05/09/2024, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Terence Davies, O Cantor da Memória
Young At Heart
Apaixonadas
de Gordon Douglas
com Doris Day, Frank Sinatra, Gig Young
Estados Unidos, 1954 - 117 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Terence Davies adorava Doris Day. Talvez o mais certo seja dizer, idolatrava-a! “Ela corporiza a própria ideia de perfeição”. E tudo porque, quando tinha apenas 11 anos, entrou numa sala de cinema e viu YOUNG AT HEART – o musical onde, pela primeira vez, Doris Day contracenou com Frank Sinatra. De facto, este é um filme obsessivo para Davies: uma das suas canções aparece em THE LONG DAY CLOSES, o realizador refere-o em OF TIME AND THE CITY e, em entrevista, explicou que o filme influenciou (subconscientemente) THE DEEP BLUE SEA. Na última edição da sondagem da revista Sight and Sound, entre os dez melhores filmes de sempre escolhidos pelo realizador encontra-se YOUNG AT HEART, seguido da justificação “Porque tem a Doris Day!”. Primeira apresentação na Cinemateca. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
 
05/09/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com os Encontros de Cinema do Fundão
Contactos
de Paulino Viota
com Guadalupe Güemes, Eka García, José Miguel Gándara
Espanha, 1970 - 70 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Sessão apresentada por Manuel Asín
Em Madrid, durante a ditadura franquista, uma mulher procura um quarto numa pensão. Gradualmente, começa a desenvolver uma íntima relação com um colega de trabalho que vive no mesmo alojamento. A clandestinidade dos seus encontros e a opressão latente refletem o caráter militante implícito desta obra, filmada clandestina e apressadamente, à revelia do regime e da sua censura, recorrendo aos poucos meios que Viota tinha à sua disposição. Primeira apresentação na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
 
05/09/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Raúl Ruiz – A Imagem Estilhaçada (Parte III)
Mémoire Des Apparences
de Raúl Ruiz
com Sylvain Thirolle, Roch Leibovici, Bénédicte Sire
França, 1986 - 103 min
legendado eletronicamente em português | M/12
O longínquo ponto de partida deste filme foi o clássico do teatro barroco espanhol, Vida es sueño (1605), de Pedro Calderón de la Barca, do qual ouvimos alguns trechos, história do herdeiro de um trono, que fica preso durante muitos anos e um dia, enquanto dorme, é levado ao palácio real, onde descobre um mundo que lhe é inteiramente novo. Sem saber se está a viver ou a sonhar, conclui que “vida es sueño / y los suenõs vida son”. No filme de Ruiz, que começa em abril de 1974, um professor de literatura tem de decorar numa semana os nomes de quinze mil resistentes chilenos ao regime militar. Lembra-se então que em adolescente decorara a peça de Calderón em apenas três dias e usará esta lembrança como técnica mnemónica. Raramente Ruiz abordou de forma tão original um texto clássico.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
 
05/09/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Terence Davies, O Cantor da Memória
The Neon Bible
A Bíblia de Neon
de Terence Davies
com Gena Rowlands, Diana Scarwid, Denis Leary, Jacob Tierney, Drake Bell
Reino Unido, 1995 - 92 min
legendado em português | M/12
A terceira longa-metragem da Terence Davies marca uma mudança de paradigma no seu percurso: afasta-se do registo estritamente autobiográfico, lança-se, pela primeira vez, na adaptação de uma obra literária preexistente (algo que marcará muita da sua produção subsequente) e, por fim, entrega-se ao retrato histórico dos EUA (algo que será outra das suas posteriores recorrências). No entanto, Davies continua a filmar a personagem de um adolescente tímido entre uma mãe desequilibrada (Diana Scarwid) e um pai violento (Denis Leary). Eis senão quando aparece a desarmante e desconcertante Gena Rowlands para soltar o imaginário evangélico daquela pequena povoação rural. Um dos filmes mais ambiciosos do realizador, onde o poder do artifício se alia à elegância dos gestos. Primeira apresentação na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui