14/06/2025, 15h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Cinemateca Júnior – Sábados em Família
Daughters Courageous
Filhas Corajosas
de Michael Curtiz
com Fay Bainter, Gale Page, Lola Lane, Rosemary Lane, Priscilla Lane, Claude Rains, John Garfield, Geffrey Lynn
Estados Unidos, 1939 - 107 min
legendado eletronicamente em português | M/6
Após uma ausência de 20 anos, Jim Masters regressa a casa. A sua mulher está prestes a casar-se com um homem rico e influente, e as quatro filhas recebem-no como a um estranho. Variação do filme FOUR DAUGHTERS, DAUGHTERS COURAGEOUS traz consigo o mesmo elenco e quatro irmãs com os seus dilemas amorosos, a quem um pai aventureiro poderá dar uma ajuda.

A sessão integra o Ciclo “Teremos Sempre Michael Curtiz”, que passa no dia 9 às 19h30, na sala Luís de Pina.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui.
14/06/2025, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Billy Woodberry | Realizador Convidado
Retrato de Teresa
de Pastor Vega
com Daisy Granados, Adolfo Llauradó, Idalia Anreus, Miguel Benavides, Samuel Claxton, Elsa Gay
Cuba, 1979 - 103 min
legendado em inglês e electronicamente em português | M/14
sessão comentada por Billy Woodberry no final da projeção (em inglês)
É o filme mais conhecido de Pastor Vega (1940-2005), realizador com uma importante filmografia documental e de ficção, primeiro diretor do Festival Internacional de Cinema de Havana (durante doze anos a partir de 1979) e figura de relevo no ICAIC. Protagonizado por Daisy Granados, atriz de boa parte dos filmes de Vega e sua mulher, RETRATO DE TERESA foi um caso de assinalável popularidade em Cuba por altura da estreia, provocando debates acesos na imprensa e nas ruas de Havana. É tido como uma produção especialmente polémica do ICAIC. A história, segue a personagem de Teresa, uma operária fabril têxtil na Cuba revolucionária, casada com um homem tradicional e mãe de três filhos, que um dia aceita o cargo de secretária cultural da fábrica. No centro do drama, a crise conjugal que a leva a expulsar o marido de casa, passando a enfrentar sozinha os problemas de muitas mulheres cubanas. Billy Woodberry vê nele uma inspiração de BLESS THEIR LITTLE HEARTS. Primeira apresentação na Cinemateca.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui.
 
14/06/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
À Pala de Camões

Em colaboração com a Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário dos Nascimento de Luís de Camões, a Biblioteca Nacional de Portugal e a Associação Portuguesa de Escritores
Miramar
de Júlio Bressane
com João Rebello, Giulia Gam, Diogo Vilela, Louise Cardoso, Fernanda Torres
Brasil, 1997 - 80 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Uma sessão camoniana com sotaque brasileiro. Um filme que narra a trajetória de formação de um cineasta: João Miramar. MIRAMAR é, possivelmente, o mais autobiográfico dos filmes de Júlio Bressane – nome de referência do chamado Cinema Marginal brasileiro. Protagonizado pelo adolescente João Rebello no papel de um jovem intelectual curioso, este percorre vários locais icónicos do Rio de Janeiro e cruza-se com uma série de mulheres: uma atraente professora de literatura (Bio Nunes) ajuda-o a descobrir a poesia de Camões; uma produtora insaciável (Fernanda Torres) ensina-o a ser fiel às suas próprias ideias; uma encantadora atriz (Giulia Gam) envolve-o num apaixonado romance. Todas essas experiências, mescladas às recordações da infância (imagens de arquivo, excertos doutros filmes), vão amadurecendo Miramar que, no fim, agarra numa câmara de 16mm e concretiza seu tão almejado sonho.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui.
 
14/06/2025, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Billy Woodberry | Realizador Convidado
Bless Their Little Hearts
de Billy Woodberry
com Kaycee Moore, Nate Hardman, Angela Burnett, Ronald Burnett, Kimberley Burnett
Estados Unidos, 1984 - 80 min
legendado eletronicamente em português | M/12
projeção seguida de conversa com Sílvia das Fadas e Billy Woodberry (em inglês)

Com argumento e fotografia de Charles Burnett, a primeira longa-metragem de Billy Woodberry é um título fundamental do cinema independente americano. E uma obra indissociável da “L.A. Rebellion”, termo que consagrou o trabalho do grupo de cineastas afro-americanos saídos da UCLA entre as décadas de 1960 e 80. BLESS THEIR LITTLE HEARTS foi realizado no contexto da UCLA (depois estreado em 1984) e protagonizado por Kaycee Moore, atriz de KILLER OF SHEEP (Burnett, 1978): um retrato da vida de uma família do bairro de Watts, no sul de Los Angeles, afetada pelas consequências devastadoras das suas duras condições, que são temperadas pelo sentido de humor. Num luminoso preto-e-branco, é um filme de rara intensidade. “A sua poesia reside na exaltação dos pormenores do quotidiano” (Jim Ridley, The Village Voice). A apresentar em cópia digital.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui.