28/01/2021, 15h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Os Mares da Europa

Com o apoio da Estrutura de Missão para a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia 2021
SESSÃO CANCELADA

To Koritsi Me Ta Mavra
A Mulher de Negro
de Michael Cacoyannis
com Ellie Lambeti, Dimitris Horn, Eleni Zafeiriou, Stephanos Stratigos
Grécia, 1956 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Rodado na ilha grega de Hydra, A MULHER DE NEGRO lida muito singularmente com a geografia do lugar e com os contrastes entre o mar, a brancura das casas e as vestes negras das mulheres, compondo uma atmosfera trágica também presente nos restantes filmes de Cacoyannis, em que o Mediterrâneo e a cultura clássica desempenham papéis primordiais. Aqui, um escritor ateniense vê-se de férias na ilha, albergando-se numa casa em que reina uma pesada atmosfera. Um drama que reflete sobre o peso dos interditos e a opressão das mulheres em regiões marcadas pela insularidade. Primeira apresentação na Cinemateca. A exibir em cópia digital.
 
28/01/2021, 17h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Os Mares da Europa

Com o apoio da Estrutura de Missão para a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia 2021
SESSÃO CANCELADA

Das Schiff der Verlorenen Menschen
“O Navio dos Homens Perdidos”
de Maurice Tourneur
com Marlene Dietrich, Fritz Kortner, Robin Irvine, Wladimir Sokoloff
Alemanha, França, 1929 - 122 min
mudo, intertítulos em alemão, legendados eletronicamente em português | M/12
O último filme mudo de Marlene Dietrich (aquele que precede DER BLAUE ENGEL), e o segundo que Maurice Tourneur realiza na Alemanha, depois do seu regresso dos Estados Unidos. Marlene vê-se no papel de uma jovem americana cujo avião se despenha no mar, sendo levada para bordo de um navio de má reputação. Escondida e protegida por um médico, ele próprio sequestrado, e pelo cozinheiro da embarcação, depressa será descoberta e ameaçada pelo capitão e pela restante tripulação. Muito pouco visto, a misteriosa atmosfera criada por Tourneur e a performance dos protagonistas, fazem de DAS SCHIFF DER VERLORENEN MENSCHEN um filme a não perder. Primeira exibição na Cinemateca.
 
28/01/2021, 20h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Os Mares da Europa

Com o apoio da Estrutura de Missão para a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia 2021
SESSÃO CANCELADA

Branding | Zuiderzee | Drifters
duração total da projeção: 123 min | M/12
Acompanhado ao piano por Filipe Raposo
BRANDING
“Na Rebentação”
de Joris Ivens, Mannus Frank
com Jef Last, Co Sieger, Hein Block
Países Baixos, 1929 – 33 min / mudo, intertítulos em holandês legendados eletronicamente em português

ZUIDERZEE
de Joris Ivens
Países Baixos, 1930 - 40 min / mudo, intertítulos em holandês legendados eletronicamente em português

DRIFTERS
de John Grierson
Reino Unido, 1929 – 50 min / mudo, com intertítulos em inglês e legendagem eletrónica em português | M/12

Formando, com DE BRUG e REGEN, o núcleo dos grandes filmes iniciais de Ivens, BRANDING é o menos visto dos três, não sendo mostrado na Cinemateca desde 1983. Entre o documentário e a ficção, BRANDING tem como protagonista um marinheiro desempregado de Katwijk, terra que despertou o interesse de Ivens pelo movimento das grandes ondas batendo nos rochedos. Determinado a filmá-las, enfrentou-as com a sua câmara e o resultado é assombroso.  ZUIDERZEE simboliza o combate do povo holandês para ganhar novas terras. Trata-se de mostrar a fase terminal da construção de um grande dique que isola definitivamente o Zuiderzee do Mar do Norte. A pesca do arenque no Mar do Norte, filmado nas Shetlands, Lowestoft e Yarmouth, é o tema de DRIFTERS na visão modernista de John Grierson, Contemplando a relação entre o homem e a natureza mas também o processo de industrialização que atravessava a Reino Unido e trabalhando essa tensão. É um título seminal do documentarismo britânico, um trabalho inicial de Grierson, sensível ao cinema de Flaherty e à montagem soviética (foi exibido pela primeira vez publicamente na estreia britânica de POTEMKINE de Eisenstein). Na Cinemateca ZUIDERZEE não passa desde 2010.