21/01/2022, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Allan Dwan (Parte II)
Escape to Burma
Os Rubis do Príncipe Birmano
de Allan Dwan
com Barbara Stanwyck, Robert Ryan, David Farrar
Estados Unidos, 1955 - 83 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Aventuras na Birmânia colonial, no filme que mais emparelha – neste período final de Dwan – com o “exotismo” de PEARL OF THE SOUTH PACIFIC. Mais negro, este, e certamente mais psicológico, na relação entre Barbara Stanwyck e Robert Ryan (uma rara ocasião, nos anos cinquenta, para Dwan trabalhar com um par de vedetas de alto coturno), e na forma como a intriga reflete a irreprimível tendência das potências coloniais para a pilhagem – tudo gira, como explicita o título português, em torno de umas pedras preciosas roubadas a um monarca local. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
21/01/2022, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Allan Dwan (Parte II)
Suez
de Allan Dwan
com Tyrone Power, Loretta Young, Annabella
Estados Unidos, 1938 - 104 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Uma das raras ocasiões, depois dos anos vinte, em que Dwan apareceu ao leme de uma grande produção, aliás uma aposta pessoal de Darryl Zanuck, o “mogul” da 20th Century Fox. Relata as aventuras, sobretudo políticas e diplomáticas, subjacentes à construção, em meados do século XIX, do canal do Suez, e destaca-se tanto pelo seu carácter “palaciano” como pelo espetacular clímax da tempestade de areia. Mas não se procure uma lição de História: a saga da construção do canal está tão fantasiada que os herdeiros de Ferdinand de Lesseps (o supervisor da construção, interpretado por Tyrone Power) quiseram mover um processo à Fox. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
21/01/2022, 19h30 | Sala Luís de Pina
Bernardo Sassetti - A Música como Ficção

Em colaboração com a Casa Bernardo Sassetti
A Costa dos Murmúrios
de Margarida Cardoso
com Beatriz Batarda, Filipe Duarte, Mónica Calle, Adriano Luz
Portugal, França, Alemanha, 2004 - 120 min | M/12
É o filme de estreia na longa-metragem de ficção de Margarida Cardoso, a partir da adaptação do romance de Lídia Jorge. Evocação de Moçambique no estertor da época colonial, A COSTA DOS MURMÚRIOS segue o percurso de uma mulher (Beatriz Batarda), casada com um oficial. Entre as ausências do marido (a guerra) e a imponência da paisagem, desenrola-se a sua narrativa interior, história de reconhecimentos e desencantos de vária ordem. Para o ambiente hipnótico do filme muito contribui a música de Bernardo Sassetti.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
21/01/2022, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Inadjectivável
Roma, Città Aperta
Roma, Cidade Aberta
de Roberto Rossellini
com Aldo Fabrizi, Anna Magnani, Marcello Pagliero
Itália, 1945 - 103 min
legendado em português | M/12
Realizado imediatamente a seguir ao fim da Segunda Guerra Mundial, ROMA, CITTÀ APERTA, uma das obras-primas absolutas de Rossellini, é o filme que lança aquilo a que se convencionou chamar o “neorrealismo”. História de resistência durante a ocupação nazi, com um padre e um comunista aliados na causa comum e Anna Magnani num dos seus papéis mais emblemáticos – a sequência da sua morte é das mais prodigiosas na obra de Rossellini. No cinema italiano, recém-saído do “escapismo” do cinema do período fascista, ROMA, CITTÀ APERTA teve o efeito de uma bomba. O seu poder emocional continua intacto. A apresentar em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui