CICLO
Plano Nacional de Cinema - Sessão Comentada


Com o intuito de promover junto da comunidade escolar a experiência de ver cinema em sala e apresentar os seus novos materiais pedagógicos, o Plano Nacional de Cinema (PNC) organiza uma série de sessões de cinema comentadas. Em cada sessão será projetado um ou mais filmes de diferentes épocas da História do cinema português, incluindo ficção, documentário e animação, seguindo-se a apresentação do dossiê pedagógico respetivo.
A Cinemateca associa-se novamente a esta iniciativa do PNC exibindo desta vez o filme APARIÇÃO, de Fernando Vendrell, na presença do realizador, de Ana Isabel Soares (autora do dossiê pedagógico sobre o filme) e de Elsa Mendes (coordenadora do PNC). A sessão pretende ser um encontro entre professores, investigadores e docentes em estudos fílmicos, estando também aberta ao público em geral.
 
 
05/12/2022, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Plano Nacional de Cinema - Sessão Comentada

Aparição
de Fernando Vendrell
Portugal, 2018 - 115 min | M/12
 
05/12/2022, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Plano Nacional de Cinema - Sessão Comentada
Aparição
de Fernando Vendrell
com Jaime Freitas, Victoria Guerra, Rita Martins
Portugal, 2018 - 115 min | M/12
sessão com apresentação e seguida de debate com Fernando Vendrell, Ana Isabel Soares e Elsa Mendes

Entrada livre, mediante levantamento de bilhete trinta minutos antes do início da sessão
Baseado no romance homónimo de Vergílio Ferreira, APARIÇÃO é uma adaptação que faz por unir o retrato social de uma realidade católica e conservadora com o idealismo e o existencialismo próprios do autor. Livro e filme tomam como centro a história de Alberto Soares (Jaime Freitas) professor do liceu e escritor que vê o seu idealismo confrontado com o desejo e a irreverência de uma mulher (bem como com a perversidade da interpretação das suas reflexões por parte dos seus discípulos).   

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui