14/04/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Abril
Le Salaire de la Peur
O Salário do Medo
de Henri-Georges Clouzot
com Yves Montand, Charles Vanel, Folco Lulli, Peter Van Eyck, Vera Clouzot, Dario Moreno
França, Itália, 1953 - 127 min
legendado em português

O filme de Clouzot é um road movie mergulhado numa atmosfera de pessimismo e cinismo com um herói trágico, a personagem de Yves Montand: contratados por uma companhia petrolífera americana, quatro homens percorrem estradas impraticáveis em dois camiões carregados com nitroglicerina. Polémico mas também premiado, à época da sua estreia, LE SALAIRE DE LA PEUR tornou-se um título incontornável dos anos cinquenta europeus.

14/04/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
8 ½ Festa do Cinema Italiano: Mario Bava + Um Inédito de Orson Welles

Em colaboração com 8 ½ Festa do Cinema Italiano
Sei Donne per L’assassino
“Seis Mulheres para o Assassino”
de Mario Bava
com Eva Bartok, Cameron Mitchell, Thomas Reiner
Itália, França, 1964 - 88 min
legendado em espanhol
Mario Bava

Coproduzido por Georges de Beauregard (À BOUT DE SOUFFLE, LE MÉPRIS), SEI DONNE PER L’ASSASSINO é um puro thriller, sem elementos fantásticos. É reconhecido como a matriz do magnífico L’UCCELLO DALLE PIUME DI CRISTALLO, de Dario Argento. Como o título indica, tudo gira à volta de uma série de homicídios violentos de mulheres, em que o suspense se mistura com um inquérito policial. No desenlace, há uma surpresa quanto à identidade do assassino. Um exemplo magnífico sobre a arte de morrer e matar no cinema. Primeira exibição na Cinemateca.

14/04/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
25 de Abril, Sempre | Parte I. O Movimento das Coisas
Candidinha | O Caso Sogantal
duração total da sessão: 79 min
Ação e Intervenção

com a presença de Fernando Matos Silva e João Matos Silva

CANDIDINHA
de António de Macedo
Portugal, 1975 – 24 min
O CASO SOGANTAL
de Cinequipa
Portugal, 1975 – 45 min

Dois filmes produzidos para históricas séries de televisão que se centram nos detalhes do processo revolucionário. CANDIDINHA documenta as movimentações no famoso atelier de alta-costura Lisboeta, Candidinha. Com a fuga dos sócios gerentes, as trabalhadoras ocuparam as instalações no verão de 1975 procurando encarregar-se da produção e respetiva distribuição. O CASO SOGANTAL é um trabalho da Cinequipa com realização não creditada de João Matos Silva que acompanha o processo de luta das 48 operárias que laboram numa fábrica de confeções situada nos arredores do Montijo. O encerramento é a resposta da administração às suas reivindicações por direitos básicos como o salário mínimo, um mês de férias, respetivo subsídio e décimo terceiro mês. CANDIDINHA é uma primeira exibição na Cinemateca.
 

14/04/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
8 ½ Festa do Cinema Italiano: Mario Bava + Um Inédito de Orson Welles

Em colaboração com 8 ½ Festa do Cinema Italiano
Diabolik
Diabolik
de Mario Bava
com John Philip Law, Marisa Mell, Michel Piccoli
Itália, França, 1968 - 100 min
legendado eletronicamente em português
Mario Bava

Produzido pelo poderoso Dino de Laurentiis e com música de Ennio Morricone, DIABOLIK traz ao cinema a personagem titular de uma banda desenhada extremamente célebre em Itália: um ladrão que rouba outros ladrões, assume várias máscaras e tem uma bela amante que é sua cúmplice. Como MODESTY BLAISE, de Joseph Losey, que também transpõe uma personagem de banda desenhada para o cinema, DIABOLIK é um filme extremamente rico do ponto de vista visual, com elementos psicadélicos, da Op Art e da Pop Art.

14/04/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
25 de Abril, Sempre | Parte I. O Movimento das Coisas
Areia, Lodo e Mar
de Amilcar Lyra
Portugal, 1977 - 59
Por uma Cultura Popular

AREIA, LODO E MAR concentra-se na vida da comunidade piscatória da ilha da Culatra, reenviando para uma realidade muito próxima de CONTINUAR A VIVER, de Cunha Telles. A belíssima fotografia que regista o quotidiano desta comunidade isolada que não deixa de ser confrontada com o processo revolucionário é de Elso Roque. AREIA, LODO E MAR é mostrado pela primeira vez em cópia nova.