05/11/2024, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Que Farei Eu com Esta Espada?
Visita Ou Memórias E Confissões
de Manoel de Oliveira
com Manoel de Oliveira, Maria Isabel Oliveira, Urbano Tavares Rodrigues, Teresa Madruga, Diogo Dória
Portugal, 1982 - 68 min
M/12
Liberdade
Realizado no início dos anos 1980 para ser visto como filme póstumo, VISITA OU MEMÓRIAS E CONFISSÕES levou Manoel de Oliveira a filmar a casa da Rua Vilarinha, no Porto, projetada pelo arquiteto José Porto, que fez construir e foi a sua casa de família desde que se casou, em 1940, e durante cerca de quatro décadas mas foi forçado a vender (a “casa da Vilarinha” viria a ser classificada imóvel de interesse público, também pela sua histórica ligação ao modernismo português e pela singularidade como obra arquitetónica, a que estiveram ligados, além de José Porto, Viana de Lima e Cassiano Branco). Entre os momentos associados à vida nessa casa está a reconstituição da detenção de Oliveira pela PIDE, em 1963, altura em que conheceu o escritor Urbano Tavares Rodrigues. Na obra de Oliveira, é o filme seguinte a FRANCISCA, a partir de um argumento próprio com texto de Agustina Bessa-Luís, fotografia de Elso Roque, som de Joaquim Pinto e montagem coassinada com Ana Luísa Guimarães. VISITA OU MEMÓRIAS E CONFISSÕES é um filme autobiográfico, de “memórias e confissões”, facto que esteve na origem da vontade do realizador em mantê-lo inédito durante o seu tempo de vida. “Uma casa é uma relação íntima, pessoal, onde se encontram as raízes”, “a meu pedido, a Agustina fez um texto, muito bonito, a que chamou Visita. E eu acrescentei-lhe algumas reflexões sobre a casa e sobre a minha vida” (Manoel de Oliveira).

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui


 
05/11/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival
Canada Park | Ouroboros
CANADA PARK
de Razan AlSalah
Canadá, Palestina, Reino Unido, 2020 – 8 min

OUROBOROS
de Basma Alsharif
com Jessica Bellinger, Coleman Collins, Claire de Pimodan
França, Palestina, Bélgica, Qatar, 2017 – 77 min

duração total da projeção: 85 min
legendados eletronicamente em português | M/12

CANADA PARK é um vídeo-poema de cariz experimental que explora a política de desaparecimento da Palestina maioritariamente através de imagens do Google StreetView. A aldeia de Imwas é apagada e Emmaus, aldeia citada na Bíblia, aparece no seu lugar, indicada como local turistico religioso. Uma profecia bíblica e algorítmica autorealizada. De cariz igualmente experimental segue-se OUROBOROS, conceito comummente simbolizado com uma serpente que morde a própria cauda, que segue um homem através de cinco paisagens diferentes, subvertendo a representação do trauma mediado pelos meios de comunicação. Procura uma forma de avançar quando tudo está perdido.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui

 
05/11/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Chris Marker – A Memória Das Imagens (Parte I)
Olympia 52
de Chris Marker
França, 1952 - 82 min
legendado eletronicamente em português | M/12
A primeira longa-metragem de Chris Marker, mais tarde desconsiderada pelo seu autor, que a conotou com uma experiência de juventude. Realizada em resposta a uma encomenda da Secretaria de Estado da Juventude e dos Desportos e produzida pela organização não governamental Peuple et Culture, OLYMPIA 52 documenta os Jogos Olímpicos de Helsínquia, realizados quatro anos após a criação do Bloco de Leste. Marker, que também assinou parte da imagem do filme, centra-se no estádio, nos eventos desportivos, mas também nos atletas, aos quais dá grande destaque. Não obstante as várias
“fragilidades” do filme, reconhecemos nele o espírito e o humor que se revelarão na obra futura do cineasta. Uma primeira exibição na Cinemateca a apresentar em cópia digital.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
05/11/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival
The Silent Protest: 1929 Jerusalem | Kings And Extras
THE SILENT PROTEST: 1929 JERUSALEM
de Mahasen Nasser-Eldin
Palestina, 2019 – 20 min

KINGS AND EXTRAS
de Azza El-Hassan
Palestina, Alemanha, 2004 – 62 min

duração total da projeção: 82 min
legendados eletronicamente em português | M/12

THE SILENT PROTEST: 1929 JERUSALEM, conta a história do movimento de mulheres organizado por palestinianas em Jerusalém, em 1929, contra a parcialidade do Alto-comissário Britânico em desfavor dos árabes na revolta do Buraq. Aproximadamente 300 mulheres dirigiram-se à cidade para levar a cabo uma manifestação silenciosa na forma de uma fila de carros. KINGS AND EXTRAS é um roadmovie da Palestina à Jordânia, Síria e Líbano, onde a realizadora Azza El-Hassan segue pistas contraditórias e confusas em busca do paradeiro dos filmes da Unidade de Comunicação Social da Organização para a Libertação da Palestina, que tinham o objetivo de mostrar uma imagem autodeterminada da realidade palestiniana e que desapareceram durante a invasão israelita de Beirute, em 1982.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui