11/05/2021, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Deborah Kerr - Ate à Eternidade
Julius Caesar
Júlio César
de Joseph L. Mankiewicz
com Marlon Brando, James Mason, Deborah Kerr, John Gielgud, Louis Calhern
Estados Unidos, 1953 - 120 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Admirável adaptação da tragédia de Shakespeare, com Brando prodigioso na figura de Marco António. O seu discurso diante do cadáver de César é um dos grandes momentos do cinema e da arte de representar, invertendo a relação de forças populares contra os conspiradores Bruto (James Mason) e Cássio (John Gielgud). Deborah Kerr interpreta Pórcia, a mulher de Bruto.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
11/05/2021, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Clássicos do Cinema Coreano

Em colaboração com a Embaixada da República da Coreia, por ocasião do 60º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas com Portugal
Sopyonje
“Sopyonje”
de Im Kwon-taek
com Oh Jung-hae, Kim Myung-gon, Kim Kyu-chul
República da Coreia, 1993 - 113 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Nascido em 1936, Im Kwon-taek realizou mais de cem filmes. SOPYONJE foi um gigantesco êxito de bilheteira, atraindo mais de um milhão de espectadores só na área urbana de Seul. O filme conta a história de um grupo de intérpretes de pansori, género musical clássico coreano, com um cantor ou cantora e um percussionista, música que destila um sentimento de tristeza. O grupo sai pelas estradas e é confrontado ao choque entre o velho e o novo, entre a música que interpretam e o mundo contemporâneo. Comparando o filme aos de Chen Kaige, Manuel Cintra Ferreira observou na sua “folha”, quando o filme foi apresentado na Cinemateca, que este, “admiravelmente encenado, procura responder ao desgaste e perda de valores de um país num tempo em que a globalização parece ameaçar e destruir muitas heranças. Mas toda a construção do filme é uma resposta a esta perda de valores”.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui