29/11/2022, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Alain Tanner: Um Suíço em Fuga
Charles Mort ou Vif
O Último a Rir
de Alain Tanner
com François Simon, Marcel Robert, Marie-Claire Dufour
Suíça, 1969 - 94 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Primeira longa-metragem de ficção de Tanner (grande prémio do Festival de Locarno 1969), CHARLES MORT OU VIF segue a personagem de um proprietário de uma fábrica de relógios que desaparece subitamente, decidido a mudar de vida. “Feito sob o signo de Maio, surge, naturalmente, marcado pela rutura, da recusa assumida por uma certa burguesia enfastiada com os seus valores (ou a falta deles)” (Manuel Cintra Ferreira). A apresentar em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
29/11/2022, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Com a Linha de Sombra
A Vossa Terra
de João Mário Grilo
Portugal, 2016 - 59 min | M/12
com a presença de João Mário Grilo
O arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles, responsável, entre outros projetos, pelos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian, dedicou uma vida à construção da paisagem. “A que se assemelharia um filme sobre a sua obra?”, pergunta o realizador ao paisagista. “Apenas paisagens, uma depois da outra.” Com este programa visual, dramático e narrativo em mente, João Mário Grilo, o cineasta, propôs-se pensar e documentar a obra do arquiteto, não sem evocar, pelos seus textos e paisagens, a força expressiva e poética da natureza e o poder transformador do homem sobre ela. Primeira apresentação na Cinemateca

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
29/11/2022, 19h30 | Sala Luís de Pina
Louis Malle – O Rebelde Solitário

A Cinemateca com a Festa do Cinema Francês
Dominique Sanda ou Le Rêve Éveillé | ...And the Pursuit of Happiness
105 min
legendados eletronicamente em português | M/12
DOMINIQUE SANDA OU LE RÊVE ÉVEILLÉ
de Louis Malle
com Dominique Sanda
França, 1976 – 25  min

... AND THE PURSUIT OF HAPPINESS 
de Louis Malle 
Estados Unidos, 1986 - 80 min

... AND THE PURSUIT OF HAPPINESS cita uma das mais célebres frases da Declaração de Independência dos Estados Unidos, que menciona “a busca da felicidade” como um dos direitos inalienáveis do homem. Realizado por ocasião do centenário da Estátua da Liberdade, o filme aborda as novas migrações para os Estados Unidos, que não são formadas por populações europeias como no início do século XX, mas sobretudo por asiáticos, latino-americanos e africanos. Consciente da sua própria condição de “imigrante de luxo” e de que os Estados Unidos “não são um «melting pot» e sim uma Torre de Babel”, pois as diversas comunidades coabitam sem se misturarem, Malle filma pessoas de origens diversas, algumas com a situação profissional estabilizada, outras que vão recomeçar do nada. Contrariamente ao que se passa em GOD’S COUNTRY, em que voltamos reiteradamente a algumas pessoas, em THE PURSUIT OF HAPPINESS vemos apenas uma vez, ainda que demoradamente, cada um destes novos americanos. A abrir a sessão, um retrato filmado da atriz Dominique Sanda, raramente visto, feito para a televisão francesa.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de DOMINIQUE SANDA aqui

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de …AND THE PURSUIT OF HAPPINESS aqui
29/11/2022, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Alain Tanner: Um Suíço em Fuga
Le Milieu du Monde
O Centro do Mundo
de Alain Tanner
com Olimpia Carlisi, Philippe Léotard, Juliet Berto, Denise Péron
Suíça, 1974 - 116 min
legendado eletronicamente em português | M/16
Inspirando-se num acontecimento verídico, LE MILIEU DO MONDE conta a história de Paul, um jovem engenheiro casado e pai de família que aceita candidatar-se a eleições municipais sem pertencer a nenhum partido político. Quando conhece uma jovem imigrante italiana viúva envolve-se com ela. Tanner falou deste seu filme como “uma história simples (…). A partir do momento em que a rapariga mexe, abala o edifício social, muito mais depressa do que um homem. Porque toca na família, em tudo o que está na base da nossa sociedade.”

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui