14/10/2024, 16h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Moderno Cinema da Bulgária: Diálogos com o Passado
Otklonenie
“Desvio”
de Grisha Ostrovski, Todor Stoyanov
com Nevena Kokanova, Ivan Andonov, Katya Paskaleva
Bulgária, 1967 - 78 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Uma comovente viagem no tempo e no espaço une um engenheiro e uma arqueóloga outrora amantes, num tempo de paz embalado pela utopia comunista, em que se reviam e debatiam as estruturas da sociedade (e do amor): “A nossa geração não teve tempo de ser jovem”, assevera a protagonista. A viagem, neste presente umbilicalmente ligado ao passado, serve de pretexto para a rememoração sentimental, confrontando os sonhos de outros tempos com as novas responsabilidades da atualidade. Mas, afinal, porque é que se separaram? Porque é que este foi – e é ainda – um amor impossível? Obra distinguida no Festival de Moscovo, pode ser vista como um olhar desencantado sobre a situação social e política da Bulgária da altura, porque os sonhos e ideais do passado são pouco compagináveis com a realidade do presente.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
14/10/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
José Nascimento – Nem Verdade, Nem Mentira
Glória | Lobos
GLÓRIA
de José Nascimento
com Nuno Melo, Catarina Wallenstein, Manuela Couto, Francisco Nascimento
Portugal, 2006 – 29 min

LOBOS
de José Nascimento
com Nuno Melo, Catarina Wallenstein, Francisco Nascimento, Maria João Luís, Vítor Norte, Pedro Hestnes, Adriano Luz
Portugal, 2007 – 100 min
duração total da projeção: 129 min | M/12

Numa noite de inverno, Joaquim (Nuno Melo) convida o irmão, a mulher e a sobrinha para jantar. Um crime acontece e Joaquim foge com a sobrinha (Catarina Wallenstein). Num cenário inóspito e duro, marcado pela neve e pelo frio – a Serra da Estrela –, os dias e as noites sucedem-se numa fuga constante e numa ligação amorosa insustentável. Tal como dos seus outros filmes, José Nascimento diz que “LOBOS é um retrato dos portugueses e de um país adiado”. Um road movie desesperado coescrito com Alberto Seixas Santos. A sessão é precedida por GLÓRIA, filme da série Contos de Natal, baseado num texto de Raúl Brandão e igualmente protagonizado por Nuno Melo, Catarina Wallenstein e Francisco Nascimento – os dois projetos foram rodados costas com costas.
 
consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui



 
14/10/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Raúl Ruiz – A Imagem Estilhaçada (Parte III, Conclusão)
Une Place Parmi Les Vivants
de Raúl Ruiz
com Christian Vadim, Thierry Gibault, Valérie Kapriskie
França, 2003 - 103 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Montmartre, anos 50. Um escritor em crise existencial é abordado por um homem que afirma ser ele o serial-killer de jovens mulheres loiras que aterroriza o XVIII bairro. Este pede ao escritor que lhe escreva as memórias.
 
consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
 
14/10/2024, 21h45 | Sala M. Félix Ribeiro
O Moderno Cinema da Bulgária: Diálogos com o Passado
Vsichko e Lyubov
“Tudo é Amor”
de Borislav Sharaliev
com Ivan Ivanov, Yanina Kasheva, Valcho Kamarashev
Bulgária, 1979 - 102 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
Obra de declinação realista sobre um rapaz dos bairros pobres de Sófia e a sua batalha particular contra os seus próprios impulsos violentos, e em defesa de um irreprimível desejo por liberdade numa sociedade enclausurante. Este é o retrato de um país crepuscular através do olhar de Rado (Ivan Ivanov, no início da sua carreira como ator búlgaro de dimensão internacional e um autêntico sex symbol no seu país de origem), um “rapaz difícil”, que passou grande parte da sua vida em reformatórios. Talvez o amor o possa salvar – de quê? Antes de mais, de si mesmo.
 
consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui