01/02/2023, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: A Guerra no Cinema

Parte I – O Cinema no Campo de Batalha
Paths of Glory
de Stanley Kubrick
com Kirk Douglas, Adolphe Menjou, Ralph Meeker, George Macready
Estados Unidos, 1957 - 85 min
legendado em espanhol e eletronicamente em português | M/12
A partir de um romance de Humphrey Cobb, Kubrick aborda a questão dos fuzilamentos militares no interior do exército francês durante a Primeira Guerra, “para servir de exemplo”, quando alguns soldados se revoltaram contra a carnificina de que eram vítimas. Kirk Douglas é o oficial que vai defender os três soldados escolhidos para serem julgados e servirem de exemplo. Kubrick declarou que “esta situação histórica poderia ter acontecido em qualquer exército do mundo. Inicialmente, pensei situar a história num exército imaginário. E teria preferido que os soldados fossem americanos, mas nada de semelhante aos motins de 1917 ocorreu no exército americano à época”. Em França, que se encontrava em plena Guerra da Argélia, PATHS OF GLORY foi proibido durante 18 anos. Na Bélgica, foi retirado de cartaz devido à pressão francesa, o que provocou violentos protestos.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
01/02/2023, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Tijolos e Espelhos - O Cinema Iraniano Revisitado (1955-2015)

Parte I - Antes da Revolução
Jaam-e Hasanlou | Shatranj-e Baad
duração total da projeção: 120 min
legendados em inglês e eletronicamente em português | M/12
com a presença de Ehsan Khoshbahkt
JAAM-E HASANLOU
“O Cálice de Hasanlou”
de Mohammed Reza Aslani
com Manouchecr Anvar
Irão, 1964 – 21 min

SHATRANJ-E BAAD
“Xadrez do Vento”
de Mohammed Reza Aslani
com Fakhri Khorvash, Mohamad Ali Keshavarz, Akbar Zanjanpour
Irão, 1976 – 99 min

Numa hipnotizante variação sobre os temas de The Fall of the House of Usher de Edgar Allan Poe e passado numa mansão feudal, SHATRANJ-E BAAD aborda jogos de poder que surgem quando a matriarca de uma família nobre morre. A primeira longa-metragem de Mohammed Reza Aslani mergulha num labirinto de corrupção e decadência que prevê uma revolução por vir e pinta magistralmente uma imagem dos conflitos tão internos quanto ocultos da sociedade iraniana. Esta preciosidade recentemente redescoberta foi dada como perdida após a sua única exibição no Festival Internacional de Teerão de 1976 (onde foi largamente incompreendida), até ter sido restaurada em 2020, pela World Cinema Foundation, tornando-se um dos mais aclamados filmes pré-revolucionários iranianos. JAAM-E HASANLOU, é uma curta-metragem e um estudo filosófico sobre um cálice de ouro com 3200 anos descoberto durante uma escavação em 1957. A exibir em cópias digitais. Primeiras apresentações na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
01/02/2023, 19h30 | Sala Luís de Pina
Revisitar os Grandes Géneros: A Guerra no Cinema

Parte I – O Cinema no Campo de Batalha
All Quiet on the Western Front
A Oeste Nada de Novo
de Lewis Milestone
com Lew Ayres, Louis Wolheim, Slim Summerville, John Wray
Estados Unidos, 1930 - 133 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Adaptação do romance de Erich Maria Remarque, sobre o destino de um grupo de jovens alemães durante a Primeira Grande Guerra, entusiasmados com os discursos patrióticos nas escolas e que vão enfrentar a desolação e a morte. A profunda mensagem pacifista do filme afetou o próprio intérprete, Lew Ayres, que se declarou objetor de consciência durante a Segunda Grande Guerra, limitando a sua participação a trabalho médico. Milestone bisou o Oscar em 1929-30, pois, já o tinha alcançado (ex-aequo com Frank Borzage) em 27-28 por TWO ARABIAN KNIGHTS. ALL QUIET ON THE WESTERN FRONT teve a sua última apresentação na Cinemateca em 2006. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
01/02/2023, 22h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Tijolos e Espelhos - O Cinema Iraniano Revisitado (1955-2015)

Parte I - Antes da Revolução
Mobarezeh ba Atash dar Ahvaz | Yek Atash | Courtship (Segmento do Irão) | Khaneh Siah Ast
duração total da projeção: 93 min
legendados eletronicamente em português | M/12
com a presença de Ehsan Khoshbahkt
MOBAREZEH BA ATASH DAR AHVAZ
“Combate ao Incêndio em Ahvaz”
de Abolghasem Rezai
Irão, 1958 – 35 min

YEK ATASH
“Um Fogo”
de Ebrahim Golestan
Irão, 1961 - 25 min / legendado em inglês

COURTSHIP (SEGMENTO DO IRÃO)
de Ebrahim Golestan
com Forough Farrokhzad
Canadá, 1961 – 11 min

KHANEH SIAH AST
“A Casa É Negra”
de Forough Farrokhzad
Irão, 1962 – 22 min / / legendado em inglês

Um olhar sobre os documentários de Ebrahim Golestan sobre o petróleo que também examina a sua colaboração com Forough Farrokhzad. Em 1958 um poço de petróleo no sudoeste iraniano incendiou-se. Abolghasem Rezaie abordou este desastre em MOBAREZEH BA ATASH DAR AHVAZ. Quando Golestan viu as imagens a preto e branco, para as quais escreveu a narração, descobriu que a história tinha ainda mais potencial e decidiu produzir a sua própria versão dos eventos – desta vez a cores. A versão realizada por Golestan, YEK ATASH, foi o seu primeiro grande sucesso internacional. Foi montado por Farrokhzad, que combinou a sua sensibilidade poética com a abordagem simbólica de Golestan. Farrokhzad também participou em COURTSHIP, uma curta-metragem realizada para a televisão canadiana. No mesmo ano, Farrokhzad fez KHANEH SIAH AST, situado numa colónia de leprosos no noroeste iraniano. Celebrado como um dos melhores filmes já realizados, encena um diálogo entre as paixões da poetisa (Farrokhzad) com a voz da razão (Golestan). A exibir em cópias digitais. À exceção de KHANEH SIAH AST, são primeiras apresentações na Cinemateca. 

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui