25/05/2022, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
JSM: O Cinema de Jorge Silva Melo e Carta Branca sem Receita
Il Sospetto
O Suspeito
de Francesco Maselli
com Gian Maria Volonté, Renato Salvatori, Annie Girardot
Itália, 1975 - 111 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
Carta Branca sem Receita
Há quem o refira como um drama político ambientado na Itália fascista. O argumento é coassinado por Maselli e Franco Solinas, mais conhecido como argumentista de Gillo Pontecorvo (KAPÒ, LA BATTAGLIA DI ALGERI). A história segue a personagem de Emilio, um comunista italiano radicado em Paris por confrontos políticos com camaradas do Partido uns anos antes. E que é enviado numa missão a Turim quando a detenção de militantes por denúncia começa a dizimar as fileiras da resistência. O título de trabalho era “Missione nell’Italia Fascista”, tendo a produção que haver-se com a RKO, ciosa da exclusividade do título do filme de 1941 de Hitchcock, SUSPICION. Realizado por Francesco Maselli, irmão da artista Titina Maselli, cujos quadros surgem em NINGUÉM DUAS VEZES, é uma das escolhas italianas de Jorge Silva Melo nesta sua carta branca. A apresentar em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
25/05/2022, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Os Filmes de Ernie Gehr
Ernie Gehr - Programa 2
duração total da projeção: 77 min | M/12
com a presença de Ernie Gehr
EUREKA
Estados Unidos, 1974 – 30 minutos / mudo

SERENE VELOCITY
Estados Unidos, 1970 – 23 min / mudo

TABLE
Estados Unidos, 1976 – 15 min / mudo

SHIFT 
Estados Unidos, 1972-74 – 9 min / som
de Ernie Gehr

EUREKA assenta num trabalho de refilmagem de um filme mudo que retrata Market Street em São Francisco, em 1906. Gehr apropria-se de um plano-sequência registado a partir de um elétrico, produzindo um travelling extremamente lento que nos assombra mediante a dilatação da sua duração e uma exacerbação dos contrastes da imagem. Um trabalho de arqueólogo que ressuscita as sombras de outra época. SERENE VELOCITY é considerada uma das obras mais marcantes do chamado “cinema estrutural” (P. Adams Sitney), garantindo a Gehr um lugar destacado entre a sua geração. Uma obra que subverte um espaço e a sua perceção ao criar um impressionante movimento frontal pela alteração constante de distâncias focais numa lente zoom, enquanto a câmara se fixa num corredor vazio. Em SERENE VELOCITY Gehr transforma assim a geometria de um corredor modernista numa paisagem pulsante. Como escreveu J. Hoberman, TABLE “é um equivalente em celulóide de uma natureza morta cubista. O tema é uma comum mesa de cozinha, uma desordem caseira de loiças e utensílios. Por 16 minutos, Gehr alterna dois pontos de vista fixos ligeiramente diferentes, acentuando os planos individuais através do uso de filtros azuis ou vermelhos (e às vezes nenhum filtro). Esse procedimento simples transforma a imagem numa confusão hipnótica e gaguejante”. E se Hoberman define ainda TABLE como da ordem da “pura sensação visceral” apresenta SHIFT como mais dramático, sendo que os seus atores são todos mecânicos. SHIFT, na sua espirituosa sobreposição dos elementos urbanos – séries de carros, camiões, uma rua da cidade com três faixas – e de cores, foi já aproximado a Mondrian. Com exceção de EUREKA, todos os filmes são apresentados pela primeira vez na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
25/05/2022, 19h30 | Sala Luís de Pina
JSM: O Cinema de Jorge Silva Melo e Carta Branca sem Receita
A África de José de Guimarães
de Jorge Silva Melo, Miguel Aguiar
Portugal, 2012 - 56 min | M/12
O Cinema de Jorge Silva Melo

com a presença de José Guimarães
Correalizado por Jorge Silva Melo e Miguel Aguiar, com produção dos Artistas Unidos e o apoio de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, o filme parte da coleção de arte tribal africana de José Guimarães (nascido em 1939), cujo percurso artístico sofreu uma transformação assinalável com a estadia em Angola entre 1967 e 1974, em serviço militar. A arte primitiva africana passa a fazer parte do seu trabalho, no sentido do diálogo que o artista afirma manter com as peças que coleciona. “O Minho deu-me as cores, África o sentido do mito.” Primeira exibição na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
25/05/2022, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
JSM: O Cinema de Jorge Silva Melo e Carta Branca sem Receita
Abismos de Pasión
O Monte dos Vendavais
de Luis Buñuel
com Jorge Mistral, Irasema Dilian, Lilia Prado, Ernesto Alonso
México, 1953 - 87 min
legendado em português | M/12
Carta Branca sem Receita
ABISMOS DE PASIÓN ou CUMBRES BORRASCOSAS é, sem a menor dúvida, um dos pontos mais fortes do período mexicano de Buñuel. Guillermo Cabrera Infante disse deste filme que era “um mau Brontë, mas um bom Breton”, destacando a sua dimensão surrealista. Note--se que no título da versão buñueliana de Wuthering Heights passamos do “monte” aos “abismos”, o que inverte todas as conotações. Apesar disso (ou por causa disso), esta adaptação do romance de Emily Brontë é fiel ao espírito da obra, acentuando a “possessão” de Heathcliff/Alejandro na siderante cena final no cemitério (a preferida de Buñuel), nec plus ultra do amour fou no cinema. A apresentar em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui