28/06/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Consórcio de Lisboa
Juventude em Marcha
de Pedro Costa
com Alberto Barros "Lento", Antonio Semedo "Nhurro", Ventura, Vanda Duarte
Portugal, França, Suíça, 2006 - 155 min
legendado em português

Pedro Costa voltou à comunidade do Bairro das Fontaínhas, depois de OSSOS e NO QUARTO DA VANDA: "Em JUVENTUDE EM MARCHA, o bairro está já destruído e segue um dos seus residentes, Ventura. É um filme sobre um homem que carrega um passado, um homem com fantasmas. O filme também lida com a relação filial (…). É uma história de fidelidade ao nascimento de um bairro, e Ventura contribui muito para esta história de fidelidade".

28/06/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Escolhas de Alberto Seixas Santos

Junho 2013
Till Glädje
Rumo à Felicidade
de Ingmar Bergman
com Maj-Britt Nilsson, Stig Olin, Victor Sjöström
Suécia,, 1949 - 97 min
legendado em português
sessão apresentada por Alberto Seixas Santos

Ingmar Bergman dirigiu pela primeira vez o seu mestre Victor Sjöström num papel à sua medida: o de um maestro que dirige com mão de ferro uma orquestra. Stig Olin é o músico que, durante um concerto, recorda a sua relação com uma mulher morta num acidente. RUMO À FELICIDADE é um filme em flashback e um dos Bergman em que o palco por excelência da ação é um teatro. Um belíssimo filme, pouco referido entre os casos maiores da obra do realizador sueco.

28/06/2013, 19h30 | Sala Luís de Pina
Sessões Junho 2013
Standard Operating Procedure
de Errol Morris
Estados Unidos, 2008 - 116 min
sem legendas

O título refere “procedimentos de rotina”, classificação atribuída pela jurisdição americana às provas fotográficas tiradas por soldados americanos na prisão de Abu Ghraib em finais de 2003 que testemunham atos de tortura e humilhação, e correram mundo na sequência da Guerra do Iraque. Prosseguindo o seu reconhecido e polémico trabalho documental, Errol Morris recolhe depoimentos dos oficiais que foram autores das imagens que correram mundo, bem como das pessoas fotografadas, detendo-se no contexto das fotografias e na complexidade da questão. Primeira exibição na Cinemateca.

28/06/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Sessões Junho 2013
Le Testament du Dr. Cordelier
O Testamento do Médico e do Monstro
de Jean Renoir
com Jean-Louis Barrault, Teddy Billis, Michel Vitold
França, 1959 - 91 min
legendado em português

Realizado para televisão, esta variação do tema de Dr. Jekyll and Mr. Hyde foi duramente criticada à época. Mas, como escreveu Jean Douchet, “realizado no mesmo ano que LE DÉJEUNER SUR L’HERBE, LE TESTAMENT DU DR. CORDELIER é, ao mesmo tempo, o seu contrário e a sua cópia. Ao calor, à cor, ao aspecto carnal e sensual do primeiro, opõe o carácter gelado das suas imagens a preto e branco e do seu estilo abstrato e decantado. Um e outro podem ver e amar-se separadamente, mas só realmente se compreendem na sua perspetiva conjunta”. Para escrever a música, Renoir convidou o veterano Joseph Kosma.

28/06/2013, 22h00 | Sala Luís de Pina
Sessões Junho 2013
Girl 6
A Rapariga do Código 6
de Spike Lee
com Teresa Randle, Isaiah Washington, Spike Lee, Jenifer Lewis
Estados Unidos, 1996 - 108 min
legendado em alemão e francês

A rapariga do Código 6 deste pouco badalado filme de Spike Lee é uma operadora de uma linha telefónica erótica, aspirante a atriz em Nova Iorque, e é à sua volta que tudo se passa. Quentin Tarantino e Ron Silver têm pequenas aparições no papel de realizadores de cinema. Theresa Randle tem uma interpretação digna de nota. A banda sonora é de Prince. Primeira exibição na Cinemateca.