20/06/2025, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Teremos Sempre Michael Curtiz (Parte V)
Black Fury
Fúria Negra
de Michael Curtiz
com Paul Muni, William Gargan, Tully Marshall
Estados Unidos, 1935 - 94 min
legendado eletronicamente em português | M/12
No seu ecletismo, Michael Curtiz não se esqueceu dos temas sociais, de que é exemplo este filme, sobre o qual paira a sombra da crise económica e social iniciada em 1929. A ação tem lugar nas minas de carvão da Pensilvânia e o protagonista é um imigrante da Europa Central. Durante uma manifestação pelos direitos dos trabalhadores, um agente de segurança (na verdade, um gangster) a mando da direção da mina mata o companheiro que o levara a aderir às manifestações. O homem toma então uma decisão drástica. Para a rodagem, foi construída no Warner Ranch uma autêntica mina, com túneis e carris. O filme causou algum escândalo nos Estados Unidos à época por recordar o homicídio de um mineiro em condições idênticas. Quando BLACK FURY foi apresentado à época em Portugal, Roberto Nobre escreveu que “toda a película mantém o «clima» devido. Esquecer-se-ia da ficção se não fossem os gangsters metidos artificialmente” nesta obra “forte, empolgante, comovedora, digna de ser admirada”. Primeira exibição na Cinemateca.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui.

 
20/06/2025, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Billy Woodberry | Realizador Convidado
Point of Order
de Emile De Antonio
Estados Unidos, 1963 - 97 min
legendado eletronicamente em português| M/14
sessão comentada por Billy Woodberry no final da projeção (em inglês)
Um excecional filme-montagem realizado por um dos grandes nomes do cinema político. Emile De Antonio teve acesso às mais de 180 horas gravadas das “audiências Exército-McCarthy”, na primavera de 1954, em cuja lamentável ribalta está o Senador Joseph McCarthy, que presidiu à Comissão de Atividades Antiamericanas no início dos anos 1950, promovendo a perseguição de pessoas com acusações de “atividades comunistas” ou elaborando listas de livros considerados “antipatrióticos”. Trabalhando esses arquivos televisivos num cuidado trabalho de montagem, o realizador recusa a voz off (contemplada numa versão inicial construída com narração do jornalista Mike Wallace) ou a música, e organiza cerca de hora e meia de material preexistente, hoje considerados por muitos como “lições de história”. Na abertura, um longo plano a negro e a voz do realizador que começa por proferir: “tudo o que vão ver aconteceu de facto.”

A sessão repete no dia 25 às 19h30, na sala Luís de Pina.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui

 
20/06/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
Revisitar os Grandes Géneros: Era Uma Vez... O Western (Parte II)
Two Mules For Sister Sara
Os Abutres Têm Fome
de Don Siegel
com Clint Eastwood, Shirley MacLaine, Manolo Fabregas, Alberto Morin
Estados Unidos, , 1970 - 116 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Western e comédia ambientada no México, com Clint Eastwood (um cowboy) e Shirley MacLaine (uma atraente prostituta mascarada de freira atraente) como par romântico. O CinemaScope e o Technicolor adequam-se à vastidão da paisagem e ao colorido guarda-roupa de MacLaine, seguindo-os na aventurosa vida de pecado que levam até abandonarem o filme, montados em mulas entre laçarotes vermelhos. Foi o segundo Siegel de Eastwood, de volta ao deserto de que COOGAN’S BLUFF o tinha retirado em temporária viagem a Nova Iorque. A história original é de Budd Boetticher. A apresentar em cópia digital.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
20/06/2025, 22h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Teremos Sempre Michael Curtiz (Parte V)
Life With Father
A Culpa é do Papá
de Michael Curtiz
com William Powell, Irene Dunne, Elizabeth Taylor
Estados Unidos, 1947 - 120 min
legendado eletronicamente em português | M/6
LIFE WITH FATHER é a adaptação cinematográfica de uma peça estreada em 1939 e que foi um dos maiores êxitos da história da Broadway, ficando sete anos em cartaz. A peça, por sua vez, adaptava a autobiografia de Clarence Day, filho de um broker de Wall Street, que narra com humor a vida de uma família na Nova Iorque dos anos de 1880, sob a égide de um homem autoritário, cuja obsessão de tudo controlar sempre esbarrava em obstáculos. William Powell está perfeito no papel do patriarca severo, porém flexível. Alguns críticos consideram este filme como a melhor comédia de Curtiz.

A segunda passagem do filme está programada numa sessão "Cinemateca Júnior – Sábados em Família", no dia 28 às 15h00, na sala M. Félix Ribeiro. A apresentar em cópia digital.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui