CICLO
Kick­ Off CINED 2.1


O  CinEd é um programa europeu de educação para o cinema que visa facilitar a jovens entre os 6 e os 19 anos de idade a descoberta do cinema europeu (e do mundo), procurando simultaneamente dar a conhecer o cinema enquanto forma de expressão artística e modo de conhecimento do mundo. O CinEd nasceu em 2015 pela mão do Instituto Francês em Paris, com o apoio da Europa Criativa – Programa Media, e é desde 2020 liderado pela Cinemateca Portuguesa, tendo como parceiro em Portugal a Associação Os Filhos de Lumière.
É sobre o projeto e o seu atual momento que se irá centrar o encontro que organizamos entre os dias 18 a 21 de outubro e que conta, no seu primeiro dia com um momento público de apresentação do CinEd 2.1. A encerrar a jornada desse dia, exibimos O SANGUE, de Pedro Costa, filme que integra a coleção dos filmes trabalhados pedagogicamente pelo CinEd.
 
18/10/2022, 14h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Kick­ Off CINED 2.1

CINED 2.1 Let’s Watch Together!
 
18/10/2022, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Kick­ Off CINED 2.1

O Sangue
de Pedro Costa
Portugal, 1989 - 98 min
 
18/10/2022, 14h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Kick­ Off CINED 2.1
CINED 2.1 Let’s Watch Together!
Entrada livre mediante levantamento de ingresso na bilheteira
Sessão pública de apresentação do projeto europeu CinEd 2.1 Let’s Watch Together! (2022­‑2024) e da sua pedagogia, seguida de uma mesa­‑redonda com a presença de um cineasta português e as coordenadoras pedagógicas do projecto, bem como dos 16 parceiros e associados do CinEd. Esta sessão insere­‑se no encontro de trabalho dos parceiros CinEd que decorre em Lisboa entre 18 e 21 de outubro. Animado em colaboração com a Associação Os Filhos de Lumière, o encontro destina­‑se a discutir e lançar a estratégia para a implementação da nova fase do projeto pedagógico e das suas novas ferramentas. O projeto CinEd tem o apoio do Programa Europa Criativa / MEDIA da Comissão Europeia.
 
18/10/2022, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Kick­ Off CINED 2.1
O Sangue
de Pedro Costa
com Pedro Hestnes, Inês de Medeiros, Nuno Ferreira, Luis Miguel Cintra, Henrique Viana
Portugal, 1989 - 98 min
legendado em inglês | M/12
sessão com apresentação
Primeira obra de Pedro Costa, O SANGUE é um perturbante filme marcado por ecos noturnos, captados num preto e branco escuro como a noite em que maioritariamente decorre, para dar a ver os fantasmas que acompanham as personagens dos dois irmãos e da rapariga que a eles se junta. Pedro Hestnes abre o filme num dos mais belos planos do cinema português. “O que gosto em O SANGUE é o sentido da longa noite da infância que abraça tantos filmes e tantos livros americanos (…). Provavelmente o título vem de Flannery O’Connor” (Pedro Costa).

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui