21/03/2025, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Teremos Sempre Michael Curtiz (Parte II)
Angels With Dirty Faces
Anjos de Cara Negra
de Michael Curtiz
com James Cagney, Pat O’Brien, Ann Sheridan, Humphrey Bogart
Estados Unidos, 1938 - 97 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Dois filmes de 1931 renovaram os códigos dos filmes de gangsters, um género vindo do cinema mudo, pois o gangsterismo prosperou com a proibição do álcool em 1920: LITTLE CAESAR (Mervyn LeRoy) e PUBLIC ENEMY (William Wellman), este último protagonizado por James Cagney, que paralelamente às suas atividades de dançarino passou a ser um dos grandes “duros” do cinema americano. O êxito do género cresceu de tal forma que os estúdios passaram a ser criticados por “exaltarem” as figuras dos criminosos. ANGELS WITH DIRTY FACES foi feito, em parte, para desconstruir a imagem dos gangsters como corajosos lutadores. Um gangster volta ao bairro onde crescera, onde reencontra um amigo que se tornara padre e lamenta o exemplo que ele dá aos rapazes do bairro. No desenlace, a moral de Hollywood triunfará. Este clássico dos anos 30 não é apresentado na Cinemateca desde 2018. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui







 
21/03/2025, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
O Mundo Secreto de Serguei Paradjanov

Com a colaboração da Cinema Foundation of Armenia, da Associação de Amizade Portugal-Arménia e o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Parajanov: The Last Spring | Paradjanov: Posledniaia Vesna
de Mikhail Vartanov
com Serguei Paradjanov, Mikhail Vartanov, Sofiko Tchiaureli
Arménia, Estados Unidos, 1992 - 60 min
/ legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
Documentário raro e impressionista sobre Serguei Paradjanov, que nos revela imagens únicas do cineasta na rodagem de SAYAT-NOVA. Rodado em tempo de guerra e montado à luz das velas, o filme de Mikhail Vartanov aborda a sua amizade com Paradjanov, percorrendo a obra cinematográfica e a vida de um criador preso no auge da sua fama por críticas abertas ao regime soviético. Vartanov ressuscita imagens de um seu filme anterior (“A COR DA TERRA ARMÉNIA”) em que vemos Paradjanov a trabalhar, cartas não publicadas que este escreveu a partir da prisão, ou os seus últimos dias na rodagem de KHOSTOVANANK/“A CONFISSÃO”, bem como fragmentos desse filme inacabado. THE LAST SPRING é aqui exibido num restauro recente, em presença de Martiros Vartanov, filho e colaborador do cineasta. Primeira apresentação na Cinemateca.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
21/03/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
Com a Linha de Sombra
Germannia Anno Zero
Alemanha, Ano Zero
de Roberto Rossellini
com Edmund Moeschke, Ernst Pittschau, Ingetraud Hintze
Itália, 1947 - 74 min
legendado em português | M/12
O mais pungente filme feito sobre o pós-guerra. A crise económica e moral na Alemanha em ruínas, através do drama de uma criança que sobrevive por expedientes e pequenos tráficos, sustentando um pai doente que, por influência de um professor nazi, acabará por envenenar. Muitos viram GERMANIA ANNO ZERO como um filme desesperado, em grande parte por causa do suicídio final da criança. Rossellini sempre se opôs a essa visão, falando de um filme positivo e otimista. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
21/03/2025, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Mundo Secreto de Serguei Paradjanov

Com a colaboração da Cinema Foundation of Armenia, da Associação de Amizade Portugal-Arménia e o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Tini Zabutikh Predkiv
“Cavalos de Fogo” / “Sombras dos Nossos Antepassados Esquecidos”
de Serguei Paradjanov
com Ivan Mikolaitchuk, Larissa Kadotchnikova, Tatiana Bestaieva
URSS (Ucrânia), 1965 - 97 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
“CAVALOS DE FOGO”, também conhecido como “SOMBRAS DOS NOSSOS ANTEPASSADOS ESQUECIDOS”, é um dos dois filmes mais célebres de Serguei Paradjanov. Numa abordagem ostensivamente livre e poética, o cineasta ultrapassa em muito a história dos amores contrariados de dois jovens de famílias rivais, que acabam por se reunir na morte, construindo uma obra fragmentada inspirada em lendas ucranianas e nas ricas tradições folclóricas da região: a música, as cores, os rituais e as danças. Em perpétuo movimento, TINI ZABUTIKH PREDKIV é um prodigioso condensado de imagens de grande beleza, que contam em filigrana a história dos protagonistas. Na sequência de uma observação pública de Nikita Khruchtchov contra a pintura abstrata, foi retirado de cartaz na URSS, naquele que foi o primeiro ataque oficial contra Paradjanov. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui