CICLO
No Centenário de Nanook of the North


Estreado no dia 11 de junho de 1922, NANOOK OF THE NORTH marca o início de uma das obras mais fulgurantes e influentes do século XX: a do norte-americano Robert Joseph Flaherty. Documentarista e contador de histórias épicas sobre homens notáveis, para a sua companheira e cúmplice, Frances Flaherty, tratava-se de um explorador do real, que realizou obras “intemporais no sentido em que [os seus filmes] não argumentam, eles celebram”. Em Nanook, “personagem” interpretada pelo inuíte Allakariallak, Robert Flaherty descobriu o rosto universal da felicidade humana, um exemplo de resistência e perseverança ante condições inimaginavelmente difíceis. Um rosto que comoveu o mundo e valeu a Flaherty o epíteto de “pai do documentário”. NANOOK revela, segundo José Manuel Costa, “o infinito poder de observação de Flaherty, que lhe permit[iu] transformar o tema particular do quotidiano esquimó numa das mais universais narrativas sobre o esforço humano tout court.” Foi esta exploração das potencialidades líricas e humanas da imagem documental que motivou em Flaherty a descoberta de outras grandiosas “personagens” em paisagens igualmente distantes, além do Ártico. E é assim que na Samoa realiza MOANA, nas Ilhas de Aran “explora” as suas raízes irlandesas, originando o poderoso MAN OF ARAN, e nos rios pantanosos da Louisiana conta uma história mágica chamada LOUISIANA STORY. 
Associa-se à data centenária uma sessão que celebra a obra de Flaherty como um todo, organizada em colaboração com a unidade de investigação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, ICNOVA, que antes, no dia 9 de junho, na mesma faculdade, organiza um colóquio intitulado “Centenário Nanook: repensar o real a partir do legado de Robert Flaherty”. Através do documentário A BOATLOAD OF WILD IRISHMEN, da autoria do irlandês Mac Dara Ó'Curraidhín, propõe-se a revisitação da obra deste nome fundamental da história do cinema, reservando um lugar especial à “opus um”, NANOOK.
 
 
11/06/2022, 18h00 | Sala Luís de Pina
Ciclo No Centenário de Nanook of the North

A Boatload of Wild Irishmen
de Mac Dara Ó’Curraidhín
Irlanda, 2010 - 84 min
 
11/06/2022, 18h00 | Sala Luís de Pina
No Centenário de Nanook of the North

Em colaboração com ICNOVA
A Boatload of Wild Irishmen
de Mac Dara Ó’Curraidhín
Irlanda, 2010 - 84 min
legendado eletronicamente em português | M/12
sessão com apresentação e seguida de debate
Começando por explorar as raízes irlandesas de Flaherty, contando a história da arriscada realização de MAN OF ARAN, este documentário irlandês sobre “o pai do documentário” traça o grandioso arco da sua vida e obra, dedicando-se à revisitação das imagens e dos locais por onde o realizador passou e deixou a sua marca. Reunindo testemunhos variados, desde o de uma neta sua, uma inuíte de cabelos ruivos, resultado de uma relação extraconjugal com a protagonista de NANOOK OF THE NORTH, Nyla Cunayou (de nome verdadeiro Maggie Nujarluktuk), até aos de documentaristas como Nick Broomfield e, colaborador de Flaherty na rodagem de LOUISIANA STORY, Richard Leacock, este retrato atualiza o debate, ainda hoje muito vivo, em torno das virtudes e limites do “método Flaherty” e do seu lugar na história do cinema e da antropologia. Primeira apresentação na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui