09/11/2024, 15h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Cinemateca Júnior - Sábados em Família
Káťa A Krokodýl
“Katia e o Crocodilo”
de Vera Simková
com Yvetta Hollauerová, Ondřej Jandera, Minka Malá, Antonín Nedvídek
Checoslováquia, 1966 - 66 min
legendado em português | M/6
Sessão Descontraída A sessão decorre numa atmosfera acolhedora, com regras mais flexíveis no que diz respeito ao movimento e ao ruído dos espectadores, e pode implicar pequenos ajustes na iluminação e no som, bem como no acolhimento do público, para melhor se adaptar às suas necessidades. Com a consultoria da associação Acesso Cultura.
Um rapaz confia a Kátia os animais da sua escola, que se comprometeu a guardar durante as férias: dois coelhos, um macaquinho; um estorninho palrador; ratinhos brancos, uma tartaruga e um crocodilo bebé. Mas a banheira transborda, o crocodilo foge, o pássaro voa. Todos os animais se espalham pela cidade e no seu encalço parte uma multidão em perseguição delirante. Que aventura!

consulte a HISTÓRIA VISUAL aqui

consulte a FOLHA da CINEMATECA JUNIOR aqui
09/11/2024, 17h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Isso é Brasil: 60 Anos da L. C. Barreto Produções
Terra Em Transe
de Glauber Rocha
com Jardel Filho, Paulo Autran, José Lewgoy, Glauce Rocha
Brasil, 1967 - 105 min
legendado em inglês | M/12
“Filme admirável, negro poema, TERRA EM TRANSE mostra como se fazem e se desfazem, no ‘terceiro mundo europeu’, as ditaduras tropicais”, escreveu à época Marguerite Duras. Longe do sertão e dos cangaceiros, inteiramente situada no Rio de Janeiro, a terceira longa-metragem de Glauber Rocha é sem dúvida o mais “cinematográfico” dos seus filmes. O protagonista é um jornalista que oscila entre um potencial tirano de esquerda e um potencial tirano de direita. Começando pela agonia do protagonista, o filme desenrola-se num longo flashback, numa montagem fragmentada, mas absolutamente coerente.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
09/11/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Isso é Brasil: 60 Anos da L. C. Barreto Produções
Bye Bye Brasil
de Carlos Diegues
com José Wilker, Betty Faria, Fábio Jr.
Brasil, 1980 - 100 min
legendado em inglês | M/12
Utilizando o circo enquanto metáfora para o cinema, na forma de “Caravana Rollidei” - e na citação de O ÉBRIO, de Gilda de Abreu – BYE BYE BRASIL apresenta uma reflexão sobre formas de entretenimento que já não convidam ninguém. Quem lhes ficou com o lugar? A televisão. Neste roadmovie de abordagem documental, Salomé, Lorde Cigano e Andorinha deparam-se não apenas com a modernização tecnológica, mas também com as transformações sociais e económicas de um Brasil em mudança. À data da sua estreia o The New York Times escreveu que este era “um inventário psicológico de um país à beira de um desenvolvimento económico e industrial extraordinário, um relato de viagem através de uma nação que ainda não existe”, mas talvez quem tenha razão seja João Benárd da Costa quando disse que, talvez, no século XXI, este filme só apareça como nostálgico produto de outras eras.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui


 
09/11/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Chris Marker – A Memória Das Imagens (Parte I)
Le Joli Mai
de Chris Marker, Pierre Lhomme
com comentário dito por Yves Montand
França, 1963 - 146 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Uma das obras-primas de Chris Marker, que coassina a realização com Pierre Lhomme. Sucedendo cronologicamente a LA JETÉE, LE JOLI MAI aborda “um maio que é ao mesmo tempo o presente, a primavera e Paris”. Dividido em duas partes, a primeira dedicada a pessoas banais, que criam o ambiente humano da primavera parisiense, a segunda composta por entrevistas com indivíduos que militam em diversas frentes (um padre operário, um advogado de extrema-direita), trata-se de um dos filmes mais importantes e característicos das mudanças ocorridas no cinema em começos dos anos 1960: não no domínio da ficção, mas no do cinema direto, que, durante algum tempo, foi chamado cinéma-vérité. A apresentar em cópia digital.
 
consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui