CICLO
Sarah Maldoror, a Poesia da Imagem Resistente


Esta é uma retrospetiva praticamente integral da obra de Sarah Maldoror (1929-2020), realizadora conhecida sobretudo pela dimensão mais militante do seu cinema associada às lutas contra o colonialismo, e autora de uma obra multifacetada determinante para a afirmação de uma cultura negra, que, permanecendo em grande parte invisível, assume particular relevância no contexto português pela sua ligação ao nosso passado colonial.
Filha de pai guadalupense e de mãe francesa, Sarah Ducados nasceu no sul de França e cedo adotou o pseudónimo Maldoror em homenagem a Lautréamont, o autor de Os Cantos de Maldoror. Antes de se dedicar ao cinema, cofundou em 1956 Les Griots, a primeira companhia teatral parisiense composta unicamente por atores negros, e foi no círculo da revista Présence Africaine que conheceu Mário Pinto de Andrade, poeta angolano e fundador do MPLA, com quem casaria, e o escritor Aimé Césaire, que seria determinante na sua obra.
Incentivada por Chris Marker, Maldoror estudou cinema em Moscovo no início dos anos sessenta, de onde rumou para Argel, grande palco dos movimentos de libertação em África, e aí começou a trabalhar em cinema, experimentando a assistência de realização em alguns dos títulos fundamentais de um cinema anticolonial, como LA BATTAGLIA DI ALGERI (1965), de Gillo Pontecorvo, FESTIVAL PANAFRICAN D’ALGER (1969), de William Klein (1969). Mais tarde colaboraria com Chris Marker em SANS SOLEIL (1983) e em L’HÉRITAGE DE LA CHOUETTE (1989).
Realizou duas das suas primeiras e mais conhecidas ficções no final dos anos sessenta. Adaptando obras do escritor angolano José Luandino Vieira, MONANGAMBÉE (1969) e SAMBIZANGA (1973, que apresentaremos numa cópia recém-restaurada), retratam os inícios das lutas pela libertação em Angola e denunciam abertamente a violência do sistema colonial português com uma sensibilidade invulgar. Entre elas realizou DES FUSILS POUR BANTA (1970), longa-metragem ficcional patrocinada e confiscada pelo governo revolucionário argelino, que continua desaparecida até hoje. No final da década de setenta Maldoror filmou em Cabo Verde e na Guiné-Bissau três importantes documentários que, ao retratarem um conjunto de festas e manifestações populares em que assume particular relevância o Carnaval, exploram o significado de uma identidade africana, completando assim um ciclo.
Muito próxima do poeta Aimé Césaire, a voz, a escrita e a presença de Césaire atravessam toda a obra cinematográfica de Maldoror, retratando-o em vários filmes que realizou ao longo da sua vida, a par de outros documentários que dedica a poetas (e políticos) próximos de Césaire, como Léopold Sédar Senghor e Léon G. Damas, também eles determinantes para a afirmação da Negritude, movimento político e social que desde cedo promoveu uma cultura negra associada ao anticolonialismo e ao pan-africanismo, em que o surrealismo tem um papel essencial, a que a realizadora dará expressão através do seu cinema. A artista colombiana Ana Mercedes Hoyos remata a extensa galeria de artistas das mais variadas áreas que retratou ao longo de várias décadas, como René Depestre, Wifredo Lam, Alain Séraphine, Miró ou Louis Aragon.
Dos primeiros filmes, aos muitos retratos de artistas, ou às reportagens e ficções que realizou para a televisão, deparamos com uma grande coerência de temas e de formas, uma poética política que desfaz configurações culturais cristalizadas em prol de uma liberdade de inspiração surrealista, em que critica o racismo e interroga a história da escravatura e do colonialismo, o papel das mulheres, ou as possibilidades da arte. Um cinema praticado como meio de investigação poética, que se materializa numa obra de vocação transnacional e num contínuo trabalho de resistência cultural.
A extrema raridade de vários dos filmes de Sarah Maldoror, alguns deles inéditos cujo paradeiro foi recentemente descoberto, e a nossa vontade de realizar uma retrospetiva o mais completa possível, faz com que em alguns dos casos o desejo de mostrar tais filmes secundarize a qualidade das cópias, que são as únicas existentes. Mas a importância de mostrar a sua obra de uma forma integrada justifica-o. No capítulo “Colaborações/Apropriações”, que dedicamos aos filmes em que colaborou ou que partem da sua obra, entre os títulos que queríamos mostrar e não o podemos fazer em virtude da não autorização dos detentores de direitos está o já referido LA BATTAGLIA DI ALGERI. A sua importância justifica esta nota. Com exceção de LE CIMETIÈRE DU PÈRE LACHAISE todos os filmes são exibidos em cópias digitais.
Annouchka de Andrade, filha de Sarah Maldoror, cujo contributo foi inestimável para este programa, que será o mais completo até à data alguma vez realizado, estará em Lisboa para acompanhar os primeiros dias da retrospetiva e para participar no encontro em que se discutirá a sua obra.
 
01/09/2021, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Sarah Maldoror, a Poesia da Imagem Resistente

Sambizanga
de Sarah Maldoror
Angola, França, , 1973 - 98 min
01/09/2021, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Sarah Maldoror, a Poesia da Imagem Resistente

Sarah Maldoror ou La Nostalgie de l’Utopie | Et les Chiens se Taisaient | Monangambée | Le Cimetière du Père Lachaise
duração total da projeção: 63 min | M/12
 
02/09/2021, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Sarah Maldoror, a Poesia da Imagem Resistente

Aimé Césaire, un Homme une Terre | Louis Aragon, un Masque à Paris | L’Enfant Cinéma
duração total da projeção: 96 min | M/12
 
02/09/2021, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Sarah Maldoror, a Poesia da Imagem Resistente

Festival Panafricain D’alger
de William Klein
Argélia, França, Alemanha, 1969 - 90 min
02/09/2021, 21h30 | Esplanada
Ciclo Sarah Maldoror, a Poesia da Imagem Resistente

À Bissau, le Carnaval | Cap-Vert, un Carnaval Dans le Sahel | Fogo, L’Île de Feu
duração total da projeção: 81 min | M/12
01/09/2021, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Sarah Maldoror, a Poesia da Imagem Resistente

A Cinemateca com o Indielisboa
Sambizanga
de Sarah Maldoror
com Domingos de Oliveira, Elisa Andrade, Jean M’Vondo, Adelino Nelumba, Benoît Moutsila
Angola, França, , 1973 - 98 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
com a presença de Annouchka de Andrade
Adaptação de A Vida Verdadeira de Domingos Xavier, obra literária do poeta angolano José Luandino Vieira, SAMBIZANGA é a primeira longa-metragem conhecida de Sarah Maldoror. Se o livro se centra na figura de Domingos Xavier, operário envolvido nos movimentos de resistência anticolonial, preso e torturado até à morte em 1961 pela polícia política portuguesa, o filme é narrado do ponto de vista da sua mulher, Maria, que parte em busca do seu marido, viajando até Luanda. Como escreveu Annouchka de Andrade, filha de Maldoror e de Mário Pinto de Andrade, “SAMBIZANGA tem uma estética sensual, transmitida através de cenas do quotidiano: o casal Maria e Domingos, as longas viagens de Maria a pé por caminhos poeirentos, e a relação de Maria com o filho que carrega nas costas (...)”. Esta é uma das primeiras apresentações da cópia restaurada do filme, que teve a sua primeira exibição no último Festival Il Cinema Ritrovato.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
 
01/09/2021, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Sarah Maldoror, a Poesia da Imagem Resistente

A Cinemateca com o Indielisboa
Sarah Maldoror ou La Nostalgie de l’Utopie | Et les Chiens se Taisaient | Monangambée | Le Cimetière du Père Lachaise
duração total da projeção: 63 min | M/12
com a presença de Annouchka de Andrade
SARAH MALDOROR OU LA NOSTALGIE DE L’UTOPIE
de Anne-Laure Folly
com Sarah Maldoror, Greg Germain, Maurice Pons, Suzanne Lipinska
França, Togo, 1998 – 26 min / legendado em inglês e eletronicamente em português
ET LES CHIENS SE TAISAIENT
de Vincent Blanchet, Bernard Favre, Sarah Maldoror
com Gabriel Glissant e Sarah Maldoror
França, 1978 – 13 min / legendado eletronicamente em português
MONANGAMBÉE
de Sarah Maldoror
com Carlos Pestana, Noureddine Dreis, Mohammed Zinet, Athmane Sabi, Elisa Pestana
Argélia,1969 – 16 min / legendado em inglês e eletronicamente em português
LE CIMETIÈRE DU PÈRE LACHAISE
de Sarah Maldoror
França, 1978 – 8 min  / legendado eletronicamente em português

Um programa pensado como uma introdução às várias vertentes do cinema de Sarah Maldoror, das lutas da libertação, à importância da literatura e ao seu papel na afirmação do movimento da Negritude. No documentário de Anne-Laure Folly, contamos com a presença da realizadora a par de depoimentos de alguns dos seus amigos e colaboradores próximos. ET LES CHIENS SE TAISAIENT adapta uma peça de Aimé Césaire com o mesmo nome, protagonizada por Gabriel Glissant e Sarah Maldoror, que a representam nas reservas do Musée de l’Homme, em Paris, consagradas à África Negra. Encena-se o longo poema doloroso e um grito de revolta de um homem contra a escravização do seu povo, pontuado por máscaras e por paisagens martinicanas. MONANGAMBÉE, primeira adaptação de uma obra de Luandino Vieira (O Fato Completo de Lucas Matesso), recorre ao jazz do Art Ensemble of Chicago e revela-se como um “canto” sobre a liberdade e contra os abusos e os crimes cometidos em Angola pela polícia portuguesa. As fotografias do genérico final são de Augusta Conchiglia. LE CIMETIÈRE DU PÈRE LACHAISE sublinha a profunda relação da obra de Maldoror com a poesia dos surrealistas, destacando-se Paul Éluard e o seu mais famoso poema, Liberté. Como diz Maldoror no filme que abre a sessão, “Sempre amei as coisas belas. (...) Amo filmar os poetas”. Com exceção de MONANGAMBÉE, todos os restantes filmes são primeiras exibições na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
 
02/09/2021, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Sarah Maldoror, a Poesia da Imagem Resistente

A Cinemateca com o Indielisboa
Aimé Césaire, un Homme une Terre | Louis Aragon, un Masque à Paris | L’Enfant Cinéma
duração total da projeção: 96 min | M/12
AIMÉ CÉSAIRE, UN HOMME UNE TERRE
Martinica, 1976 – 57 min / legendado eletronicamente em português
LOUIS ARAGON, UN MASQUE À PARIS
França, 1978 – 20 min / legendado eletronicamente em português
L’ENFANT CINÉMA
França, 1996 – 19 min / legendado eletronicamente em português
de Sarah Maldoror

AIMÉ CÉSAIRE, UN HOMME UNE TERRE, também conhecido como AU BOUT DU PETIT MATIN, revela-nos um mundo evocado por Aimé Césaire, poeta e político que foi um dos fundadores da Negritude, a que Sarah Maldoror deu expressão cinematográfica. Originário da Martinica, Césaire fala-nos do seu povo nesta que será a sua primeira aparição de muitas na obra de Maldoror. Os dois filmes seguintes traçam explicitamente a ponte entre Negritude e uma sensibilidade surrealista. Muito admirado pelos poetas da Negritude, Louis Aragon tem no filme de Maldoror uma aparição fascinante quando entrevistado em sua casa no meio dos seus painéis com múltiplas montagens fotográficas. Um pequeno filme que aborda explicitamente como o surrealismo francês tratou a questão do outro. Versando sobre o cinema, muito particularmente o dos irmãos Lumière, L’ENFANT CINÉMA, é dedicado a Toto Bissainthe, a cantora haitiana que foi com Maldoror uma das cofundadoras da companhia Les Griots. O último dos filmes é uma raridade recém-encontrada. Primeiras exibições na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
 
02/09/2021, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Sarah Maldoror, a Poesia da Imagem Resistente

A Cinemateca com o Indielisboa
Festival Panafricain D’alger
de William Klein
Argélia, França, Alemanha, 1969 - 90 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Colaborações/Apropriações
O realizador e fotógrafo William Klein documentou o 1º Festival Cultural Panafricano, que decorreu em julho de 1969 na Argélia, registando o caloroso ambiente do festival, a energia dos movimentos revolucionários e o seu papel na luta pela liberdade das nações africanas. As imagens do festival, em que Archie Shepp improvisa ao lado de músicos argelinos, são intercaladas com imagens de arquivo e com entrevistas com escritores e ativistas. Um filme importantíssimo no contexto dos movimentos anticoloniais que contou com a participação de Sarah Maldoror como assistente de realização. Uns anos antes Maldoror havia colaborado também como assistente em LA BATTAGLIA DI ALGERI (1965), de Gillo Pontecorvo, dois títulos que são determinantes para os seus primeiros passos na realização. Primeira exibição na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
02/09/2021, 21h30 | Esplanada
Sarah Maldoror, a Poesia da Imagem Resistente

A Cinemateca com o Indielisboa
À Bissau, le Carnaval | Cap-Vert, un Carnaval Dans le Sahel | Fogo, L’Île de Feu
duração total da projeção: 81 min | M/12
À BISSAU, LE CARNAVAL
Guiné-Bissau, 1980 – 17 min / legendado eletronicamente em português
CAP-VERT, UN CARNAVAL DANS LE SAHEL
Cabo Verde, 1979 – 30 min / legendado eletronicamente em português
FOGO, L’ÎLE DE FEU
Cabo Verde, 1979 – 34 min / legendado eletronicamente em português
de Sarah Maldoror

Três curtas-metragens filmadas em Cabo Verde e na Guiné-Bissau na transição para os anos oitenta, em que  Sarah Maldoror explora o significado de uma identidade africana, a sua história e cultura através das festas e manifestações populares, conferindo grande destaque ao Carnaval. Como no primeiro destes filmes afirma Luís Cabral, “foi a capacidade de resistência cultural do nosso povo que nos deu a força necessária para conduzir a resistência política e militar”. O papel essencial da cultura é assim revelado pela força e beleza das máscaras e pela música e dança que as acompanham, como o será em toda a posterior obra de Sarah Maldoror, numa afirmação da originalidade de uma história da cultura negra nas lutas contra o colonialismo e o racismo.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui