16/09/2020, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar Os Grandes Géneros: A Comédia (Parte Ii) - A Comédia, Improvavelmente
Serial Mom
Mãe Galinha
de John Waters
com Kathleen Turner, Sam Waterston, Ricki Lake, Matthew Lillard
Estado Unidos, 1994 - 94 min
legendado eletronicamente em português | M/12
O “campeão do mau gosto” regressava em 1994 para assinar o terceiro filme da sua fase mais mainstream, também precipitada pelo desaparecimento da diva do underground, o drag Divine. A estrela Kathleen Turner ter-se-á deixado seduzir pela estranheza do projecto, aceitando interpretar uma mãe galinha programada para matar, pouquíssimo tolerante com todos aqueles que se interpõem entre a sua família e um “sonho americano” que parece ter saído de um anúncio de eletrodomésticos dos anos 50. A história desta serial killer de Baltimore foi o produto de um fascínio antigo de Waters por julgamentos muito mediatizados – seguiu religiosamente os de Charles Manson e Patty Hearst –, resultando, nas palavras do crítico J. Hoberman, numa provocadora “reflexão sobre o crime e a celebridade”. O filme não é visto na Cinemateca desde 1996.

Consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui.
16/09/2020, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar Os Grandes Géneros: A Comédia (Parte Ii) - A Comédia, Improvavelmente
The King Of Comedy
O Rei da Comédia
de Martin Scorsese
com Robert De Niro, Jerry Lewis, Dianne Abbott, Sandra Bernhard
Estado Unidos, 1982 - 109 min
legendado eletronicamente em português | M/6
Um filme singular marcado pelo cruzamento de dois universos criativos: o de Martin Scorsese e o de Jerry Lewis, onde os gags clássicos do último surgem sublinhados a negro com a perspetiva inquieta de Scorsese. Lewis é um famoso comediante que é raptado por um admirador (De Niro) que apenas deseja a sua oportunidade para chegar ao “show biz”. A apresentar em cópia digital.

Consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui.
16/09/2020, 21h30 | Esplanada
Sessão de Antecipação Doclisboa’20
Kolga | Marili Svanets
duração total da sessão: 79 minutos
M/12
KOLGA
“O Chapéu de Chuva”
de Mikhail Kobakhidze
com Guia Avalichvili, Djana Petraitite, Ramaz Guiorgobiani
URSS, 1966 - 19 min / sem diálogos
 
MARILI SVANETS
“O Sal de Svanécia"
de Mikhail Kalatozov
URSS, 1930 - 60 min / mudo, intertítulos russos legendados em português
 
Mikhail Kalatozov nasceu alguns anos depois da grande geração do cinema mudo soviético e realizou o seu filme mais célebre em 1957: QUANDO PASSAM AS CEGONHAS, que obteve a Palma de Ouro em Cannes e foi um êxito internacional. O delirante SOY CUBA, de 1964, adquiriu um tardio estatuto de filme de culto. MARILI SVANETS, o primeiro filme importante de Kalatozov, é um belo documentário de propaganda sobre o trabalho na União Soviética depois da Revolução, insistindo na modernização trazida pela revolução. O filme é mudo e ainda ecoa o otimismo que marcou as artes na URSS nos anos vinte. A abrir a sessão, o mais raro KOLGA, curta dos anos 1960 que combina o espírito do burlesco com a influência da nouvelle vague. Um funcionário dos caminhos de ferro e a sua amada vivem harmoniosamente junto à linha do comboio. Um chapéu de chuva voador vem desestabilizar a vida do casal. Ambos os filmes são apresentados em cópias digitais restauradas, tendo KOLGA a sua primeira exibição na Cinemateca.

Consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui.