12/09/2024, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Que Farei Eu com Esta Espada?
O Trabalho Liberta? | Sortie Des Usines Lumière À Lyon | On Purge Bébé
Liberdade
O Trabalho Liberta?
de Edgar Pêra
com Paulo Varela Gomes, António Vaz Pinto,
Paulo Borges, Agostinho da Silva, António Bracinha Vieira, Herman José, Ruben de Carvalho
Portugal, 1993 – 25 min

Sortie Des Usines Lumière À Lyon
de catálogo Lumière
França, 1895 – 50 seg / mudo, sem intertítulos

On Purge Bébé
de Jean Renoir
com Marguerite Pierry, Jacques Louvigny, Michel Simon
França, 1931 – 52 min / legendado eletronicamente em português

duração total da projeção: 78 min | M/12

No filme-ensaio em vídeo O TRABALHO LIBERTA? Edgar Pêra propõe uma interrogação sobre o poder emancipatório do trabalho. Para o fazer coloca a demolidora questão – ensombrada pela sua associação aos campos de concentração da Alemanha nazi – a várias figuras portuguesas. SORTIE DES USINES LUMIÈRE À LYON é o título mítico inaugural do cinematógrafo Lumière, uma tomada de vista de que existem três versões filmadas, a primeira em 19 de março de 1895, captando uma saída dos operários da fábrica Lumière, em que estes envergam os aventais de trabalho; e as duas outras, em meses seguintes, captadas ao domingo e com os operários em “traje de domingo”. ON PURGE BÉBÉ é o primeiro filme sonoro de Jean Renoir, com ruídos de penicos e autoclismos, uma comédia teatral adaptada de uma peça de Georges Feydeau sobre um bebé a cuja obstipação é preciso acudir. É simultaneamente um retrato trocista da burguesia francesa imaginado e realizado por Renoir em três semanas, a pensar em LA CHIENNE. Renoir sempre subestimou ON PURGE BÉBÉ como um filme de passagem ou conveniência. Falsas aparências, viu João Bénard da Costa: “acima de tudo, um prodigioso exercício de direcção
de actores […] só não se desmancham as aparências que, desde o início, estavam desmanchadas.”

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12/09/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Terence Davies, O Cantor da Memória
Home! Home! | Of Time and The City
Home! Home!
de James Dowling (filme póstumo, escrito por Terence Davies)
Reino Unido, França, 2024 – 16 min

Of Time and The City
de Terence Davies
com narração de Terence Davies
Reino Unido, 2008 – 74 min

duração total da projeção: 90 min
legendados eletronicamente em português | M/12

Desafiado a realizar um autorretrato no âmbito da série Où en êtes-vous, a propósito da retrospetiva que o Centre Pompidou lhe preparava, Terence Davies preparou o filme HOME! HOME! a partir de uma compilação de poemas seus escritos ao longo das últimas décadas. Devido a uma doença súbita que lhe tirou a vida, o filme acabou por ser realizado pelo seu assistente pessoal, James Dowling, segundo as suas instruções. Também OF TIME AND THE CITY é um autorretrato fílmico onde o pessoal e o público se entrelaçam na trama urbana de Liverpool. Composto integralmente de imagens de arquivo e contando com a narração do próprio Davies, este é um filme de celebração e elegia daquela que foi a cidade onde o realizador cresceu e trabalhou até aos 28 anos (e da qual teve de sair para poder prosseguir a sua carreira no cinema). O único “documentário” (o termo correto será “filme-ensaio”) de Terence Davies e talvez um dos seus filmes mais tocantes.

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12/09/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Raúl Ruiz – A Imagem Estilhaçada (Parte III)
Ombres Chinoises | Image de Sable | Tous Les Nuages Sont Des Horloges
Ombres Chinoises
de Raúl Ruiz
com Jean Badin, Jean-Bernard Guillard, Franck Oger
França, 1982 – 7 min

Image de Sable
de Raúl Ruiz, Nadine Descendre
com Pieter Wiesma
França, Suíça, 1981 – 15 min

Tous Les Nuages Sont Des Horloges
de Raúl Ruiz
com Jessica Forde, Alain Sachs
França, Suíça, 1988 – 57 min

duração total da projeção: 79 min
legendados eletronicamente em português | M/12

OMBRES CHINOISES é, como o nome indica, um “exercício” em sombras chinesas, a partir de 36 Situations Dramatiques, de Georges Polti. IMAGE DE SABLE é um pequeno documentário sobre as impressionantes construções na areia do arquiteto holandês Pieter Wiesma. Sobre TOUS LES NUAGES..., a palavra a  Raúl Ruiz: “A La Fémis pediu-me para dar um curso de argumento. Escrevi um romance policial japonês (publicado cinco anos depois em Itália) chamado Tous les nuages sont des horloges, que é uma citação de um ensaio de Karl Popper. O romance, que se passa na Normandia, é obra de um autor japonês inventado por mim, a que falta o último capítulo. Entreguei-o aos meus alunos para que adaptassem e inventassem o capítulo que faltava. Escrevíamos de manhã e eu filmava à tarde. O ponto de partida teórico é o princípio de Straub de que só existe um lugar possível para colocar a câmara. Para mim, esta é uma das superstições cinematográficas mais curiosas.”

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12/09/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Que Farei Eu com Esta Espada?
Désiré
de Sacha Guitry
com Sacha Guitry, Jacqueline Delubac, Jacques Baumer, Pauline Carton, Saturnin Fabre, Arletty
França, 1937 - 96 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Liberdade
Neste filme, Sacha Guitry é Désiré Tronchais (em português, “desejo decapitado”), o criado de Odette Cléry (a personagem de Madame, em nova composição da sua então mulher Jacqueline Delubac), dois protagonistas que sonham juntos debaixo do mesmo teto. O argumento parte de uma peça de Guitry dez anos anterior ao filme; a adaptação sublinha as diferenças dos dois mundos que habitam a mesma casa, o dos senhores e o dos criados, com um olhar sobre o espaço que antecede o de Jean Renoir de LA RÈGLE DU JEU. Comédia romanesco-onírico--erótica, é um dos mais originais e celebrados Guitry dos anos trinta do século XX.

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