27/03/2023, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Paul Newman e Joanne Woodward
Sometimes a Great Notion
Os Indomáveis
de Paul Newman
com Paul Newman, Henry Fonda, Lee Remick
Estados Unidos, 1971 - 103 min
legendado em sueco e eletronicamente em português | M/12
O segundo filme realizado por Paul Newman, mas de forma praticamente acidental. Apesar de o projeto de adaptar o romance de Ken Kesey (o mesmo autor do livro que uns depois daria origem a ONE FLEW OVER THE CUCKOO’S NEST) ter tido vários candidatos de peso à realização (nomeadamente Sam Peckinpah e Budd Boetticher), a escolha recaiu no obscuro Richard A. Colla. Mas Colla despediu-se, ou foi despedido, ainda numa fase inicial da rodagem, e para não perder tempo Newman (que além de ator era um dos coprodutores) decidiu assumir as rédeas da realização. É um filme excelente e muito mal conhecido, centrado numa família de madeireiros do Oregon com tendência para uma espécie de conservadorismo rebelde e desafiador. Henry Fonda, como patriarca, é fabuloso, e o filme tem pelo menos duas cenas (ambas cenas de morte) que são antológicas: a morte do patriarca e a morte do irmão da personagem de Paul Newman.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
27/03/2023, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Tijolos e Espelhos - O Cinema Iraniano Revisitado (1955-2015)

Parte II - Depois da Revolução
Zemestan
“Inverno”
de Raffi Pitts
com Mitra Hajjar
Irão, 2006 - 81 min
legendado em inglêsa e eletronicamente em português | M/12
Por motivo de atraso na chegada da cópia a Lisboa, o filme PROFESSION: DOCUMENTARIST não poderá ser exibido na sessão de segunda-feira, dia 27 de março, às 19h00. Em seu lugar exibiremos, em segunda passagem no âmbito deste Ciclo, o filme ZEMESTAN ("Inverno") de Rafi Pitts. Esperamos ainda poder apresentar o filme PROFESSION: DOCUMENTARIST na segunda passagem, prevista para sexta-feira, dia 31 de março, às 19h30.
Iniciando-se com músicas e imagens memoravelmente belas, esta terceira longa-metragem de ficção de Rafi Pitts – um iraniano com formação feita em Londres, cujo filme precedente tinha sido um documentário sobre Abel Ferrara – é uma fábula sóbria e rigorosa que se assemelha um pouco a uma reelaboração de THE POSTMAN ALWAYS RINGS TWICE.  Um homem, recentemente desempregado, apanha um comboio para procurar trabalho no estrangeiro, deixando à sua sorte a jovem e atraente esposa, bem como uma filha e a mãe. Passam-se vários meses sem receber notícias do marido e, compreensivelmente, começam a surgir dúvidas sobre se ainda estará vivo. Um mecânico atraente e ousado, recém-chegado à periferia da cidade onde vivem, repara na mulher que agora se diz ser viúva, e começa a rondá-la na esperança de chamar a sua atenção. Primeira apresentação na Cinemateca. A exibir em cópia digital. 

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
27/03/2023, 19h30 | Sala Luís de Pina
Paul Newman e Joanne Woodward
Winning
A Grande Competição
de James Goldstone
com Paul Newman, Joanne Woodward, Robert Wagner
Estados Unidos, 1969 - 123 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Em parte, este filme foi determinante para que Paul Newman descobrisse a sua paixão pelas corridas de automóveis. É nesse mundo que tudo se passa (incluindo cenas filmadas em corridas reais), com o ator a interpretar a personagem de um piloto que, obcecado pela ideia de vencer as 500 milhas de Indianapolis, põe em cheque o seu casamento – numa “dobra” com a vida real (é Woodward quem faz o papel da mulher do piloto) que não deixava de funcionar, nesta altura, e mais ou menos assumidamente para os dois cônjuges, como uma reflexão catártica do seu matrimónio. Primeira apresentação na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
27/03/2023, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Tijolos e Espelhos - O Cinema Iraniano Revisitado (1955-2015)

Parte II - Depois da Revolução
Gilaneh
de Rakhshan Banietemad, Mohsen Abdolvahab
com Fatemah Motamed-Aria, Bahram Radan, Baran Kosari
Irão, 2005 - 83 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
Primeira mulher realizadora a obter o prémio principal do Festival de Teerão, Banietemad tem pintado ao longo de quase quatro décadas um retrato preciso do seu país em ficções e em documentários. GILANEH começa em 1988, no final da guerra entre o Irão e o Iraque. A viúva Gilaneh acompanha a filha grávida da sua aldeia até Teerão, onde esperam encontrar o marido desta, que desertou do exército e do qual não têm notícias desde então. No caminho para Teerão, encontram um fluxo de pessoas que fogem da cidade. A jornada torna-se uma viagem até à escuridão, ao medo e a perigos tangíveis. Em 2003, 15 anos após o fim dessa guerra, reencontramos uma Gilaneh envelhecida e cuidando abnegadamente de seu filho Ismael, que voltou da guerra destruído de corpo e alma. Primeira apresentação na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui