25/06/2022, 11h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior – Sábados em Família
A Câmara Escura – Ver o Mundo de Pernas para o Ar
Oficinas
Concebida e orientada pela equipa da Cinemateca Júnior

dos 6 aos 9 anos | Duração: 2 horas

Preço: 4€ por criança

Marcação prévia até 20 de junho para cinemateca.junior@cinemateca.pt

Uma câmara escura é um lugar mágico onde podemos ver o que nos rodeia projetado de pernas para o ar. Pode ser tão grande como um quarto escuro ou tão pequena como uma caixa de fósforos. A câmara escura foi descoberta há muitos séculos, e sem ela não teria sido possível inventar a fotografia e, depois, o cinema. Vem aprender a fazer uma com materiais que podes encontrar lá por casa.
 
25/06/2022, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior – Sábados em Família
Looney Tunes: Back in Action
Looney Tunes: De Novo em Ação
de Joe Dante
com Brendan Fraser, Jenna Elfman, Heather Loclear, Steve Martin, Timothy Dalton
Alemanha, Estados Unidos, 2003 - 91 min
dobrado em português | M/6
Daffy Duck e Bugs Bunny em contracena com Jenna Elfman, Brendan Fraser e Steve Martin. São os Looney Tunes da Warner de novo em ação pela mão de Joe Dante. Quando Daffy Duck reclama mais protagonismo e quer deixar de ser o eterno sideman de Bugs Bunny, a vice-presidente da Warner despede-o, mas mesmo no desemprego consegue ser o protagonista deste filme. «That’s all, folks!».

consulte a FOLHA DA CINEMATECA JÚNIOR aqui
25/06/2022, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
La Règle du Jeu | Gosford Park
duração total da projeção: 241 min
legendados em português | M/16
entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
LA RÈGLE DU JEU
A Regra do Jogo
de Jean Renoir
com Marcel Dalio, Nora Grégor, Roland Toutain, Julien Carette, Gaston Modot, Mila Parély, Jean Renoir
França, 1939 – 106 min

GOSFORD PARK
Gosford Park
de Robert Altman
com Alan Bates, Eileen Atkins, Maggie Smith, Bob Balaban, Charles Dance, Stephen Fry
Estados Unidos, Grã-Bretanha, 2001 - 135 min

A REGRA DO JOGO é o mais lendário filme de Jean Renoir. Um fim-de-semana no campo, entre pessoas ricas, sem personagem principal mas nada menos do que oito protagonistas. “Sem história”, implacável e demencial, objeto tanto de ira como de admiração, LA RÈGLE DU JEU é, para muitos, a obra máxima de Renoir, mostrando-nos uma coreografia em que a câmara acompanha as fugas e jogos de amor das personagens, numa mansão senhorial. Enquanto dançam sobre o vulcão, a Europa e o mundo caminham para a guerra. Rejeitado à época, mas mostrado durante mais de vinte anos pelas cinematecas e cineclubes, o filme só obteve pleno reconhecimento ao ser restaurado e reposto nos anos 60. A seguir, GOSFORD PARK, um dos filmes mais aclamados da derradeira fase da obra de Robert Altman. Dentro do estilo habitual do realizador, o filme é um mosaico formado por uma grande quantidade de personagens, que se encontram numa mansão senhorial britânica para uma caçada e onde se cruzam segredos, mentiras, traições, inveja e cobiça, num jogo que terminará com um crime. O que começara como uma mistura de pastiche e homenagem a A REGRA DO JOGO de Jean Renoir e transforma-se em pastiche e homenagem aos romances de Agatha Christie. O filme de Renoir não é apresentado na Cinemateca desde 2012 e o de Altman desde 2007.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de LA RÈGLE DU JEU aqui

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de GOSFORD PARK aqui
25/06/2022, 19h30 | Sala Luís de Pina
Solveig Nordlund - Um Percurso Singular
Marguerite Duras | Möte Med Mai
duração total da projeção: 68 minutos | M/12
MARGUERITE DURAS
de Solveig Nordlund
Suécia, 1995 - 58 min / legendado em português

MÖTE MED MAI
“Com Mai Zetterling”
de Solveig Nordlund
Suécia, 1995 - 10 min / legendado eletronicamente em português

O documentário MARGUERITE DURAS consiste em duas entrevistas originais em que a cineasta fala da sua vida e obra. Solveig Nordlund entrevista Mai Zetterling no verão de 1984 na casa dela no sul da França. Zetterling diz porque deixou a Suécia e fala do drama que foi passar de ser atriz para entrar na realização de filmes, uma profissão dominada por homens. MÖTE MED MAI é uma primeira apresentação na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
25/06/2022, 21h45 | Esplanada
Revisitar os Grandes Géneros: A Ficção Científica [I Parte]
Invasion of the Body Snatchers
A Terra em Perigo
de Don Siegel
com Kevin Mccarthy, Dana Wynter, Larry Gates, King Donovan, Carolyn Jones
Estados Unidos, 1956 - 80 min
legendado em espanhol e eletronicamente em português | M/12
Um clássico do terror, filmado em superscope para melhor dar a ver os corpos roubados a que o título original faz alusão, numa altura em que o formato estava vedado aos projetos de série B em que se enquadrava. A abstrata atmosfera de terror do filme segue o rasto dos habitantes de uma pequena cidade, que estão a ser substituídos por duplos extraterrestres. INVASION OF THE BODY SNATCHERS é uma obra chave do cinema de ficção científica dos anos cinquenta, que, à época, motivou rios de tinta pelo seu suposto subtexto mccarthista, embora também houvesse quem achasse que o filme era uma parábola… antimccarthista. 

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui