06/10/2022, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Doclisboa: Carlos Reichenbach / A Questão Colonial
O Regresso de Amílcar Cabral | Mortu Nega
duração total da projeção: 126 min | M/12
com legendas em inglês e legendado eletronicamente em português
A Questão Colonial
O REGRESSO DE AMÍLCAR CABRAL
de Sana na N’Hada, Flora Gomes, José Bolama Cubumba, Djalma Martins Fettermann, Josefina Lopes Crato
Guiné­Bissau, Suécia, 1976 – 33 min / com legendas em inglês e legendado eletronicamente em português

MORTU NEGA
E a Morte o Negou
de Flora Gomes
com Bia Gomes, Tunu Eugenio Almada, Mamadu Uri Balde
Guiné­Bissau, 1988 – 93 min / com legendas em francês e legendado eletronicamente em português

Primeira produção de cineastas guineenses após a libertação do colonialismo português em 1974, O REGRESSO DE AMÍLCAR CABRAL documenta a transferência dos restos mortais de Amílcar Cabral de Conacri (onde foi assassinado em janeiro de 1973) para Bissau em 1976. Uma cobertura intrigante do evento solene, gravações de canções guineenses e material de arquivo com Cabral durante a guerra de guerrilha prestam homenagem ao pensador político e combatente pela liberdade. MORTU NEGA cobre o período entre janeiro de 1973, durante os meses finais da guerra contra os portugueses, até à consolidação de uma Guiné­Bissau independente, em 1974 e 1975. O filme começa no mato com um transporte na rota de abastecimento de Conacri para a frente. A heroína, Diminga, e a história da sua lealdade incondicional ao marido, Sako, um comandante da guerrilha ferido, carrega o sentido de solidariedade que se desenvolve entre os combatentes pela liberdade. 

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
06/10/2022, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Doclisboa: Carlos Reichenbach / A Questão Colonial
Afrique Sur Seine | La Noire De…
duração total da projeção: 81 min
com legendas em inglês e legendados eletronicamente em português | M/12
A Questão Colonial
AFRIQUE SUR SEINE
de Paulin Soumanou Vieyra, Mamadou Sarr
Senegal, 1955 – 22 min 

LA NOIRE DE…
de Ousmane Sembène
com Thérèse Mbissine Diop, Anne­Marie Jelinek, Robert Fontaine
Senegal, França, 1966 – 59 min

De acordo com o Decreto Laval saído em França dos anos 1930, os projetos de filmes rodados nas colónias francesas estavam sujeitos a censura prévia. Neste contexto, os realizadores de AFRIQUE SUR SEINE não obtiveram autorização para filmar em África e, em vez disso, fizeram esta curta sobre as vidas de africanos em Paris. O filme revela questões de estudantes sobre a sua identidade, civilização, cultura e futuro. O narrador interroga­se se África está apenas em África ou também nas margens do Sena. Em LA NOIRE DE..., uma jovem de uma aldeia senegalesa deambula por Dacar todos os dias à procura de trabalho. Apesar da enorme oferta de mulheres desempregadas, dada a sua subserviência, é “escolhida” para ama de uma família francesa rica. Quando tem autorização para se mudar para França para viver com eles, parece um sonho a tornar­se realidade. Quando esse sonho se torna num pesadelo sem escapatória, decide fazer um último gesto de auto­determinação.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
06/10/2022, 19h30 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com o Doclisboa: Carlos Reichenbach / A Questão Colonial
Carlos Reichenbach – Relatório Confidencial
de Eugenio Puppo
Brasil, 2015 - 76 min | M/16
Carlos Reichenbach | em colaboração com a Cinemateca Brasileira
Carlos Reichenbach conversa sobre os seus filmes (entrecortadas por imagens das suas curtas ESTA RUA TÃO AUGUSTA, SANGUE CORSÁRIO e M DA MINHA MÃO além das longas LILIAN M: RELATÓRIO CONFIDENCIAL, citada no próprio título deste documentário), o seu profundo amor pelo cinema e a ligação deste com momentos turbulentos da sua próprioa trajetória e a do seu país. Uma ótima introdução à energia e à verve dessa figura única que foi o cineasta e cinéfilo Reichenbach.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
06/10/2022, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Marilyn de Novo, Marilyn Sempre Nova
The Asphalt Jungle
Quando a Cidade Dorme
de John Huston
com Sterling Hayden, Louis Calhern, Sam Jaffe, Jean Hagen, James Whitmore, Marilyn Monroe
1950 - 112 min
legendado em espanhol e eletronicamente em português | M/12
Adaptado de um romance de W.R. Burnett, THE ASPHALT JUNGLE segue a história do assalto a uma joalharia que acaba mal por traição de um dos membros do gang. É um filme pioneiro do género heist movies (filmes de assaltos) e o regresso de Huston ao cinema negro, na linha de THE MALTESE FALCON mas também do seu trabalho como argumentista de Raoul Walsh em HIGH SIERRA ou de Siodmak em THE KILLERS (onde não é creditado). Foi neste filme que Huston deu a primeira grande oportunidade a Marilyn Monroe no papel da jovem amante de um criminoso bastante mais velho do que ela (ainda antes de ALL ABOUT EVE), que voltaria a dirigir, depois do estrelato, como protagonista de THE MISFITS.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui