19/09/2023, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Jerry Schatzberg – O Puzzle de um Cineasta
Reunion
O Amigo Reencontrado
de Jerry Schatzberg
com Jason Robards, Samuel West, Françoise Fabian
Reino Unido, França, República Federal da Alemanha, 1989 - 110 min
legendado eletronicamente em português | M/12
O penúltimo filme de Schatzberg, e o seu único de produção integralmente europeia. Com argumento de Harold Pinter a partir de um romance de Fred Uhlman, conta a história do regresso à Alemanha, pela primeira vez desde 1933, de um advogado emigrado nos Estados Unidos (Jason Robards), e da sua busca pelo maior amigo da juventude, um aristocrata que nunca abandonou a Alemanha nazi. Filme sobre uma das grandes feridas do século XX, desenvolve-se como um filme-inquérito, pondo a nu tudo o que dessa ferida está ainda por cicatrizar. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui


 
19/09/2023, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Charlton Heston, uma Presença Épica
Fifty-Five Days at Peking
55 Dias em Pequim
de Nicholas Ray
com Charlton Heston, Ava Gardner, David Niven, Flora Robson, John Ireland
Estados Unidos, 1963 - 154 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Estrondoso fracasso comercial, FIFTY-FIVE DAYS AT PEKING determinou definitivamente o futuro de Ray, ditando o seu afastamento do cinema durante muitos anos. Retrato da turbulência sentida na colónia estrangeira de Pequim no ano de 1900, esta grande produção, cujos décors foram recriados em Espanha, terá sofrido com a hospitalização de Ray a meio da rodagem. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
19/09/2023, 19h30 | Sala Luís de Pina
Alan Arkin, o Comediante Assustado
Freebie and the Bean
Os Anjos da Guarda
de Richard Rush
com Alan Arkin, James Caan, Loretta Swit
Estados Unidos, 1974 - 113 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um dos mais delirantes buddy cop movies assinado por um dos cineastas mais vociferantes da Hollywood moderna, Richard Rush. Realizado depois do igualmente tonitruante GETTING STRAIGHT, FREEBIE AND THE BEAN é uma obra de plena ação protagonizada por Alan Arkin e James Caan, dupla de contrários, em que o primeiro é um polícia – e, em casa, um marido – inseguro e relutante, ao passo que o segundo é um macho man sempre pronto a disparar, a pistola ou o carro a alta-velocidade (o filme tem uma das perseguições com o desfecho mais surpreendente, e burlesco, da História do cinema). Stanley Kubrick considerou-o o melhor filme de 1974 e Quentin Tarantino, para quem FREEBIE AND THE BEAN é “nada menos do que uma obra-prima”, notou como o sucesso do filme se pode explicar pelo facto de “de nos pôr a rir da brutal violência de tudo e de nos fazer sentir mal por causa disso”. A exibir em cópia digital. Primeira apresentação na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui


 
19/09/2023, 22h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Alan Arkin, o Comediante Assustado
Wait Until Dark
Os Olhos da Noite
de Terence Young
com Audrey Hepburn, Alan Arkin, Richard Crenna
Estados Unidos, 1967 - 108 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Adaptação ao grande ecrã de uma peça do dramaturgo inglês Frederick Knott, que ficou popular pela autoria daquela outra que originou o clássico de Alfred Hitchcock, DIAL M FOR MURDER. Desta feita, é outro britânico, Terence Young, mais conhecido por ter realizado três filmes da saga James Bond, DR. NO, FROM RUSSIA WITH LOVE e THUNDERBALL, a adaptar um texto thrillesco de Knott, tirando partido do talento de um elenco protagonizado por Audrey Hepburn e Alan Arkin, ambos em momentos muito diferentes das suas carreiras, mas igualmente contrariando expectativas acerca de “o que iriam fazer a seguir”: Hepburn renega a comédia romântica ou o melodrama e Arkin afasta-se do humor paranoico que lhe granjeara maior sucesso, e a sua primeira nomeação para o Oscar de Melhor Ator Principal, em THE RUSSIANS ARE COMING, THE RUSSIANS ARE COMING. Ambos contracenam – e enfrentam-se – neste thriller tenso, em que Hepburn é uma mulher cega desprotegida, à mercê desse criminoso violento e do seu bando de facínoras mais ou menos seguros de si. A exibir em cópia digital. Primeira apresentação na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui