CICLO
Revisitar os Grandes Géneros: Film Noir | Disponíveis para o Noir


2021 é, na Cinemateca, tempo de Film noir. Em junho último, um primeiro momento do programa concentrou-se “No coração do noir”, ou seja, no fulcro do cinema clássico dos anos 1940 e 50 que, em grandes produções e na série B dos estúdios de Hollywood, variou sobre sombras expressionistas projetando as angústias da Segunda Guerra Mundial e do pós-guerra. O que em novembro se propõe é uma viagem cronologicamente balizada entre 1947 e 1967 por um núcleo de títulos atraídos pelo noir nas cinematografias francesa, britânica e japonesa, que estiveram particularmente atentas ao subtexto e ao estilo de Hollywood, e uma incursão no noir das filmografias norueguesa e sul-coreana: DØDEN ER ET KJÆRTEGN / “A MORTE É UMA CARÍCIA” de Edith Carlmar e JIOKHWA / “UMA FLOR NO INFERNO” de Shin Sang-ok são dois dos filmes programados a apresentar pela primeira vez na Cinemateca. O programa alinha na perspetiva da redescoberta apontando a territórios férteis e a merecer exploração localizada, como o policial japonês.
 
02/11/2021, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Revisitar os Grandes Géneros: Film Noir | Disponíveis para o Noir

They Made Me a Fugitive
Sou um Fugitivo
de Alberto Cavalcanti
Reino Unido, 1947 - 100 min
02/11/2021, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Revisitar os Grandes Géneros: Film Noir | Disponíveis para o Noir

Brighton Rock
de John Boulting
Reino Unido, 1947 - 92 mim
02/11/2021, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Revisitar os Grandes Géneros: Film Noir | Disponíveis para o Noir

Nora Inu
“O Cão Danado”
de Akira Kurosawa
Japão, 1949 - 122 min
 
03/11/2021, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Revisitar os Grandes Géneros: Film Noir | Disponíveis para o Noir

Døden Er et Kjærtegn
“A Morte É uma Carícia”
de Edith Carlmar
Noruega, 1949 - 92 min
 
04/11/2021, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Revisitar os Grandes Géneros: Film Noir | Disponíveis para o Noir

Brighton Rock
de John Boulting
Reino Unido, 1947 - 92 min
02/11/2021, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: Film Noir | Disponíveis para o Noir
They Made Me a Fugitive
Sou um Fugitivo
de Alberto Cavalcanti
com Trevor Howard, Griffith Jones, Sally Gray, Rene Ray
Reino Unido, 1947 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Da fase final do período britânico da obra-viajante de Alberto Cavalcanti, THEY MADE ME A FUGITIVE (também conhecido como I Became a Criminal) é um expoente das investidas noir britânicas. Imerso nas sombras urbanas londrinas do pós-guerra, nas ruas, pubs, teatros, estúdios do Soho, segue a história de um ex-combatente da Força Aérea que enveredou pela marginalidade do mercado negro (montado sob o negócio de uma funerária), foi parar à prisão por um crime que não cometeu e foge para vingar a traição. A narrativa baseada em A Convict Has Escaped de Jackson Budd, a fotografia contrastada de Otto Heller, a interpretação de Trevor Howard, a brutalidade final, convergem na sensibilidade noir desta grande obra do “género”.

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02/11/2021, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: Film Noir | Disponíveis para o Noir
Brighton Rock
de John Boulting
com Richard Attenborough, Hermione Baddeley, Carol Marsh, William Hartnell, Harcourt Williams
Reino Unido, 1947 - 92 mim
legendado eletronicamente em português | M/12
Adaptação do romance de Graham Greene, que coassina o argumento, é um filme de gangsters de fundo noir que se debate com as noções católicas do pecado, da condenação, da piedade, do perdão, gratas ao escritor, atingindo uma complexidade que vai além do enredo criminal. Richard Attenborough encarna a psicose do violento bandido adolescente Pinkie Brown (que o ator interpretara em 1942 no Garrick Theatre, com um êxito que repete no cinema). Distribuído nos EUA como Young Scarface, foi um título popular dos irmãos realizadores--produtores Boulting no pós-guerra e é considerado a sua melhor obra. Substancialmente rodado on location em Brighton, cenário de sequências realistas e estarrecedoras, próximo do registo de The Naked City de Jules Dassin, mas também do imaginário do inferno, como na dantesca corrida de feira em que Pinkie mata a primeira vítima. Primeira apresentação na Cinemateca.

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02/11/2021, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: Film Noir | Disponíveis para o Noir
Nora Inu
“O Cão Danado”
de Akira Kurosawa
com Toshiro Mifune, Takashi Shimura, Keiko Awaji, Eiko Miyoshi
Japão, 1949 - 122 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Da fase inicial da obra de Kurosawa, anterior à sua descoberta internacional com RASHOMON, é um filme extraordinário em que, além da admiração do realizador pelo universo literário de Georges Simenon, se reconhecem as impressões do neorrealismo italiano e do noir americano. O realismo da ação, ambientada nos bairros pobres da Tóquio do pós-guerra numa sociedade em ressaca, cruza o imaginário noir, desde logo na profundidade da culpa sentida pelo jovem polícia interpretado por Toshiro Mifune. O enredo parte do roubo acidental da pistola do agente, que o põe no encalço da sua recuperação torturado pelo destino que as sete balas nele carregadas hão de infligir. A densidade narrativa implica vários níveis, pondo em “confronto invisível” o polícia e o criminoso da mesma geração e passado combatente. Em percurso de iniciação, no qual é decisiva a relação que estabelece com um agente mais velho, o protagonista debate-se com o fantasma de si mesmo, uma imagem dupla plena de sentido na sequência final da perseguição campestre. A exibir em cópia digital.

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03/11/2021, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: Film Noir | Disponíveis para o Noir
Døden Er et Kjærtegn
“A Morte É uma Carícia”
de Edith Carlmar
com Claus Wiese, Bjorg Riiser-Larsen, Ingolf Rogde
Noruega, 1949 - 92 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Com um percurso algo paralelo ao de Ida Lupino, a norueguesa Edith Carlmar (1911-2003) lançou-se na realização fundando a Carlmar Films com o marido em 1949, no seio da qual se dedicaram a uma década de filmes de assinalável êxito e originalidade, favorecendo perspetivas femininas como as da mulher fatal de “A Morte É uma Carícia”. O filme de estreia de Carlmar é tido como o primeiro filme norueguês realizado por uma mulher e o primeiro noir norueguês. É também o poderoso retrato de uma ligação tórrida e tempestuosa que leva inevitavelmente à desgraça, com assinalável economia narrativa e concentração no dueto protagonista: uma mulher abastada e um mais jovem mecânico abandonam as suas relações anteriores, casam contra todas as probabilidades e desesperam-se num conflito galopante, adensado pela incompreensão, o ciúme, a possessividade. A história é contada em flashback pelo homem, torturado pelo enigma da mulher por quem se apaixonou. Primeira apresentação na Cinemateca.

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04/11/2021, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: Film Noir | Disponíveis para o Noir
Brighton Rock
de John Boulting
com Richard Attenborough, Hermione Baddeley, Carol Marsh, William Hartnell, Harcourt Williams
Reino Unido, 1947 - 92 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Adaptação do romance de Graham Greene, que coassina o argumento, é um filme de gangsters de fundo noir que se debate com as noções católicas do pecado, da condenação, da piedade, do perdão, gratas ao escritor, atingindo uma complexidade que vai além do enredo criminal. Richard Attenborough encarna a psicose do violento bandido adolescente Pinkie Brown (que o ator interpretara em 1942 no Garrick Theatre, com um êxito que repete no cinema). Distribuído nos EUA como Young Scarface, foi um título popular dos irmãos realizadores--produtores Boulting no pós-guerra e é considerado a sua melhor obra. Substancialmente rodado on location em Brighton, cenário de sequências realistas e estarrecedoras, próximo do registo de The Naked City de Jules Dassin, mas também do imaginário do inferno, como na dantesca corrida de feira em que Pinkie mata a primeira vítima. Primeira apresentação na Cinemateca.

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