19/05/2022, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
JSM: O Cinema de Jorge Silva Melo e Carta Branca sem Receita
Odd Man Out
Casa Cercada
de Carol Reed
com James Mason, Robert Newton, Kathleen Ryan
Reino Unido, 1947 - 119 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Carta Branca sem Receita
Com uma atmosfera expressionista que anuncia já o seu THE THIRD MAN, Carol Reed encena um verdadeiro “poema fúnebre” sobre a “solidão e o peso do destino”, nesta história de um chefe político do Sinn Féin, ferido num assalto e alvo de uma gigantesca caça ao homem. Quase inteiramente passado numa só noite, foi o filme que deu a James Mason uma das suas grandes personagens e o reconhecimento internacional antes de Hollywood.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
19/05/2022, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
JSM: O Cinema de Jorge Silva Melo e Carta Branca sem Receita
António, um Rapaz de Lisboa
de Jorge Silva Melo
com Manuel Wiborg, Lia Gama, Sylvie Rocha, Paulo Claro, Isabel Muñoz Cardoso, Marco Delgado, Glicínia Quartin
Portugal, 2000 - 114 min | M/12
O Cinema de Jorge Silva Melo

sessão apresentada por Lia Gama e Manuel Wiborg
Adaptação cinematográfica da peça de Jorge Silva Melo por ele encenada cinco anos antes, no ACARTE, ANTÓNIO, UM RAPAZ DE LISBOA é simultaneamente um filme da geração dos atores que o interpretaram e um retrato da Lisboa dos anos 1990, uma cidade em mudança. O ritmo é vibrante, as cores fortes, os planos enérgicos. Para JSM foi um filme vindo da vontade de filmar atores que conhecia do teatro. A sinopse oficial reza: “Um rapaz em Lisboa, nesta Lisboa em obras. As paragens de autocarro, as entrevistas para emprego, os cafés sujos, o metro de uma noite, os centros comerciais de bairro, as lojas de fotocópias, os arrumadores de automóveis, os hospitais, um encontro à chuva, as creches onde se colocam os filhos, a dura ressaca, o Corte Inglês, as cervejarias onde se mata o tempo.”

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
19/05/2022, 19h30 | Sala Luís de Pina
In Memoriam William Hurt
Eyewitness
Os Olhos da Testemunha
de Peter Yates
com William Hurt, Sigourney Weaver, Christopher Plummer, James Woods, Morgan Freeman
Estados Unidos, 1981 - 103 min
legendado em português | M/12
O argumentista, natural da Jugoslávia, Steve Tesich associou-se ao cineasta inglês Peter Yates (BULLIT), equipa embalada pelo sucesso popular e crítico de BREAKING AWAY, para contarem a história de um porteiro (William Hurt, no seu papel favorito) de um prédio em Manhattan e tem uma fixação por uma jorna­lista de televisão. Encontram-se por acaso um dia em que ela vai fazer uma reportagem sobre um crime no prédio onde ele trabalha. Ele apresenta-se dando-lhe a entender que sabia o que na realidade não sabia. O problema para ambos é que os verdadeiros assassinos acreditam que eles sabem.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
19/05/2022, 22h00 | Sala M. Félix Ribeiro
JSM: O Cinema de Jorge Silva Melo e Carta Branca sem Receita
Wanda
Wanda
de Barbara Loden
com Barbara Loden, Michael Higgins, Charles Dosiman, Frank Jourdano
Estados Unidos, 1971 - 102 min
legendado em francês e eletronicamente em português | M/16
Carta Branca sem Receita
Um filme feito à mão pela atriz Barbara Loden (irmã de Warren Beatty em SPLENDOR IN THE GRASS). História de uma mulher solitária e pobre na Pensilvânia, WANDA é uma experiência radical. A solidão americana, o sonho dos pobres, em carne viva. Um segredo tardiamente revelado da História do cinema, um belíssimo filme. Jorge Silva Melo escreveu sobre o filme para uma “folha” de sala do ciclo “Actor/Actor” em 1987 e publicou o texto no livro de antologia Século Passado, perguntando, “Que dizer da Ferida?” Tinha-o visto em Londres, em 1971: “Vi WANDA cinco vezes nessas duas semanas em que esteve em exibição. E se há coisa que nunca serei é isso para que me quiseram preparar [na London Film School], um profissional.”

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui