22/01/2021, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Os Mares da Europa

Com o apoio da Estrutura de Missão para a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia 2021
SESSÃO CANCELADA

Ulisse
Ulisses
de Mario Camerini
com Kirk Douglas, Silvana Mangano, Anthony Quinn, Rossana Podestà, Sylvie, Daniel Ivernel
Itália, 1953 - 91 min
legendado em português | M/12
ULISSE parte da famosa Odisseia de Homero e retrata as aventuras de Ulisses, na viagem de regresso a casa após dez anos de guerra. O filme é uma superprodução italiana que conta com vários grandes atores nos principais papéis e com a participação, não creditada, de Mario Bava na realização. Kirk Douglas “é” Ulisses, Silvana Mangano, Penélope. 
 
22/01/2021, 17h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Os Mares da Europa

Com o apoio da Estrutura de Missão para a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia 2021
SESSÃO CANCELADA

Film Socialisme
Filme Socialismo
de Jean-Luc Godard
com Catherine Tenvier, Christian Sinniger, Jean-Marc Stehlé, Robert Maloubier
França, Suíça, 2010 - 101 min
legendado em português | M/12
Apresentando-se como um ensaio em três movimentos (um cruzeiro pelo Mediterrâneo e os seus viajantes; um conflito familiar algures na província francesa; uma reflexão sobre a Europa e o mundo contemporâneo), FILM SOCIALISME é um dos grandes filmes recentes. Godardiano até à medula, compõe-se de sobreposições de imagens e sons, citações, aforismos, entre os quais o de que “quando a lei é injusta, a justiça passa antes da lei”. O último plano, a negro, inscreve uma conhecida expressão, “No comment”.  
 
22/01/2021, 20h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Clássicos do Cinema Coreano

Em colaboração com a Embaixada da República da Coreia, por ocasião do 60º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas com Portugal
SESSÃO CANCELADA

Choihui Jeungin
“A Última Testemunha”
de Lee Doo-yong
com Hah Myung-joong, Choi Bool-am, Jeong Yun-hui
República da Coreia, 1980 - 158 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
Nascido em 1942, Lee Doo-yong realizou mais de sessenta filmes, em variados géneros. Foi o introdutor do cinema “de ação” na Coreia e fez inclusive um filme em que Bruce Lee sai da tumba para lutar. CHOIHUI JEUNGIN é um thriller com uma trama simples, mas cujos desdobramentos se tornam cada vez mais complexos. Antes de ser morto, um capitão que luta contra as guerrilhas comunistas manda um mapa do tesouro à sua filha. Alguns comunistas saem em busca do mapa, ao passo que a filha do militar e o seu marido vão em busca do tesouro. A história tem complicadas ramificações e um epílogo, situado vinte anos depois do início.