14/10/2021, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Dirk Bogarde – Ator das Sombras
Darling
Darling
de John Schlesinger
com Julie Christie, Laurence Harvey, Dirk Bogarde
Reino Unido, 1965 - 121 min
legendado em português | M/12
Um dos filmes mais célebres de John Schlesinger, recompensado com três Oscars da Academia: argumento (Frederic Raphael), guarda-roupa e melhor atriz (Julie Christie). Plenamente imbuído de um certo espírito libertário associado aos sixties, DARLING conta a história da ascensão da “plebeia” Julie Christie, que, de amante em amante, acabará por casar com um aristocrata italiano.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
14/10/2021, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Uma Viagem pelo Cinema da Eslovénia

Em colaboração com o Slovenian Film Centre e o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Eslovénia
Zgodovina Ljubezni
“Uma História de Amor”
de Sonja Prosenc
com Doroteja Nadrah, Kristoffer Joner, Zita Fusco
Eslovénia, 2018 - 104 min
legendado em português | M/12
Segunda longa-metragem de Sonja Prosenc, ZGODOVINA LJUBEZNI é uma história onde a família aparece como uma entidade plena de mistérios e incertezas. Um grupo de irmãos, liderado pela protagonista (uma rapariga adolescente e surda), faz o luto da morte recente da mãe ao mesmo tempo em que descobre os segredos que ela guardava. Reflexão sobre a identidade, e o sentimento de pertença, ZGODOVINA LJUBEZNI é um filme que aposta tudo na expressão da interioridade das suas personagens.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
14/10/2021, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Audry, Jacqueline Audry

Em colaboração com a 22ª Festa do Cinema Francês e o Institut Français
L’École des Cocottes
de Jacqueline Audry
com Dany Robin, Fernand Gravey, Bernard Blier, Odette Laure, Darry Cowl, Jean-Claude Brialy
França, 1957 - 102 min
legendado eletronicamente em português | M/12
A partir da peça de vaudeville de Paul Armont e Marcel Gerbidon (argumento de Pierre Laroche), nova incursão de Jacqueline Audry na Belle Époque e em retratos de mulheres emancipadas (como nas adaptações de Colette, GIGI, MINNE e MITSOU). Ginette vive modestamente com o jovem pianista interpretado por Jean-Claude Brialy, sendo seduzida para uma vida cortesã por um aristocrata tornado professor “de boas maneiras”. Tudo se passa numa frívola Paris, em tom de comédia ligeira e desfecho melancólico. É dos primeiros trabalhos de Brialy, no mesmo ano em que filma com Pierre Kast, Louis Malle e Claude Chabrol. A protagonista é interpretada por Dany Robin, que se torna conhecida em papeis de “jovem ingénua” no cinema francês do pós-guerra, variando posteriormente de registo nos muitos filmes em que participou, colaborando, além de Audry (também em C’EST LA FAUTE D’ADAM e, num papel de menor relevo, LE SECRET DU CHEVALIER D’EON), com Marcel Carné, René Clair, Gilles Grangier, Julien Duvivier, Henri Decoin, Sacha Guitry ou Anatole Litvak, até terminar sob a direção de Hitchcock em TOPAZ (1968).

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui