26/01/2023, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Jean-Luc Godard, para Sempre
Puissance de la Parole | Nouvelle Vague
duração total da projeção: 114 min
legendados eletronicamente em português | M/12
PUISSANCE DE LA PAROLE
de Jean-Luc Godard
com Jean Bouise, Lydia Andrei, Jean-Michel Iribarren
França, 1988 - 25 min

NOUVELLE VAGUE
Nouvelle Vague
de Jean-Luc Godard
com Alain Delon, Domiziana Giordano
França, 1990 - 89 min

Um dos vídeos mais famosos de Godard, PUISSANCE DE LA PAROLE resultou de uma encomenda da France Télécom. A partir de um texto de Poe sobre o poder das palavras, Godard aborda a perpétua reverberação das nossas palavras no Universo, no que é também uma maneira de abordar a questão das relações entre o Humano e o Divino – tema a que Godard voltaria. NOUVELLE VAGUE é uma das obras-primas absolutas de Jean-Luc Godard, magistral teia de corpos e formas, cores e sons, textos e vozes. Alain Delon é filmado como nunca ninguém o filmou numa história de eterno retorno: de palavras, de seres, de sentimentos. “História eterna da história que se repete. A história das mulheres apaixonadas e dos homens solitários (…) A história do indivíduo condenado a ser múltiplo” (Jean-Luc Douin).

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de PUISSANCE DE LA PAROLE aqui

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de NOUVELLE VAGUE aqui
26/01/2023, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Jean-Luc Godard, para Sempre
Le Livre d’Image
O Livro de Imagem
de Jean-Luc Godard
França, 2018 - 84 min
legendado em português | M/12
“Ainda te lembras de como antes exercitávamos o pensamento? Costumávamos partir de um sonho. Perguntávamo-nos como era possível que, na obscuridade total, em nós surgissem cores de tal intensidade. Diziam-se grandes coisas, coisas importantes, espantosas, profundas e justas, num tom de voz doce e baixo. Imagem e palavra. Dir-se-ia um pesadelo escrito numa noite de tempestade. Sob os olhos do Ocidente, os paraísos perdidos. A guerra aí está.” O texto é o da sinopse do filme que regressa a uma reflexão sobre o cinema e o estado do mundo a partir da matéria das imagens e dos sons. A voz do narrador é a de Jean-Luc Godard, que compôs o seu filme em cinco capítulos, como os cinco dedos de uma mão, e afirma – “a verdadeira condição do homem: pensar com as suas mãos”. “Remakes” (uma história de guerras e catástrofes que se repetem); “As Noites de São Petersburgo”; “Estas flores entre os trilhos, no vento confuso das viagens” (a partir de Rilke); “O espírito das leis” (evocando Montesquieu); “A Região Central” (como o título do filme de 1971 de Michael Snow). “Dizer que o LIVRO DE IMAGEM é de uma grande coragem e sem precedentes é uma platitude. Mas é o meu sentimento” (Bernard Eisenschitz, numa carta a Jean-Luc Godard publicada no material de imprensa).

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
26/01/2023, 19h30 | Sala Luís de Pina
À Glória de Grahame
Not As a Stranger
Médico e Só Médico
de Stanley Kramer
com Olivia De Havilland, Robert Mitchum, Frank Sinatra, Gloria Grahame, Broderick Crawford
Estados Unidos, 1955 - 136 min
legendado eletronicamente em português | M/12
A partir de um popular romance romântico de Morton Thompson, o filme segue um grupo de estudantes de medicina no percurso que os leva da escola aos estágios em hospitais. A personagem de Mitchum é a de um médico ambicioso, exclusivamente dedicado ao trabalho, que casa por conveniência com uma mulher mais velha (personagem interpretada por Olivia De Havilland). A Gloria Grahame e a Frank Sinatra cabem os papéis secundários.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
26/01/2023, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Jean-Marie Straub – Nunca Reconciliado
Où Gît Votre Sourire Enfoui?
Onde Jaz o Teu Sorriso?
de Pedro Costa
com Jean-Marie Straub, Danièle Huillet
Portugal, França, 2001 - 102 min
legendado em português | M/6
com a presença de Pedro Costa
No momento da montagem da terceira versão de SICILIA! por Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, Pedro Costa rodou uma “comédia da remontagem”. Por detrás da sua paciência au travail, terna e violenta, os dois cineastas desvelam uma certa ideia do cinema, do seu cinema, do seu casal e do casal tout court. Costa montou duas versões do filme, uma, mais curta, para ser emitida na série Cinéma, de Notre Temps e a que vamos ver.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui