároco percorre as casas dando o Senhor a beijar. Após algumas palavras rituais, todos comem e bebem vinho ou água-pé. As cerimónias continuam na segunda-feira e o percurso revela-se excessivo.... Esta é a realidade retratada em PROCISSÃO DOS BÊBADOS. Em CHORAR O ENTRUDO Luís Galvão Teles prolonga a realidade do primeiro filme ao revelar outro aspecto do quotidiano de Casegas. Duas produções da Cinequanon de cariz etnográfico, sendo que a segunda é mostrada pela primeira vez na Cinemateca.
 

15/04/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
8 ½ Festa do Cinema Italiano: Mario Bava + Um Inédito de Orson Welles

Em colaboração com 8 ½ Festa do Cinema Italiano
Terrore Nello Spazio
de Mario Bava
com Barry Sullivan, Norma Bengel, Fernando Villena
Itália, Espanha, 1965 - 85 min
legendado eletronicamente em português
Mario Bava

Única incursão de Bava no género da ficção científica, em que passam ecos de THE THING FROM ANOTHER WORLD, de Christian Nisby e Howard Hawks, e THE INVASION OF THE BODY SNATCHERS, de Don Siegel: duas naves espaciais são enviadas a um misterioso planeta, mas uma vez lá os membros da tripulação começam a lutar entre eles e a matarem-se. Na verdade, o planeta é habitado por uma raça em extinção que precisa alimentar-se dos corpos de outros seres. Por conseguinte e como indica o título, o filme de Bava aproxima a ficção científica e o cinema de terror (por isso, o título comercial americano é PLANET OF THE VAMPIRES). Este elemento da narrativa seria retomado muitos anos mais tarde em ALIEN, de Ridley Scott. TERRORE NELLO SPAZIO também tem o charme peculiar dos filmes de ficção científica feitos com recursos escassos, porém não miseráveis. Primeira exibição na Cinemateca.

15/04/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
25 de Abril, Sempre | Parte I. O Movimento das Coisas
A Festa | Gente da Praia da Vieira
duração total da sessão: 97 minutos
Por uma Cultura Popular

A FESTA
Portugal, 1975 – 24 min
GENTE DA PRAIA DA VIEIRA
de António Campos
Portugal, 1975 – 73 min

Com A FESTA e GENTE DA PRAIA DA VIEIRA, documentários filmados em 1975, António Campos obtém pela primeira vez um subsídio do Instituto Português de Cinema. As imagens do primeiro filme, a festa em honra de S. Pedro e benefício da capela local, em 9 e 10 de agosto de 1975, são inicialmente captadas para integrar GENTE DA PRAIA DA VIEIRA. Ambos representam também o regresso de Campos à Vieira de Leiria, onde filmou as suas primeiras obras, aliás integradas em PRAIA DA VIEIRA, que recupera excertos de UM TESOIRO (1958) e a sequência final de A INVENÇÃO DO AMOR (1965) e cuja “ação” se divide entre a Praia e a aldeia do Escaropim, nas margens do Tejo, sob o signo da sociedade, da política, da cultura e da etnografia, agora no contexto revolucionário.