07/09/2024, 15h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Cine-Ópera
The Boy With Green Hair
O Rapaz dos Cabelos Verdes
de Joseph Losey
com Pat O’Brien, Robert Ryan, Barbara Hale
Estados Unidos, 1948 - 82 min
legendado eletronicamente em português | M/6
O filme está programado numa sessão da Cinemateca Júnior - Sábados em Família.
Peter é um rapaz que ficou órfão durante a guerra. Muda de casa várias vezes empurrado de uns parentes para outros. Acaba então por ir viver com Gramp onde encontra amizade e um lar estável, até que um dia repara que está diferente e que o seu aspecto físico tem agora algo que o distingue fortemente das outras pessoas. Peter passa então a ser discriminado por todos até descobrir que afinal aquilo que lhe acontecera traz uma importante mensagem ao mundo... Este filme antibélico, extremamente original e com uma estética invulgar, é uma obra a não perder. Esta sessão foi organizada em parceria com o festival Operafest Lisboa & Oeiras.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA JÚNIOR aqui
 
07/09/2024, 17h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Cine-Ópera
O Velho do Restelo | Non Ou A Vã Glória De Mandar
O Velho do Restelo
de Manoel de Oliveira
com Diogo Dória, Luis Miguel Cintra, Ricardo Trêpa, Mário Barroso
Portugal, França, 2014 – 19 min

Non Ou A Vã Glória De Mandar
de Manoel de Oliveira
com Luis Miguel Cintra, Diogo Dória, Miguel Guilherme, Luís Lucas, Carlos Gomes, António Sequeira Lopes

Portugal, 1990 – 108 min
duração total da projeção: 127 min | M/12

O VELHO DO RESTELO, último filme que Oliveira realizou, reúne as personagens de Dom Quixote, Luís Vaz de Camões, Teixeira de Pascoaes e Camilo Castelo Branco num banco de jardim do século XXI para um “um mergulho livre e sem esperança na História”.  Em NON OU A VÃ GLÓRIA DE MANDAR, a História de Portugal vista à luz das suas derrotas, contada pelo Alferes Cabrita aos homens da sua companhia em plena Guerra Colonial. Ou um filme sobre militares em guerra que evocam momentos de História, e que termina com a morte do Alferes Cabrita no dia 25 de Abril de 1974. Um filme essencial sobre os “Non” da História de Portugal. Non é palavra buscada ao Padre António Vieira, que a chamava “terrível palavra”. Prémio Especial do Júri em Cannes.
 
consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui


 
07/09/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Raúl Ruiz – A Imagem Estilhaçada (Parte III)
Edipo
de Raúl Ruiz
com Silvio Castiglioni, Marco Cavicchioli, Laura Colombo
Itália, 2004 - 80 min
legendado eletronicamente em português | M/12
EDIPO foi realizado a partir dos textos Edipo hiperbóreo. Una antología de fábulas sobre el exilio y la tiranía, da autoria do próprio Raúl Ruiz e já por ele encenados em 1989. Filmado no Castelo de Buti (na Toscânia) e no cinema dessa cidade, o filme só foi concluído em 2004 pela Fondazione Pontedera Teatro

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
 
07/09/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Terence Davies, O Cantor da Memória
The Deep Blue Sea
O Profundo Mar Azul
de Terence Davies
com Rachel Weisz, Tom Hiddleston, Ann Mitchell
Reino Unido, Estados Unidos, 2011 - 98 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Após um interregno de onze anos (que o realizador preencheu com peças de teatro radiofónico e com o documentário OF TIME AND THE CITY), Terence Davies regressa com um filme que, em certa medida, pega “onde tinha deixado”. Depois de Gillian Anderson, Terence Davies encontra-se com a atriz Rachel Weisz para aquele que é o seu segundo “woman’s film”: outra adaptação literária (desta feita da peça de Terence Rattigan) e outra história de uma mulher dividida entre a paixão e os espartilhos da sociedade. Lady Hester, “bem casada”, apaixona-se por um piloto da força aérea britânica (Tom Hiddleston) e isso coloca-a em rota de colisão com o regime conservador da Inglaterra dos anos 1950. Um dos filmes mais românticos de Terence Davies e, também, um dos mais claustrofóbicos, onde o amor e o desejo se transformam em melancolia e desespero. Produzido no período de transição para o cinema de projeção digital, o filme foi rodado em película 35mm e finalizado nos dois suportes. Será apresentado pela primeira vez na Cinemateca, em versão digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui