14/09/2012, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Matinés da Cinemateca

Setembro 2012
Switch
Na Pele de Uma Loira
de Blake Edwards
com Ellen Barkin, Jimmy Smits, JoBeth Williams, Lorraine Bracco, Tony Roberts
Estados Unidos, 1991 - 102 min
legendado em português

Steve Brooks (Perry King) é um homem sexista com inúmeras inimigas entre o género feminino. Assassinado por três das suas ex-namoradas quando estas o convidam para uma festa, reencarnará numa mulher. SWITCH aproxima-se assim da sátira dos géneros que é o genial VICTOR / VICTORIA, um dos mais conhecidos Blake Edwards.

14/09/2012, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Marilyn
Bus Stop
Paragem de Autocarro
de Joshua Logan
com Marilyn Monroe, Don Murray, Arthur O'Connell, Hope Lange, Betty Field, Eileen Eckhart
Estados Unidos, 1955 - 95 min
legendado electronicamente em português

Uma peça de William Inge adaptada por George Axelrod, sobre um jovem e ingénuo cowboy (Don Murray num papel que lhe valeu uma nomeação para o Oscar), campeão de rodeo, que se apaixona por uma cantora de bar e se resolve a casar com ela… sem lhe perguntar a opinião. Foi o filme que marcou o regresso de Marilyn após um ano de ausência e da sua passagem pelo Actors' Studio. Marilyn filmou acompanhada por Paula Strasberg, que substituiu Natasha Lytess como sua drama coach e foi a partir daí uma presença constante nas suas rodagens.

14/09/2012, 19h30 | Sala Luís de Pina
O Que Quero Ver

Setembro 2012
L'Invitation
O Convite
de Claude Goretta
com Jean-Luc Bideau, François Simon, Jean Champion
França, Suíça, 1973 - 100 min
legendado em português

Distinguido no Festival de Cannes de 1973 com o prémio do júri, L’INVITATION pode ser descrito como uma comédia, que começa em tom idílico para depois explodir. No centro da narrativa está uma festa organizada para colegas de trabalho cujas boas intenções são sacudidas pelo excesso de álcool e o que com ele vem à superfície. A ação decorre numa casa de campo recentemente adquirida com os proveitos de uma herança inesperada por um tímido empregado de escritório. Primeira exibição na Cinemateca.

14/09/2012, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Glauber Rocha

Em colaboração com Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura e Cinemateca Brasileira (São Paulo)
O Dragão da Maldade contra O Santo Guerreiro / Antonio das Mortes
de Glauber Rocha
com Maurício do Valle, Odete Lara, Lorival Pariz, Antonio Piranga
Brasil, 1969 - 95 min

Mais conhecida como ANTONIO DAS MORTES, esta primeira longa-metragem a cores de Glauber Rocha amplia o universo de DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL, com uma mise-en-scène que tem alguns pontos em comum com o western spaghetti. O filme aproxima certos mitos populares brasileiros e a alegoria política. O protagonista, Antonio das Mortes, assassino por contrato a serviço dos poderosos, já surgira em DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL. Mas desta feita acaba por se voltar contra eles e massacra os representantes da ordem estabelecida. “ANTONIO DAS MORTES é o meu ALEXANDRE NEVSKI, é o ALEXANDRE NEVSKI do sertão, a ópera global inspirada pelas lições de Eisenstein” (Glauber Rocha).

14/09/2012, 22h00 | Sala Luís de Pina
Marilyn
Gentlemen Prefer Blondes
Os Homens Preferem as Loiras
de Howard Hawks
com Marilyn Monroe, Jane Russell, Charles Coburn, Tommy Noonan
Estados Unidos, 1953 - 90 min
legendado em espanhol

Um dos sucessos editoriais dos anos vinte, Gentlemen Prefer Blondes teve, nessa época, uma primeira adaptação ao cinema, hoje esquecida. Hawks utilizou a adaptação da Broadway da mesma obra, como inspiração para uma das suas mais provocantes comédias à volta do sexo (Jane Russell e a equipa olímpica americana, Marilyn e o garoto milionário, são duas sequências em que a provocação se torna quase escabrosa). Duas cantoras, Jane e Marilyn (a “devoradora de diamantes”), partem para Paris à caça de maridos ricos. Delas as duas, é o filme de canções como We Are Just Two Little Girls From Little Rock e Diamonds Are a Girl’s Best Friends.