17/01/2022, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Allan Dwan (Parte II)
Cattle Queen of Montana
A Rainha da Montanha
de Allan Dwan
com Barbara Stanwyck, Ronald Reagan, Gene Evans
Estados Unidos, 1954 - 85 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um dos belos westerns de Dwan conjugados “no feminino”, com Barbara Stanwyck na pele de uma rancheira do Montana envolvida numa disputa de terras com uma família de usurpadores. Dwan e John Alton fazem maravilhas com as cores das paisagens naturais do Montana, Ronald Reagan consegue a proeza de parecer um bom ator, e Barbara Stanwyck confirmava--se, a meio caminho entre THE FURIES (Anthony Mann) e FORTY GUNS (Samuel Fuller), como a maior atriz da história do western. Primeira apresentação na Cinemateca. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
17/01/2022, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Allan Dwan (Parte II)
Friendly Enemies
de Allan Dwan
com Charles Winninger, Charles Ruggles, James Craig
Estados Unidos, 1942 - 95 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Por motivo de um atraso na transporte internacional da cópia, a que a Cinemateca é alheia, não será possível manter a exibição do filme WHILE PARIS SLEEPS prevista para hoje, às 19h00. Em seu lugar, será exibido o filme FRIENDLY ENEMIES (também incluído no Ciclo Allan Dwan, o qual voltará a passar, como previsto, no dia 25 de janeiro, às 19h00). Como anunciado, contamos que seja possível exibir WHILE PARIS SLEEPS na sessão de sábado, 22, às 19h30.
Comédia dramática com a Primeira Grande Guerra por pano de fundo, e a história de dois alemães naturalizados americanos que vivem em Nova Iorque e tomam posições opostas face ao conflito, sendo um deles enredado na teia de um espião alemão. O paralelismo com a situação vivida em 1942 (ano da produção do filme) é gritante, com a América acabada de entrar na II Guerra Mundial, e com a Alemanha como um dos inimigos. Como quem não quer a coisa, com os modos de uma comédia leve, Dwan constrói uma reflexão sobre a lealdade, o patriotismo, e a América enquanto construção idealista.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
17/01/2022, 19h30 | Sala Luís de Pina
Sven Nykvist - O Culto da Luz Viva
Le Locataire
O Inquilino
de Roman Polanski
com Roman Polanski, Isabelle Adjani, Melvyn Douglas, Shelley Winters
França, 1976 - 123 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Adaptado de Le Locataire Chimérique, de Roland Topor (1964), rodado entre CHINATOWN e TESS, este filme de Polanski (também conhecido pelo título internacional, THE TENANT) segue a história de um tipo reservado que visita um apartamento para alugar, vago depois do suicídio do arrendatário anterior. O tipo é Trelkovsky, personagem interpretada pelo próprio Polanski (não creditado no genérico), cujo percurso no filme é o de uma paranoia crescente que passa pela suposição de que todos os vizinhos possam cometer suicídio.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
17/01/2022, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Sven Nykvist - O Culto da Luz Viva
Black Moon
de Louis Malle
com Cathryn Harrison, Joe Dalessandro, Thèrése Giehse
França, Alemanha, 1975 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um dos mais experimentais e distópicos filmes de Louis Malle, BLACK MOON centra-se numa jovem (Cathryn Harrison) que, ao tentar escapar de um mundo distópico e pós-apocalíptico, devastado por uma misteriosa guerra dos sexos, encontra refúgio numa casa isolada no campo, onde começa uma surrealista e freudiana odisseia evocativa do universo de Lewis Carroll. Nesta casa, interage com uma bizarra família que comunica telepaticamente, animais que falam, flores que choram quando são pisadas e com um unicórnio que testa a sua consciência. Através do enigma, do sonho e da alegoria, Malle desconstrói conceitos como a violência, a inocência, o pecado e a sexualidade adolescente. Primeira apresentação na Cinemateca. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui