06/07/2022, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: A Ficção Científica [II parte]
Welt am Draht
O Mundo no Arame
de Rainer W. Fassbinder
com Klaus Löwitsch, Adrian Hoven, Mascha Rabven, Ivan Desny
Alemanha, 1973 - duração total da projeção em duas partes: 212 min | M/12
legendado eletronicamente em português
105 min (1ª parte) e 107 min (2ª parte) | entre as duas partes há um intervalo de 20 minutos
Baseado num romance de Daniel F. Galouye, WELT AM DRAHT é um filme de ficção científica em duas partes, realizado para a televisão, rodado em Paris, e estreado em outubro de 1973. Uma equipa de cientistas cria um modelo laboratorial que permite simular o modo como a sociedade evoluirá: os seus membros são bonecos vivos, inspirados em pessoas reais. O chefe da equipa de cientistas, assustado com o que fizera, suicida-se e o seu assistente começa a investigar o caso assombrado pelo mundo virtual. Christian Braad Thomsen observou a fidelidade desta minissérie televisiva ao universo de Fassbinder: “O estilo de representação por ele favorecido nunca pareceu tão ‘natural’ como nesta série, na qual os atores devem exibir a tal ‘artificialidade’ que o espectador de cinema comum tantas vezes reprovava nos seus filmes. Neste contexto de ficção científica, os atores de Fassbinder, com os seus movimentos ligeiramente robóticos, os seus olhares fixos e uma forma de falar própria de um locutor televisivo em horas extraordinárias parecem quase naturais.”

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
06/07/2022, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ante-Estreias
Curtas Metragens ETIC – Programa 1
42 min | M/16
DO OUTRO LADO DO MAR
de Hugo Martins
Portugal, 2022 - 15 min

CITY LIFE
de Afonso Carreira e Raul Reis
Portugal, 2022 - 12 min

UTOPIA
de Beatriz Carmo
Portugal, 2022 - 15 min

Esta sessão apresenta, em estreia, o resultado da primeira edição do Curso Topup – Film and Television da ETIC em parceira com a Solent University (Southampton). DO OUTRO LADO DO MAR centra-se em Jean Kartabil, um músico de rua imigrante em Portugal. Vive o seu dia a dia tocando músicas na rua e em bares em Lisboa. Esta narrativa aborda a forma simples como a sua história viaja em conjunto com a sua música de forma “nómada”. CITY LIFE é um documentário observacional que apresenta a exuberância da cidade nas suas cores, ritmos e rotinas, analisando de perto o estilo de vida tecnológico e capitalista embutido na sociedade contemporânea. Uma composição visual e sonora das diferentes camadas da vida urbana. O último filme da sessão decorre num espaço onde o mundo real conhece a arte e une duas pessoas de forma tão intensa que viajar numa Utopia se torna o caminho mais simples.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
06/07/2022, 21h45 | Esplanada
In Memoriam Jacques Perrin
La Ragazza con la Valigia
A Rapariga da Mala
de Valerio Zurlini
com Claudia Cardinale, Jacques Perrin, Romolo Valli, Gian Maria Volonté
Itália, 1961 - 121 min
legendado em português | M/12
Único triunfo comercial de Zurlini, esta RAPARIGA DA MALA serviu também para afirmar o talento de Claudia Cardinale que fora vista em breves papéis no ROCCO de Visconti e nos GANGSTERS FALHADOS de Monicelli. Um drama de amor com fundo de Verdi e de luta de classes numa Itália onde começara o boom económico. Um delicadíssimo retrato da adolescência (um extraordinário Jacques Perrin) e do desencanto. Um genial uso da música.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui