15/01/2022, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior – Sábados em Família
Tomboy
Maria Rapaz
de Céline Sciamma
com Zoe Héran, Malonn Lévana, Jeanne Disson
France, 2011 - 82 min
legendado em português | M/12
Uma família muda-se para um novo bairro e Laure, a filha de dez anos, que prefere o futebol às brincadeiras de bonecas e calções a vestidos, aproveita um mal--entendido e apresenta-se aos novos vizinhos como Mikhael. As suspeitas que se vão levantando em torno da verdadeira identidade de Mikhael, o final do verão e a aproximação do novo período escolar tornam difícil manter a farsa e Laure vê-se numa encruzilhada.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA JÚNIOR aqui
15/01/2022, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Furtivos | The Most Dangerous Game
duração total da projeção: 146 min | M/12
entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 30 minutos
FURTIVOS
de José Luis Borau
com Lola Gaos, Ovidi Montillor, José Luis Borau
Espanha, 1975 – 83 min / legendado eletronicamente em português

THE MOST DANGEROUS GAME
O Malvado Zaroff
de Irving Pichel, Ernest B. Schoedsack
com Joel McCrea, Fay Wray, Leslie Banks
Estados Unidos, 1932 – 63 min / legendado em português

No estertor do franquismo (FURTIVOS estreou dois meses antes da morte de Franscisco Franco), José Luis Borau realizava uma das mais elípticas e impiedosas análises do regime e da mentalidade que ele impôs. A caça – furtiva – serve de metáfora política, e para além da política, a um ambiente estagnado e em entropia profunda, de que o “edipianismo” do protagonista (um caçador da região de Segovia) é outra e severa manifestação. Um dos filmes cruciais do cinema espanhol dos anos 1970. THE MOST DANGEROUS GAME é a primeira e mais famosa das inúmeras adaptações da novela de Richard Cornell, sobre um perverso aristocrata russo, senhor de uma ilha nos mares do Sul onde se entrega ao “mais perigoso jogo”: a caça ao homem (náufragos que primeiro recolhe, antes de os lançar aos pântanos). “Depois da caçada, a orgia” é o lema do sádico conde.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de FURTIVOS aqui

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de THE MOST DANGEROUS GAME aqui
 
15/01/2022, 19h30 | Sala Luís de Pina
Sven Nykvist - O Culto da Luz Viva
Lianbron
The Vine Bridge
de Sven Nykvist
com Harriet Anderson, Jack Fjeldstad
Suécia, 1965 - 88 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Os poucos filmes de Sven Nykvist enquanto realizador são marcados pela sua relação com África, onde os seus pais, missionários luteranos, passaram dezenas de anos. Destes, Lianbron terá sido o mais bem sucedido. Trata-se de uma ficção sobre um casal de investigadores que chega a uma missão em África para combater a malária. LIANBRON é uma primeira exibição na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
15/01/2022, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Allan Dwan (Parte II)
Escape to Burma
Os Rubis do Príncipe Birmano
de Allan Dwan
com Barbara Stanwyck, Robert Ryan, David Farrar
Estados Unidos, 1955 - 83 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Aventuras na Birmânia colonial, no filme que mais emparelha – neste período final de Dwan – com o “exotismo” de PEARL OF THE SOUTH PACIFIC. Mais negro, este, e certamente mais psicológico, na relação entre Barbara Stanwyck e Robert Ryan (uma rara ocasião, nos anos cinquenta, para Dwan trabalhar com um par de vedetas de alto coturno), e na forma como a intriga reflete a irreprimível tendência das potências coloniais para a pilhagem – tudo gira, como explicita o título português, em torno de umas pedras preciosas roubadas a um monarca local. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui