18/10/2021, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Audry, Jacqueline Audry

Em colaboração com a 22ª Festa do Cinema Francês e o Institut Français
L’École des Cocottes
de Jacqueline Audry
com Dany Robin, Fernand Gravey, Bernard Blier, Odette Laure, Darry Cowl, Jean-Claude Brialy
França, 1957 - 102 min
legendado eletronicamente em português | M/12
A partir da peça de vaudeville de Paul Armont e Marcel Gerbidon (argumento de Pierre Laroche), nova incursão de Jacqueline Audry na Belle Époque e em retratos de mulheres emancipadas (como nas adaptações de Colette, GIGI, MINNE e MITSOU). Ginette vive modestamente com o jovem pianista interpretado por Jean-Claude Brialy, sendo seduzida para uma vida cortesã por um aristocrata tornado professor “de boas maneiras”. Tudo se passa numa frívola Paris, em tom de comédia ligeira e desfecho melancólico. É dos primeiros trabalhos de Brialy, no mesmo ano em que filma com Pierre Kast, Louis Malle e Claude Chabrol. A protagonista é interpretada por Dany Robin, que se torna conhecida em papeis de “jovem ingénua” no cinema francês do pós-guerra, variando posteriormente de registo nos muitos filmes em que participou, colaborando, além de Audry (também em C’EST LA FAUTE D’ADAM e, num papel de menor relevo, LE SECRET DU CHEVALIER D’EON), com Marcel Carné, René Clair, Gilles Grangier, Julien Duvivier, Henri Decoin, Sacha Guitry ou Anatole Litvak, até terminar sob a direção de Hitchcock em TOPAZ (1968).

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
18/10/2021, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Filmar a Catástrofe

Em colaboração com Museu da Cidade/Universidade Nova de Lisboa/IFILNOVA
La Soufrière | The War Game
duração total da projeção: 80 min | M/12
sessão apresentada por Maria Filomena Molder, Gianfranco Ferraro e Nélio Conceição
LA SOUFRIÈRE
de Werner Herzog
Alemanha, 1977 – 31 min / legendado eletronicamente em português

THE WAR GAME
de Peter Watkins
com Michael Aspel, Peter Graham
Reino Unido, 1965 – 49 min / legendado eletronicamente em português

Em 1976 Werner Herzog desloca-se com a sua equipa a Guadalupe para filmar o vulcão La Soufrière, que ameaça entrar em erupção. Ao saber que, depois de todos terem sido evacuados, um homem se havia recusado a partir, decidiu ir até lá documentar a sua história. LA SOUFRIÈRE, que tem como subtítulo WARTEN AUF EINE UNAUSWEICHLICHE KATASTROPHE/”À Espera de uma Catástrofe Inevitável”, regista assim um cenário apocalíptico e desértico, que se aproxima da ficção científica. Como em muitos outros dos seus filmes, sobressai um lugar e personagens em situações extremas, quando a natureza parece incontrolável face a uma cidade abandonada e entregue ao seu destino. Primeira exibição na Cinemateca. Em THE WAR GAME, segundo telefilme realizado por Watkins para a BBC, tratava-se de alertar para a ameaça devastadora da guerra nuclear e dos seus efeitos, mas também para a hipocrisia e desonestidade subjacentes aos discursos oficiais sobre o tema. Tratando o assunto como um “documentário ficcionado”, como se um ataque nuclear tivesse mesmo sacudido a Grã-Bretanha, o resultado saiu tão perturbante que a BBC, considerando o filme demasiado “assustador” para ser servido ao conforto doméstico dos telespectadores, renunciou à sua exibição televisiva, lançando o filme para o circuito das salas. Com um sucesso que chegou aos EUA, onde THE WAR GAME ganhou um Óscar para melhor documentário de longa-metragem. LA SOUFRIÈRE, a exibir em cópia digital, é uma primeira apresentação na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
18/10/2021, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Audry, Jacqueline Audry

Em colaboração com a 22ª Festa do Cinema Francês e o Institut Français
Les Petits Matins
de Jacqueline Audry
com Agathe Aëms, Arletty, Gilbert Bécaud, Francis Blanche, Jean-Claude Brialy
França, 1961 - 104 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Devido a um imprevisto decorrente das condições técnicas dos materiais atualmente existentes de LA GARÇONNE, não será possível exibir o filme, programado para esta sessão. Em sua substituição será exibido, o filme LES PETITS MATINS.
Filmado na estrada nacional 7 em setembro de 1961, é o road movie de Jacqueline Audry também conhecido por “Mademoiselle Stop”. À boleia estrada fora, a jovem Agathe atravessa a França rumo ao sol e ao mar da Côte d’Azur no périplo de pequenas aventuras e encontros que molda um novo retrato na galeria de mulheres independentes da realizadora. Distinta das personagens históricas com pergaminhos sociais, é uma protagonista ao comando da sua viagem contemporânea. Audry assinará apenas dois outros filmes para cinema, LES FRUITS AMERS e LE LIS DE MER. LES PETITS MATINS “amplia o nosso olhar sobre a Nouvelle Vague com um filme realizado em cenários naturais, com um ator da Nouvelle Vague (Brialy) mas centrado numa mulher que se diverte, se faz à estrada e, em contraste com muitas heroínas da Nouvelle Vague, não é castigada por isso” (Ginette Vincendeau).

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui