20/11/2023, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Recordar Juan Antonio Bardem

com o apoio do Instituto Cervantes em Lisboa e em colaboração com a Filmoteca Española
Esa Pareja Feliz
de Juan Antonio Bardem, Luis García Berlanga
com Fernando Fernán Gomez, Elvira Quintanilla, Félix Fernandez, José Luis Ozores
Espanha, 1951 - 81 min
legendado em português do Brasil | M/12
A estreia de Juan Antonio Bardem e Luis García Berlanga fez-se com este filme, surgido no contexto do Instituto de Investigaciones y Experiencias Cinematográficas, referência importante do cinema espanhol da época. A história segue um jovem casal de um bairro popular, que enfrenta problemas de trabalho e sobrevivência, marcada pela influência do neorealismo italiano mas também pelo da comédia popular americana. “Foi o ponto de partida para um novo cinema espanhol não só pelo seu tema como pela abordagem das classes mais desfavorecidas e a saída da câmara para a rua a exemplo do neorealismo” (Manuel Cintra Ferreira). A apresentar em cópia digital.

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20/11/2023, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
O Egito de Youssef Chahine

com o apoio da Embaixada da República Árabe do Egito em Lisboa
Al Massir
O Destino
de Youssef Chahine
com Nour El Cherif, Laila Eloui, Mahmoud Hémeida, Safia El Emary
Egito, 1996 - 135 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
Youssef Chahine leva-nos, em AL MASSIR, à Andaluzia do século XII, para nos contar a história de uma das figuras fundamentais da cultura árabe, o filósofo e matemático Averróis, e a sua profissão de fé na liberdade do espírito humano contra todos os fundamentalismos. Mais do que uma incursão no passado, trata-se, aqui, de uma reflexão sobre o presente.

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20/11/2023, 19h30 | Sala Luís de Pina
Recordar Juan Antonio Bardem

com o apoio do Instituto Cervantes em Lisboa e em colaboração com a Filmoteca Española
Paseo por una Guerra Antigua | Berlinilla | Paseo por una Guerra Antigua, Pedaleo por la Paz Moderna | La Muchedumbre Reaparecerá Siempre | Propuesta de Puzzle: Paseo por una Guerra Antigua (48 Piezas)
Duração total da sessão: 45 min
legendados em inglês e eletronicamente em português | M/12
PASEO POR UNA GUERRA ANTIGUA
de Juan Antonio Bardem, Luis García Berlanga, Agustín Navarro, Florentino Soria
Espanha, 1948 - 6 min

BERLINILLA
de Nuria Giménez
Espanha, 2022 – 9 min

PASEO POR UNA GUERRA ANTIGUA, PEDALEO POR LA PAZ MODERNA
de Fernando Franco
Espanha, 2022 – 5 min

LA MUCHEDUMBRE REAPARECERÁ SIEMPRE
de Carolina Astudillo Muñoz
Espanha, 2022 – 15 min

PROPUESTA DE PUZZLE: PASEO POR UNA GUERRA ANTIGUA (48 PIEZAS)
de León Siminiani
Espanha, 2022 – 10 min

Partindo da curta-metragem perdida realizada por quatro nomes do cinema espanhol no final dos anos 40 e da qual apenas resta o material excluído da obra final, quatro novos realizadores espanhóis redefinem em outras tantas curtas-metragens as possibilidades do que esse filme poderia ter sido, agora enquadradas num contexto atual. BERLINILLA procura uma narrativa metalinguística, com a história de dois alunos que realizam um filme sobre um veterano de guerra. PASEO POR UNA GUERRA ANTIGUA, PEDALEO POR LA PAZ MODERNA é uma ficção experimental, que transporta o material original para o mundo digital contemporâneo. Em LA MUCHEDUMBRE REAPARECERÁ SIEMPRE, as imagens revelam as ruínas deixadas pela Guerra Civil Espanhola, num documentário ficcionado. Por fim, PROPUESTA DE PUZZLE: PASEO POR UNA GUERRA ANTIGUA (48 PIEZAS) é um filme-ensaio que procura relacionar as imagens com o seu respetivo contexto histórico. Primeiras apresentações na Cinemateca.

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20/11/2023, 21h45 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros – A Guerra no Cinema (Parte III): Para Além do Campo de Batalha
Ballada o Soldate
A Balada do Soldado
de Grigori Chukhrai
com Vladimir Ivasev, Zanna Prohorenko, Nikolai Kriukov
URSS, 1959 - 85 min
legendado em português | M/12
Com QUANDO PASSAM AS CEGONHAS, de Mikhail Kalatozov, A BALADA DO SOLDADO forma o par dos mais célebres “filmes do degelo”, obras com que a União Soviética, depois da morte de Estaline, se preocupou em apresentar, nos festivais internacionais, um rosto mais “humanista”, menos dominado por uma retórica de propaganda. Como o de Kalatozov, o filme de Chukhrai é um belo filme, no lirismo simples de uma breve história de amor entre um soldado e uma rapariga, com a II Guerra Mundial em fundo.

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