26/09/2020, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior – Sábados em Família
Tonari No Totoro
O Meu Vizinho Totoro
de Hayao Miyazaki
Japão, 1988 - 86 min
legendado eletronicamente em português | M/6
Este conto infantil, magistralmente animado por Hayao Miyazaki, centra-se na história de duas irmãs que descobrem que a sua nova casa está localizada junto a uma floresta habitada por um conjunto de criaturas fantásticas. Elas tornam-se amigas de uma delas, Totoro, o maior e mais velho. Como a mãe está em convalescença no hospital e o pai é professor, as crianças passam o tempo com o seu novo amigo. Totoro irá revelar-lhes um mundo mágico e de sonhos, mas também as irá ajudar a entender as duras realidades da vida.

Consulte a FOLHA DA CINEMATECA JÚNIOR aqui.
26/09/2020, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar Os Grandes Géneros: A Comédia (Parte Ii) - A Comédia, Improvavelmente
La Comédie du Travail
de Luc Moullet
com Roland Blanche, Sabine Haudepin, Henri Deus, Antonietta Pizzorno
França, 1987 - 88 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Fazendo jus ao seu título, LA COMÉDIE DU TRAVAIL é uma comédia sobre o absurdo da situação do trabalho na Europa de fins do século XX, girando à volta das intrincadas relações entre o desemprego e o sistema de subsídios para o desemprego. Uma funcionária da Agência Nacional para o Emprego apaixona-se por um desempregado profissional, um homem que consegue desenrascar-se para viver eternamente do magro subsídio de desemprego. A mulher quer que o homem consiga um trabalho, custe o que custar.

Consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui.
26/09/2020, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar Os Grandes Géneros: A Comédia (Parte Ii) - A Comédia, Improvavelmente
Mahapurush
O Santo
de Satyajit Ray
com Charuprakash Ghosh, Robi Ghosh, Prasad Mukerjee, Gitali Roy
Índia, 1965 - 65 min
legendado em português | M/12
Ligado à tradição bengali das histórias contadas por pessoas que se reúnem em cafés, O SANTO centra-se na história de um impostor que se faz passar por um sadhu (santo, sábio), para enganar um pai e a sua filha. Esta rara incursão de Ray no universo da comédia foi apresentada inicialmente como segunda parte de um díptico (do qual a primeira história, de carácter mais dramático, intitulava-se “O Cobarde”). A apresentar em cópia digital.

Consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui.
26/09/2020, 21h30 | Esplanada
Revisitar Os Grandes Géneros: A Comédia (Parte Ii) - A Comédia, Improvavelmente
M.A.S.H.
M.A.S.H.
de Robert Altman
com Donald Sutherland, Elliott Gould, Tom Skerritt, Sally Kellerman, Robert Duvall
Estado Unidos, 1970 - 115 min
legendado em português | M/16
Um dos mais controversos e provocantes filmes americanos dos anos setenta, época em que Hollywood conseguiu renovar-se, com a chegada de diversos nomes à realização. Um dos títulos mais populares de Robert Altman depois transformado em série televisiva que durou mais de uma década. Irreverente, escrito por Ring Lardner Jr, M.A.S.H. (significa Mobile Army Surgical Hospital) localiza-se durante a guerra da Coreia e é uma chocante e irresistível incursão pela ação de uma equipa médica.

Consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui.