09/12/2021, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Allan Dwan (Parte I)
Up in Mabel’s Room
Um Noivo Tímido
de Allan Dwan
com Dennis O’Keefe, Gail Patrick Mischa Auer
Estados Unidos, 1944 - 76 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Embora feito sem muitos meios, e com uma intriga relativamente batida (tão batida que é quase igual à de GETTING GERTIE’S GARTER, espécie de filme gémeo deste), UP IN MABEL'S ROOM é uma comédia divertidíssima, que serve para atestar uma afirmação de Dwan, a de que, se tivesse que escolher um género preferido, escolheria a comédia. De resto, e segundo o próprio, ambos estes “filmes gémeos” funcionaram muito bem, “até na Europa”.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
09/12/2021, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Allan Dwan (Parte I)
A Modern Musketeer
de Allan Dwan
com Douglas Fairbanks, Marjorie Daw, Kathleen Kirkham
Estados Unidos, 1917 - 69 min
mudo, com intertítulos em inglês e legendagem eletrónica em português | M/12
UP IN MABEL'S ROOM substituiu o inicialmente anunciado EAST SIDE WEST SIDE.
Fairbanks, aventureiro do Kansas com uma fixação por D’Artagnan, passeia os seus códigos de honra e conduta, vindos de outros tempos, pela Califórnia, para onde foi à procura do amor e da fortuna. Mais um veículo para Douglas Fairbanks, aqui num papel à medida do seu estatuto de galã, e um excelente emprego de paisagens naturais espetaculares, como as do Grand Canyon. Primeira apresentação na Cinemateca. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
09/12/2021, 19h30 | Sala Luís de Pina
Simone Signoret e Yves Montand: Caminhos Paralelos
Tout Va Bien
Tudo Vai Bem
de Jean-Luc Godard, Jean-Pierre Gorin
com Yves Montand, Jane Fonda, Vittorio Caprioli
França, 1972 - 95 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Yves Montand
Jane Fonda e Yves Montand são as duas estrelas que vão permitir a Jean-Luc Godard elaborar uma outra forma do seu discurso político, num efémero regresso ao cinema comercial após alguns anos de filmes militantes (Godard só regressaria de vez aos circuitos comerciais em meados dos anos oitenta). O discurso, porém, é o mesmo. TOUT VA BIEN é quase a exposição didática de uma greve numa grande empresa, com o sequestro do patrão, e os seus reflexos na jornalista e no cineasta que a testemunham. Pelo uso de vedetas e pela relativanormalidadeda sua produção, ficou como a mais conhecida, mas também a mais atípica, das colaborações Godard/Gorin no seio do Grupo Dziga Vertov, que de resto só se manteria para mais um filme, LETTER TO JANE (a mesma Jane Fonda que encontramos em TOUT VA BIEN). O filme foi visto pela última vez na Cinemateca em maio de 2018. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
09/12/2021, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Allan Dwan (Parte I)
Sands of Iwo Jima
O Inferno de Iwo Jima
de Allan Dwan
com John Wayne, John Agar, Adele Mara
Estados Unidos, 1949 - 109 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um dos melhores filmes de guerra da história do cinema. Allan Dwan deu ao seu filme um tom documental que deixa uma sensação de real em quem o vê. Todas as cenas foram reconstituídas mas muitas delas parecem ser tiradas de documentários. Os atores passaram por severos treinos à semelhança dos verdadeiros “marines” que formam a enorme massa de figurantes. John Wayne, no tradicional papel do sargento duro, mas que vela pelos seus soldados, recebeu aqui a primeira nomeação para o Oscar. Com um milhão de dólares de orçamento (recuperado e multiplicado na bilheteira), foi das produções mais opulentas da Republic e da carreira de Dwan no pós-guerra. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui