21/01/2026, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Trilho do Gato - William A. Wellman
Robin Hood of El Dorado
A Cidade do Ouro
de William A. Wellman
com Warner Baxter, Ann Loring, Bruce Cabot, Margo, J. Carrol Naish
Estados Unidos, 1936 - 85 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Western, aventura e romance a partir do romance homónimo de Walter Noble Burns, subtitulado The Saga of Joaquin Murrieta, Famous Outlaw of California’s Age of Gold  (1932), romantizando a vida do herói popular mexicano, Murrieta o fora-da-lei que vinga a violação e assassinato da sua amada. Pensada para capitalizar o êxito de VIVA VILLA! (Jack Conway, 1934), a produção MGM é realizada por Wellman com a sensibilidade social de filmes da mesma década como WILD BOYS OF THE ROAD, HEROES FOR SALE ou THE PRESIDENT VANISHES. “No caso de ROBIN HOOD OF EL DORADO o que está em causa é o racismo, e nenhum outro filme, até então, soube mostrar o conflito de uma forma equidistante.” (Manuel Cintra Ferreira) Frank T. Thompson defendeu cedo a tese de que o filme antecipa os westerns revisionistas dos anos 1960 e prefigura THE WILD BUNCH de Sam Peckinpah (1969) “na sua mistura de sentimentalismo e violência e […] é o melhor dos westerns de Wellman”. A sequência da batalha, filmada nos exteriores de Strawberry, nas Sierras, ficou célebre. Wellman iniciou um fértil caminho partilhado com o argumentista Robert Carson até THE LIGHT THAT FAILED (1939). A apresentar em 35 mm.

A sessão repete no dia 27 às 19h30, na sala Luís de Pina.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
 
21/01/2026, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Uma Cinemateca em Chamas: histórias de projeção e projecionistas | Carta Branca aos Projecionistas da Cinemateca
C’est arrivé près de chez vous
Manual de Instrucções Para Crimes Banais
de Rémy Belvaux, André Bonzel, Benoît Poelvoorde
com Benoît Poelvoorde, Jenny Drye, Malou Madou, Willy Vandenbroeck
Bélgica, 1992 - 95 min
legendado em português | M/16
ESCOLHA DE JOÃO MELO
Uma equipa de cinema acompanha as façanhas de um serial killer que percorre as ruas de Bruxelas matando indiscriminadamente. Filmam-no como se de um documentário se tratasse. Aos poucos, o assassino vai-se habituando à presença deles e começa a envolvê-los nos seus crimes. O projecionista João Melo explica, “Escolhi este filme por ser uma criação coletiva, precária e caótica, mas bem-sucedida. Acresce que já não é exibido na Cinemateca há mais de uma década, tem um bom título em português e é uma recordação bem-disposta duma juventude mais despreocupada.” A exibir em 35 mm. 

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
21/01/2026, 19h30 | Sala Luís de Pina
O Trilho do Gato - William A. Wellman
Small Town Girl
Uma Pequena da Província
de William A. Wellman, Robert Z. Leonard (não creditado)
com Janet Gaynor, Robert Taylor, Binnie Barnes, Lewis Stone, James Stewart
Estados Unidos, 1936 - 90 min
legendado eletronicamente em português | M/12
O projeto de adaptação do romance de Ben Ames Williams pela MGM previa Jean Harlow no papel entregue a Janet Gaynor. É uma comédia romântica cuja realização Wellman cumpriu sem gosto, tal como o seguinte TARZAN ESCAPES, concluído e creditado no mesmo ano a Richard Thorpe (mas que Wellman descreveu como o filme que mais o divertiu realizar). SMALL TOWN GIRL assenta na história de um casamento precipitado numa noite festiva, entre uma rapariga dos campos e um citadino abastado que, para evitarem o escândalo, se comprometem a uma aparência de conjugalidade durante seis meses que hão de anteceder o divórcio e em que o amor acontece. Foi um êxito. Wellman deixou a MGM desencantado com as oportunidades que Mayer lhe dava ou não lhe dava. O seu agente “Myron Selznick, como fizera com a Paramount e a Warner Bros., tratou do assunto. Wellman fez-se à estrada e o caminho para um Óscar estava a um quilómetro e meio do estúdio da MGM na Selznick International Picture.” (William Wellman Jr., referindo o Óscar de melhor argumento original de A STAR IS BORN.)  Primeira apresentação na Cinemateca, em 35 mm.

A sessão repete no dia 28 às 19h30, na sala Luís de Pina.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
 
21/01/2026, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Uma Cinemateca em Chamas - Histórias de Projeção e Projecionistas
Motforesstilling / Remonstrance
“Contra-Representação”
de Erik Løchen
com Per Theodor Haugen, Espen Skjønberg
Noruega, 1972 - 97 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Este é o meta-filme supremo! Uma equipa de rodagem trabalha numa história de alianças e assassinatos políticos. Só que essa equipa é, ela mesma, composta por atores do filme que estamos a ver. E será que se trata de uma ficção ou estamos diante da própria realidade? Na verdade, é tudo isso e nenhuma dessas coisas. MOTFORESTILLING foi construído de tal modo que qualquer que seja a ordem das suas cinco bobines fará sempre sentido – ou não fará sentido nenhum. São 120 (5! para os matemáticos) possibilidades narrativas e no dia 21 de janeiro o público presente decidirá a sequência da projeção. Primeira apresentação na Cinemateca, a exibir em 35 mm.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui