13/01/2021, 15h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Clássicos do Cinema Coreano

Em colaboração com a Embaixada da República da Coreia, por ocasião do 60º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas com Portugal
Piagol
“Piagol”
de Lee Kang-cheon
com Kim Jin-Kyu, Lee Yechun, Noh Kyung-hee, Heo Jang-kang, Yoon Wang-gook
República da Coreia, 1955 - 110 min
legendado eletronicamente em português | M/12
O título do filme designa uma localidade na Coreia. PIAGOL foi o segundo dos 28 filmes realizados por Lee Kang-cheon e pode ser definido como um filme de guerra, mais precisamente a Guerra da Coreia, um conflito terrível que chegara ao fim apenas dois anos antes e cujas feridas ainda estavam abertas. A ação começa logo a seguir ao armistício, em meio a um grupo de combatentes comunistas que cometem uma série de atrocidades. A unidade do grupo é fendida por ciúmes entre os guerrilheiros, à volta de uma das mulheres, e pela vontade de alguns de romperem com o comunismo. Sem ter a forma de um epic, de um filme sobre proezas militares, realizado com meios relativamente modestos porém totalmente dominados, PIAGOL nada tem de um filme de propaganda política caricata, o que não deixa de ser extraordinário quando se considera o contexto em que foi feito.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
13/01/2021, 17h30 | Sala M. Félix Ribeiro
In Memoriam Sean Connery
The Untouchables
Os Intocáveis
de Brian De Palma
com Kevin Costner, SEAN CONNERY, Charles Martin Smith, Robert De Niro
Estados Unidos, 1987 - 119 min
legendado eletronicamente em português | M/16
Após uma prolífica carreira, Sean Connery conquistou finalmente um Oscar nesta adaptação de Brian De Palma da série televisiva do mesmo nome, que encena a luta tenaz do agente do FBI Elliott Ness e do seu grupo de "intocáveis" contra o império do crime de Al Capone. Connery tem uma truculenta composição na figura do polícia irlandês que faz parte do grupo de Ness, e De Niro é irresistível na sua criação como Capone. O filme não é apresentado na Cinemateca desde 2006. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
13/01/2021, 20h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Clássicos do Cinema Coreano

Em colaboração com a Embaixada da República da Coreia, por ocasião do 60º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas com Portugal
Yeolnyeomun
“Voto de Castidade”
de Shin Sang-ok
com Choi Eun-hee, Shin Young-kyun, Kim Dong-won, Han Eun-jin
República da Coreia, 1962 - 101 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Décima-nona longa-metragem de Shin Sang-ok, YEOLNYEOMUN foi considerado um filme desaparecido durante alguns anos, antes de uma cópia ser encontrada e o filme ser restaurado. Trata-se de um drama situado no campo, num período indefinido, que parece ser o início do século XX. Durante os primeiros quarenta minutos, o filme, a preto e branco e em formato panorâmico, descreve o trabalho nos campos e as relações entre camponeses, antes do drama central se manifestar: uma jovem viúva da classe dominante, tem uma relação com um camponês e engravida. Mas um tabu impõe a castidade às viúvas e o pai da criança é expulso de casa com o bebé. Anos depois, já adulto, o filho da mulher vem à procura dela, mas o tabu da castidade das viúvas se impõe. Apesar do tema, o filme nada tem de melodramático e conta com excelentes interpretações dos atores principais.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui