16/10/2021, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior – Sábados em Família
Trafic
Sim, Sr. Hulot
de Jacques Tati
com Jacques Tati, Marcel Favral, Honoré Bostel
França, 1970 - 96 min
legendado eletronicamente em português (quase sem diálogos) | M/6
Na Altra Motors, o Sr. Hulot projeta um carro engenhoso com muitos recursos inteligentes. O transporte dessa maravilha sobre rodas para o salão de automóveis de Amsterdão vai ser uma aventura inesquecível, sobretudo na companhia de Maria, uma “relações públicas” emproada, e do seu cãozinho.

Consulte a FOLHA DA CINEMATECA JÚNIOR aqui
16/10/2021, 17h00 | Sala M. Félix Ribeiro
No Centenário da Estreia de Os Fidalgos da Casa Mourisca
Os Fidalgos da Casa Mourisca
de Georges Pallu
com Pato Moniz, Erico Braga, Mário Santos, Duarte Silva, António Pinheiro
Portugal, 1920 - 206 min
mudo, com intertítulos em português | M/12
a sessão decorre com intervalo

música ao vivo pelos Solistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigidos pelo Maestro Cesário Costa
O mais longo filme mudo português e, provavelmente, o seu maior sucesso comercial, a primeira adaptação de um romance de Júlio Dinis ao cinema contou igualmente com a primeira interpretação diante das câmaras da Invicta Film de Pato Moniz, um conhecido ator do Teatro Nacional, depois de o consagrado Eduardo Brazão ter recusado o mesmo papel. António Pinheiro, professor de teatro na Escola da Arte de Representar e aqui também no seu primeiro papel para a Invicta, orgulhou-se mais tarde de ter sido confundido com um verdadeiro lavrador durante a rodagem do filme.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
16/10/2021, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Audry, Jacqueline Audry

Em colaboração com a 22ª Festa do Cinema Francês e o Institut Français
Les Petits Matins
de Jacqueline Audry
com Agathe Aëms, Arletty, Gilbert Bécaud, Francis Blanche, Jean-Claude Brialy
França, 1961 - 104 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Devido a um imprevisto decorrente das condições técnicas dos materiais atualmente existentes de LA GARÇONNE, não será possível exibir o filme, programado para esta sessão. Em sua substituição será exibido, o filme LES PETITS MATINS.
Filmado na estrada nacional 7 em setembro de 1961, é o road movie de Jacqueline Audry também conhecido por “Mademoiselle Stop”. À boleia estrada fora, a jovem Agathe atravessa a França rumo ao sol e ao mar da Côte d’Azur no périplo de pequenas aventuras e encontros que molda um novo retrato na galeria de mulheres independentes da realizadora. Distinta das personagens históricas com pergaminhos sociais, é uma protagonista ao comando da sua viagem contemporânea. Audry assinará apenas dois outros filmes para cinema, LES FRUITS AMERS e LE LIS DE MER. LES PETITS MATINS “amplia o nosso olhar sobre a Nouvelle Vague com um filme realizado em cenários naturais, com um ator da Nouvelle Vague (Brialy) mas centrado numa mulher que se diverte, se faz à estrada e, em contraste com muitas heroínas da Nouvelle Vague, não é castigada por isso” (Ginette Vincendeau).

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui